Além de Sekiro: confira cinco jogos sobre o Japão feudal

Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo de ação lançado para PC, Xbox One e PlayStation 4. Desenvolvido pela From Software e distribuído pela Activision, o game já é um sucesso de vendas e críticas, alcançado a nota média de 90 pelo Metacritic. O jogo traz elementos consagrados de outras franquias da mesma desenvolvedora, como a dificuldade de Dark Souls e Bloodborne, mas se diferencia em algumas mecânicas e, principalmente, na temática: a Europa medieval foi deixada de lado e cedeu lugar ao Japão em seu período imperial. Xoguns, samurais e traços culturais da religião xintoísta podem ser encontrados a todo momento durante a jogatina.

O jogo, porém, não foi o primeiro a abordar o tema. E, tendo estreado em 22 de março, é provável que quem o comprou no lançamento já tenha finalizado a campanha do game. Se esse é o seu caso e você gostou da temática oriental, relembre abaixo cinco jogos que se assemelham a Sekiro nesse aspecto:

Franquia Onimusha

Onimusha: Warlord (Foto: Divulgação/Capcom)

Onimusha é uma franquia de jogos de ação e aventura com elementos de hack and slash da Capcom. Composta por quatro títulos da série principal e um spin-off de luta, o jogo traz à tona personagens da história nipônica e uma série de elementos carregada do imaginário cultural religioso do Japão, como a forma que retratam demônios. Entre os personagens históricos presentes em Onimusha está Oda Nobunaga, um lorde feudal do século XVI extremamente autoritário e sanguinário mas que também foi um dos responsáveis pela unificação do território japonês. No game, Oda é um dos principais vilões. O terceiro episódio da franquia, Onimusha 3: Demon Siege, trata também de viagem do tempo, conectando o Japão do período Sengoku com a Paris moderna. Disponível em diversas plataformas, a franquia se tornou a oitava mais vendida da Capcom e é uma das mais conhecidas do início dos anos 2000.

Franquia Tenchu

Retratando ninjas japoneses do século XVI, Tenchu é uma franquia de jogos stealth que teve início ainda no primeiro PlayStation. Inicialmente publicada pela Sony, a série foi comprada depois pela Activision e, curiosamente, a From Software a adquiriu da Activision posteriormente. Com tantas trocas de proprietários, Tenchu teve diversos jogos que foram lançados também para inúmeras plataformas. O interessante é que Sekiro traz mecânicas de stealth que o diferencia dos jogos “Souls-borne”, mas o aproxima dos Tenchu, fazendo parecer com que a From Software tenha produzido um sucessor espiritual da série.

Nioh

Protagonista de Nioh (Foto: Divulgação/Sony)

Nioh é um jogo realizado pela Team Ninja que se passa num Japão ficcional no período Sengoku, mesmo intervalo de tempo histórico que o da franquia Onimusha. O game foi muito bem avaliado pela crítica internacional, ficando com média 88 no Metacritic. Extremamente difícil, o jogo possui uma jogabilidade similar à da franquia Souls e Bloodborne, se assimilando aos games da From Software. Para quem acabou de sair do Sekiro, talvez esse seja o jogo de mais fácil adaptação. Só há um ponto negativo, em especial aos gamers do Xbox One: o jogo é publicado pela Sony e exclusivo para PlayStation dentre os consoles, embora também disponível para PC.

Total War: Shogun 2

Sétimo jogo da franquia de estratégia, Shogun 2 foi lançado em 2011 para PC. O game, assim como Nioh, Tenchu e Onimusha, se passa no século XVI e tem como objetivo a construção de um grande Império no Japão, comum nos games da série. Nessa edição você está no comando de um senhor de terras em um país totalmente dividido em clãs. Sendo um dos games que melhor retratam o período, em Shogun 2 o jogador deve não somente se preocupar com expansões comerciais mas também se atentar aos conflitos religiosos, já que, caso haja negócio frequente com países ocidentais, as vilas ficarão expostas ao cristianismo vindo da Europa, o que desagrada os tradicionais de cultura nipônica.

Ghost of Tsushima

Imagem de anúncio de Ghost of Tsushima (Foto: Divulgação/Sucker Punch)

Ghost of Tsushima ainda não foi lançado mas já atrai altas expectativas. O jogo está sendo produzido pela Sucker Punch, mesma produtora de inFAMOUS, e será um game exclusivo para PlayStation 4. A história se passará em um período de conflito com o Império Mongol, com o protagonista, Jyn, sendo o último guerreiro samurai sobrevivente da ilha de Tsushima. Um trailer do game foi exibido na E3 2018, mostrando um pouco do combate do jogo e a jogabilidade quando montado em um cavalo. Os gráficos também impressionam. Veja o trailer abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *