Skip to content

Esports Weekend: O primeiro curso sobre Esports do Brasil

O primeiro curso de Marketing e Gestão em Esports do Brasil, o Esports Weekend, aconteceu no último final de semana (1 e 2 de setembro) no Rio de Janeiro. O evento foi realizado pelo IGIE e contou com o apoio da FERJEE (Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esporte Eletrônico).

nicholas-bocchi-palestra-curso-aula-esports-weekend
Nicholas Bocchi, um dos professores do curso, durante sua palestra (Foto: Filipe Alves)

O curso reuniu diversas figuras importantes do cenário, como o  ex-proplayer e atual Manager do projeto Preparando Campeões da CNB e-Sports Club, Nicholas Bocchi e Paulo Ribas, presidente da FERJEE, que quando perguntado sobre o apoio da Federação ao curso, alegou: “Somos apoiadores e incentivadores de iniciativas, dentro das nossas linhas institucionais do eSport de competição, educacional e de lazer que contribuam para a massificação dos Games, e proporcionem qualificação para este mercado. Este curso foi pioneiro na distribuição de conhecimento e aproximação com os grandes players.”  

Dentre os professores do curso, Juliano Cristian, reconhecido pela Amazon Internacional em virtude de seus desenvolvimentos com a plataforma Lumberyard Engine, e líder da comunidade Lumberyard Games, onde realiza palestras e workshops para a indústria de jogos; Moacyr Alves, grande nome do cenário e organizador de importantes eventos e Guilherme Barbosa, diretor da ESL, contaram sobre suas trajetórias e toda a parte funcional da área, indo de Big Data para games até a gestão de times e eventos de grande porte.

lumberyard-games-juliano-christian-amazon-curso
Líder da comunidade Lumberyard Games, Juliano Cristian, durante sua aula no segundo dia de curso (Foto: Filipe Alves)

Assuntos jurídicos, tais quais: o reconhecimento do esporte eletrônico como esporte tradicional (e num futuro próximo, olímpico) e a garantia de direitos trabalhistas para proplayers também foram postos em pauta.

Além de promover o debate entre as pessoas que já atuam no meio, o curso teve também como objetivo ensinar e inserir novas pessoas no cenário. Visto que os esportes eletrônicos crescem ano após ano e é algo novo no país, além de a procura por informação e conhecimento sobre a área ser crescente. Logo, o curso reuniu pessoas de diversas regiões do país, que atuam em diferentes áreas e possuem diversos interesses, proporcionando além de conhecimento, uma grande oportunidade para Networking.

Apesar de ser o primeiro curso voltado para a área no Brasil, o IGIE possui projetos de levá-lo para diversas capitais do país, a fim de proporcionar uma maior visibilidade do cenário que, com o apoio constante da FERJEE, visa fomentar e melhorar cada vez mais o mercado, primeiramente no Rio, e posteriormente Brasil afora.

Comentários
+ posts

18 anos, vestibulando para Psicologia e/ou Relações Internacionais e/ou Comunicação Social. Apaixonado por esports e pelo Kurt Cobain.

18 anos, vestibulando para Psicologia e/ou Relações Internacionais e/ou Comunicação Social. Apaixonado por esports e pelo Kurt Cobain.

Back To Top