Sex Education – Problemas adolescentes e O Novo Clichê

A serie que recentemente estreou na Netflix aborda temas recorrentes na vida dos jovens e traz um novo olhar sobre a narrativa jovem.
Já não é de hoje que a Netflix explora os chamados coming of age (amadurecimento do jovem), desde Everything Sucks, Atypical e até em Stranger Things esse tipo de narrativa é presente e o principal objetivo dessas produções é mostrar as diversas dificuldades que o jovem enfrenta durante seu crescimento, as vezes recheado de piadas e tiradas satíricas como em Big Mouth e as vezes extremamente emocionante como em Atypical.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=shpb-5tim8k&w=560&h=315]
O que acontece é que todas essas narrativas se prendem em um objetivo específico, Big Mouth fala sobre puberdade, Everything Sucks sobre a primeira paixão e por ai vai, o que não é ruim, pois são todas séries incríveis e com histórias fantásticas. E é nesse ponto que entra Sex Education.
tumblr_ple85klfa01tk11bto5_540
Sex Education se destaca de todas essas séries por que explora diversos pontos extremamente sensíveis da adolescência desde obviamente o sexo até auto confiança e amor próprio, e acerta em cheio onde 13 Reasons Why errou, há cautela no que se passa ao espectador. Outro ponto muito forte da série é que não é especificamente voltada para o público mais velho é uma produção sobre adolescentes, que fala sobre problemas da adolescência e é focada em ajudar o adolescente.
tumblr_ple85klfa01tk11bto3_540
Além disso tudo, Sex Education é um reforço sobre o novo clichê jovem/adolescente que já vem aparecendo em Riverdale, Atypical e entre outras produções que são contemporâneas, onde a figura popular e má perde força pra uma versão mais caricata de alguém que vive apenas para a imagem (quase que um escravo das mídias), Riverdale chega até a brincar com isso em uma das cenas. Nesse novo cenário a figura do popular não é mais explorada como um lugar a se obter e as “divisões de classes” se tornam menos intransponíveis.
tumblr_ple85klfa01tk11bto4_r1_540
Ao fim é uma ótima recomendação de série para você que é adolescente ou não, com atuações impecáveis e digna de uma boa maratona.

Comentários