Artigo: XBOX 2 x PS5 rumores e teorias sobre a próxima geração

Bom já estamos indo para seis anos da geração atual de consoles, o Playstation 5, Xbox One e o WiiU (O Switch apesar de ser seu sucessor ainda seria da mesma geração, a oitava). Logo é algo bem fácil se presumir que tanto a Sony quanto a Microsoft já estão bem encaminhadas nos seus próximos hardwares mesmo sem nenhum anúncio até aqui.
Então vamos discutir sobre alguns rumores que estão rolando, vou fazer trazer também algumas teorias e  vamos tentar adivinhar o que vem por aí na batalha de consoles. Vamos primeiro discutir o que elas estão acertando na atual e que deveria seguir na próxima. A Microsoft acertou em cheio ao fazer o One retrocompatível com sua geração anterior o Xbox 360, não apenas isso, alguns jogos do Xbox original também funcionam normalmente no One. Já a Sony por sua vez não o fez já há duas gerações praticamente, somente os primeiros modelos de PS3 eram compatíveis com os de PS2 e por causa do superaquecimento poucos restaram (cabe um parênteses aqui, todos modelos de PS3 são compatíveis com os jogos do PSOne, basta os títulos serem da mesma área do console.) Já o Playstation 4 apostou em relançar jogos anteriores em versões remasterizadas por preço cheio, muitas vezes num trabalho bem simplório, onde os fãs teriam que comprar apenas para ter toda saga num mesmo sistema.
ps3
Bem Sony, isso já não funciona mais, se o futuro Playstation 5 não for retrocompatível pelo menos com todo acervo do Playstation 4 isso vai ser um tiro no pé, já que a rival vai com certeza continuar apostando nesse recurso. Mas aqui vamos a um rumor interessante: segundo matéria do Techtudo. A gigante japonesa registrou uma patente de retrocompatibilidade por emulação, já que os sistemas da Sony usam hardware diferentes seria muito difícil isso ocorrer de outra forma. Ainda de acordo com o site, a funcionalidade poderia não apenas reproduzir os games da geração atual, mas ainda de todas as passadas, inclusive da mega complexa do PS3. Funcionaria de forma que o game do sistema antigo  “enganaria” o futuro PS5 para ele funcionar como o do console do jogo que está sendo inserido, ainda com melhoria gráfica. Isso seria uma grande avanço para Sony já que em apenas um hardware se poderia jogar toda biblioteca existente da história da gigante japonesa. Ainda tem o quesito de jogos de outra área, mas leve tudo descrito aqui apenas como rumor.
ps4
Agora saindo um pouco da foco nos rumores e indo para uma opinião minha e de outros players, a Microsoft possui o Game Pass, que funciona como um Netflix de jogos, você paga a mensalidade de 29 reais e tem acesso a boa parte do acervo de todas as gerações da gigante americana, inclusive títulos no dia do  lançamento. A Sony até possui um sistema parecido o PSNow que custa por volta de cem dólares, porém só está disponível em doze países, contando EUA, Canadá, Japão, mais alguns da Europa como Reino Unido, Suíça, França, Alemanha entre outros poucos, ou seja é muito limitado, o ideal seria que o programa fosse distribuído em escala global, já que muita gente abandonou a mídia física, a possibilidade de se pagar somente uma assinatura mensal e com ela usufruir de vários jogos com certeza é essencial para o aumento das vendas de consoles.
Outro quesito diretamente ligado ao anterior, com mais jogos online e games cada vez mais poderosos, precisamos guardar tudo isso em algum lugar, com ambas empresas usando atualmente memória de 1TB ou menos que isso até,  numa futura geração seria impensável, hoje em dia, um AAA dificilmente ocupa menos de 50 GB, com títulos chegando a mais de 100 GB como  o Red Dead Redemption 2 por exemplo, é impensável você poder instalar somente cinco ou dez jogos por vez, logo é necessário uma memória superior.
xbox-one-playstation-4-sign
O Xbox One veio ainda apostando no Kinect, algo que é praticamente certo não ter vez na nova geração, já o PS5 ainda não deve abandonar seu PSVR, seu óculos de realidade virtual, que teve um custo elevado e ainda não mostrou todo seu potencial, talvez na futura geração consiga o sucesso que na atual não conseguiu. Levanto aqui a possibilidade da Microsoft lançar seu próprio device de VR para seu próximo console.
Agora algo que já se vê desde o momento atual. Muitas pessoas se perguntam, devo comprar um PS4 ou um Xbox One, sempre virá alguém para dizer que o One X é 4K nativo e mais potente do que o seu rival o Playstation 4 Pro,(ambos consoles mais caros e lançados no meio da geração para dar um update em seus sistemas), mas a realidade é uma só, pergunte para dez vendedores nas lojas e nove dirão “escolha o que tem exclusivos que mais lhe atraiam” nisso a Sony dá show na Microsoft no momento, games como Spider-Man, God of War, Horizon Zero Down, Uncharted, Last os Us, todos títulos que vendem console e ganharam inúmeros prêmios ao redor do mundo, a Microsoft até possuí seus jogos como as sagas Halo e Gears of War, além do ótimo Sunset Overdrive, porém carece não somente games, mas estúdios de peso, que vendam o nome verde da força, agora isso mudou muito no último ano, várias publishers foram compradas para desenvolver exclusivamente para o Xbox, como a Ninja Theory do excelente Hellblade: Senua’s Sacrifice por exemplo, essas aquisições devem aumentar ainda mais com a proximidade da futura geração.
xbox_one_x_specs
Agora primeiramente veja esse texto como um tentativa e erro, nada foi confirmado ou será em breve, devemos esperar muito desses futuros consoles, porém sem colocar as esperanças muito altas, eles com certeza virão extremamente caros para nós, terão falhas e nada do que eu disse aqui pode ocorrer, pode ser tudo o oposto, ou ainda algo maior e melhor, leia como entretenimento, tudo tem uma certa lógica com o cenário atual, mas nada é certo, só nos resta aproveitar o final da geração atual, que ainda terá títulos fantásticos e ver o que o futuro nos reserva.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *