Skip to content
mata-kt-rolster-lck-2018

LCK: KT Rolster vence SKT T1 em mais uma "Telecom War" e avança na escalada

É pessoal, a SKT esqueceu que não podia abaixar a cabeça e a coroa caiu. A KT Rolster saiu vitoriosa na primeira Telecom War de 2018 contra a SKT, vencendo por um placar de 3 a 1 na melhor de 5 jogos e segue nos Playoffs da LCK.

Finalmente tivemos o primeiro importante “Telecom War” de 2018, pois esses dois times já se enfrentaram em duas outras oportunidades na fase de grupo. Caso esteja se perguntando, essa partida é chamada assim pois os principais patrocinadores desses dois grandes times, a KT e a SKT, são as duas maiores empresas de telecomunicação da Coréia do Sul.

Partida 1


De um lado, uma SKT com Azir e Tristana focada para o late game e tentando aproveitar da força que o Swain vem tendo nos últimos patchs. Do outro, uma KT com muita mobilidade e grande potencial de lutar no level 6, com Gnar, Olaf e Taliyah.
O início do jogo foi calmo, com as duas equipes se analisando. A KT começou a ser muito agressiva a partir do nível 6, onde quase conseguiram a primeira eliminação no bot. Depois foi a vez do Faker quase ser eliminado  no mid, mas contou com um excelente teleporte do Braum do Wolf para sair vivo.
A primeira kill da partida saiu aos 16 minutos de jogo, com a Taliyah do Ucal fechando as portas da top lane do Thal com sua ultimate e um flash ult do Smeb com seu Gnar, garantindo o First Blood.
Tentando responder ao FB, a SKT fez o dragão da água, mas Blank pagou a conta, dando mais uma kill para o Gnar do Smeb e a primeira torre do jogo para a KT no bot.
Mas a SKT sabe punir os menores erros do seu adversário. Numa luta mal coordenada da KT no mid e um excelente teleporte do Thal na backline, a SKT conseguiu três abates, levando o barão pra casa, 4 torres e uma pressão gigantesca no mapa. (Obs: se você quiser ver o momento cômico da partida, e talvez desesperador para o Smeb, veja como o top laner da KT foi eliminado colocando nos 29 minutos no vídeo acima).
Com essa pressão, a SKT conseguiu fazer um segundo Baron sem problemas e tendo uma Tristana e um Azir de 3 itens, só empurraram as lanes da KT para fechar o primeiro jogo.

Partida 2

https://www.youtube.com/watch?v=2dzxgNgopXU&w=560&h=315
Agora com Azir nas mãos do Ucal e uma substituição do Rush pelo Score do lado da KT, a partida ficou um pouco mais movimentada logo nos primeiros minutos. Score, tentando se aproveitar da força do seu Olaf no early, invadiu a jungle de Blank duas vezes, conseguindo First Blood em cima do seu Jarvan logo aos 4 minutos de partida.
A pressão e os constantes invades de Score deixou o Jarvan de Blank muito fraco, e a situação só piorou quando em um mal posicionamento, Ucal acaba pegando uma kill em cima do jungle da SKT e depois temos uma festa de flashs, ignite, heal e escudos, fazendo com que Faker eliminasse Ucal e saisse vivo (depois você tem que pagar uma coca pro Wolf hein Faker). Enquanto isso, no mundinho da top lane, Thal de Gangplank conseguiu solar a Camille do Smeb. Se o First Blood do primeiro jogo saiu só aos 16 minutos, na segunda partida tivemos 4 eliminações antes dos 10 minutos.
A situação começou a ficar ruim para a SKT quando Ucal pega um double kill  em cima do Faker e Blank (com a ajuda de Score) e de quebra levou a primeira torre no mid.
A grande vantagem nas mãos de Ucal e Blank foi revertido em pressão em todo o mapa. Com dois dragões da montanha já garantidos e um pick off em Blank, a KT não teve muita dificuldades em pegar o primeiro Baron do jogo.
A partir desse momento, a SKT, mesmo conseguindo boas lutas e eliminações importantes, tiveram um péssimo early game, muito por causa da total e completa anulação de Blank na partida pelos jogadores da KT, mas principalmente, pelos ótimos invades de Score.
Com três dragões da montanha, um infernal e mais um Baron, a KT conseguiu uma excelente luta na bot lane, já tendo destruído os inibidores do top e mid, garantindo um Triple Kill para a Kalista do Deft e a vitória na segunda partida.

Partida 3

https://www.youtube.com/watch?v=rcceYBqKj9o&w=560&h=315
Se você não conhece o novato top laner da SKT, Thal, tenha uma coisa em mente: o garoto é agressivo. Essa agressividade na lane phase e na gameplay foi uma das poucas coisas que deram certo para o time que teve uma performance ruim nesse primeiro split da LCK.
Com isso em mente, talvez você entenda porque ele pegou Renekton e a runa Conquistador (após 4 segundos em combate, concede dano de ataque e converte 20% do seu ad em Dano Verdadeiro). Em defesa ao Thal, essa runa é excelente para ele numa match up contra Ornn, que vai stackar bastante armor desde o early game. Infelizmente, não conseguiu superar, mais uma vez, o impacto que a dupla Score e Ucal tiveram no jogo.
Em dois ganks bem coordenados da KT e talvez um pouco de falta de atenção da SKT, enquanto Bang e Wolf conseguem sair de um bom gank do Score; na top lane; Ucal mais uma vez de Taliyah ajuda Smeb a pegar First Blood com seu Ornn.
E você achou que não ia dar pra melhorar nas jogadas engraçadas né? Dá uma olhada no minuto 14 do vídeo acima e se liga em como Deft garante seu primeiro abate na partida (coitado do Blank).
A SKT dessa vez não conseguia encontrar boas lutas para pelo menos tentar minimizar a falta de pressão e força no jogo, como foi na última partida. Mesmo conseguindo vantagem nos dragões e uma luta que parecia ser muito boa para a SKT ao conseguirem uma eliminação em cima do Score aos 23 minutos de partida, a KT conseguiu virar a fight e fizeram o primeiro Baron da partida.
A terceira partida parecia muito um repeteco da segunda: Score jogando muito bem o early, anulando o Blank, dando vantagem para algum jogador da KT e eventualmente, com a pressão adquirida durante o jogo, os demais jogadores da KT puderam crescer sem problemas.
Num ótimo pick off de Score, com flash ult no Swain do Faker, e um erro na tentativa de roubar o Baron por parte de Blank, a KT deu o último push para ganhar a partida e ficar a uma vitória de ganhar a série.

Partida 4

https://www.youtube.com/watch?v=oWuk_v7HKH8&w=560&h=315
Com picks que não vimos nas outras partidas, como Kha zix (Blank), Poppy (Thal), Gragas (Score) e Shen (Mata), a SKT jogava a sua partida de vida ou morte. A composição da SKT procurava ganhar pequenas lutas até que o Azir do Faker estivesse grande o suficiente para causar um grande impacto na partida. Do lado da KT, temos dois picks muito fortes para o mid game (Swain e Camille), além da grande proteção do Score que vem jogando muito bem e a ultimate do Shen, com foco principal em salvar aliados de eliminações mas também poderia ser uma grande arma para iniciação de fights.
Com ajuda de Score, Ucal consegue pegar o First Blood em cima do Faker, mas acaba sendo eliminado por Blank logo depois. Enquanto isso na bot lane, Bang e Wolf conseguem o abate no Deft.
Mas a primeira grande luta foi aos 11 minutos de partida, quando ambos os junglers foram no mid na tentativa de ganhar alguma vantagem no jogo, que até o momento, estava muito igual. Faker e Blank conseguem dar um burst muito grande no Ucal, mas a ult do Swain combinada com a ult do Shen garantiu que ele ficasse vivo por mais tempo. Note que o Shen não continuou sua ultimate até o final. O vídeo não mostra essa parte, mas olhem para o minimapa, lá para a bot lane. Podemos imaginar que o Rakan do Wolf cancelou a Ultimate do Shen utilizando seu W (Entrada Triunfal), impedindo uma luta que poderia ser muito boa para a KT. Mesmo assim, a luta ainda foi melhor para a KT, com duas eliminações contra uma da SKT.
Um grande outplay de Smeb no top no gank/dive do Blank garantiu um abate para o primeiro, mesmo que tenha sido eliminado logo após. Mas enquanto isso, Score foi até a bot lane e garantiu a primeira torre do jogo com Deft e Mata.
Já com uma pressão forte de mapa, Score consegue um ótimo engage aos 23 minutos em cima do Azir do Faker, eliminando dois jogadores da SKT. Logo depois, com uma eliminação em cima do Deft, a SKT decide fazer o Baron mas acabam subestimando a força da KT sem seu adc. A dupla Ucal e Score, mais uma vez, conseguiram fazer a diferença e além de parar o Baron da SKT, conseguiram uma eliminação e ainda mais pressão no mapa. Com mais visão na jungle da SKT  e com a pressão do early da KT sendo transferida mais uma vez para os demais jogadores, eles conseguem garantir um Baron sem problemas.
Levando em conta que o Kha zix do Blank não conseguiu ganhar a vantagem necessária para ser impactante nessa etapa da partida, a SKT ainda acerta algumas lutas e tenta ao máximo ganhar tempo para o Azir do Faker crescer e as fichas da SKT para não serem eliminados estão na mão do pombo de Shurima.
Mas como dizem por aí né: a vida cobra. Faker ficou ligeiramente fora de posição no top e contando com um ótimo teleporte de Ucal na lane e Score/Deft fechando pelo lado, Faker até tenta utilizar todos seus recursos para fugir, contando com a ajuda de seus companheiros, mas isso só acabou levando a um descontrole e falta de foco da SKT, que foram sendo eliminados um por um e dando de bandeja a terceira e última vitória para a KT.

Destaques

kt-score-mvp-telecom-war-playoffs
Sem sombra de dúvidas, a substituição do Rush pelo Score foi a melhor decisão que a KT poderia ter feito. Score foi muito mais agressivo nas partidas que jogou e conseguiu tanto anular o jungler da SKT quanto ajudar muito seu mid laner a crescer. Enquanto Ucal e Score faziam excelentes jogadas no early, o resto do time da KT conseguia se segurar bem até que a pressão criada no early pudesse ser transferida entre o mid e late game entre os demais jogadores.
Do lado da SKT, Faker e Bang ficaram sempre muito consistentes. O maior problema foi a grande anulação em cima de Blank, que não conseguiu jogar seu jogo nas últimas três partidas e teve grandes dificuldades em ganks e counter ganks/jungle.
A SKT sabe punir muito bem pequenos erros, mas a KT jogou uma série muito perfeita, tirando pelo erro cometido na primeira partida. O fato da SKT ter o pior early game entre os times da LCK e a KT ter o melhor pode ter sido um grande diferencial para o Score e companhia.
Com certeza, o mvp dessa série vai para Score, jungler da KT Rolster.
Agora a KT jogará contra a Afreeca Freecs em busca de uma vaga na grande final contra a Kingzone Dragonx! O jogo acontece no próxima domingo (8) ás 05h da manhã (Horário de Brasília).

Comentários
+ posts
Back To Top