LoL: Riot Games anuncia novo formato para o CBLoL em 2019

Nenhum comentário

Depois de ouvir a comunidade na última temporada e adotar o sistema melhor-de-três para o CBLoL 2018, a Riot Games resolveu mudar mais uma vez e o CBLoL 2019 será repleto de novidades quanto ao seu formato.

O torneio adotará o formato melhor-de-um em três turnos, ou seja, todos os times vão se enfrentar três vezes durante toda a fase de pontos. De forma explicativa, o time A enfrentará o time B três vezes, com um certo intervalo de tempo entre os encontros (em seu explicativo, a empresa citou hipoteticamente uma janela de tempo de 4 semanas, ou seja: O time A contra o time B nas semanas 1, 4 e 8). 

Com a chegada do novo formato, todos os times jogarão tanto no sábado, quanto no domingo (serão 4 jogos por dia), e isso implica em mudanças na duração do torneio. Na temporada passada, o CBLoL tinha durante a fase de pontos de 56 a 84 jogos, de acordo com a Riot, mas agora, a produtora garante o total de 84 jogos na primeira fase do torneio. Isso quer dizer que o primeiro split do CBLoL 2019 vai começar mais cedo, no dia 12 de janeiro.

Fim da Escalada

Se você estava acostumado com o formato de Escalada, pode ir ficando na saudade! Com as mudanças no calendário, a Riot afirmou que não seria possível incluir o sistema de Escalada nos playoffs, o que significa que haverá o retorno das tradicionais semifinais (1º x 4º e 2ºx3º), com os vencedores se enfrentando na grande final.

Como funcionará a Série de Acesso?

Sem novidades, a Série de Acesso volta a funcionar como antes. O 8º colocado do CBLoL é rebaixado direto e a vaga fica com o time campeão do Circuitão. O 7º colocado enfrenta o vice-campeão do Desafiante e o vencedor garante a vaga na próxima etapa do CBLoL.

Mudanças no critério de desempate

Houve uma pequena mudança nos critérios de desempate, mas foi bem pequena mesmo. Em 2018, os critérios eram:

  1. Maior número de jogos únicos vencidos durante a fase de pontos;
  2. Menor tempo acumulado em vitórias;
  3. Novo confronto direto entre as equipes (jogo único).

Para 2019, a Riot substituiu o primeiro critério para que fizesse mais sentido com o novo formato que foi aderido para o torneio. Com isso, os novos critérios serão:

  1. Maior número de vitórias nos três confrontos diretos entre as equipes (fase regular);
  2. Menor tempo acumulado em vitórias;
  3. Novo confronto direto entre as equipes (jogo único).

É válido mencionar que o menor tempo acumulado será utilizado apenas para definir a posição dos times na tabela (enquanto houver empates no decorrer das 10 semanas).

Técnico agora é obrigatório em ambas as divisões

Em 2018, os times do CBLoL já eram obrigados a inscrever um técnico, enquanto os times do Circuitão podiam optar por não ter um. Para 2019, tanto as equipes da elite, quanto da 2ª divisão serão obrigadas a escrever pelo menos um técnico e, caso queiram, até dois, que poderão ser utilizados simultaneamente no palco durante os picks e bans das partidas.

Inscrições fora da janela e limites para inscrições

Na última temporada, as equipes do CBLoL podiam inscrever até dois jogadores fora da janela de transferências, mas os mesmos só estariam aptos à atuar na segunda semana, após duas rodadas completas da competição. A partir de agora, o número de inscritos de mantém o mesmo, mas os jogadores estarão aptos à jogar após três rodadas completas, ou seja 1.5 semanas.

Com relação às mudanças no tempo de limite das inscrições, anteriormente era possível inscrever novos jogadores até a 5ª rodada. Agora, as organizações podem especular novos nomes até a rodada de número 15, ou seja, até a 7ª semana do CBLoL.

Por último, porém não menos importante: A escolha dos lados

Sim, houve mudanças também no formato da escolha dos lados. Anteriormente, os times escolhiam os lados antes dos confrontos, e caso houvesse um terceiro jogo, a escolha de lado ficaria por conta da equipe que obteve a vitória em menor tempo. Na próxima temporada, serão pré-definidos os lados das sete primeiras rodadas e os mesmos serão invertidos da 8ª até a 14ª rodada. 

Os critérios definidos pela Riot para a escolha do lado na 15ª rodada foram:

  • Na fase de pontos, a escolha de lados no primeiro turno (rodadas 1 a 7) será pré-selecionada e informada a cada equipe previamente. No segundo turno (rodadas 8 a 14) os lados dos confrontos serão invertidos em relação ao ocorrido no primeiro turno;
  • No terceiro turno (rodadas 15 a 21), para cada confronto, serão observados os dois jogos anteriores entre as duas equipes em questão, caso uma tenha vencido duas vezes, esta escolherá o lado em que deseja jogar. Caso cada equipe tenha vencido uma partida, serão avaliados os tempos de vitória nos dois jogos anteriores e aquela com o menor tempo escolherá o lado que deseja jogar no terceiro turno.

A empresa deve divulgar nos próximos dias o calendário de confrontos e as escalações oficias das equipes para a próxima temporada. Os times que estarão na disputa no primeiro split do CBLoL 2019 serão: KaBuM! e-Sports, Flamengo eSports, CNB e-Sports Club, Vivo Keyd, IDM Gaming, INTZ e-Sports, ProGaming Esports e Redemption W7M.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.