Game of Thrones – Crítica do 4º Episódio: O Jogo vai começar.

Atenção!  Os spoilers estão vindo! Leia por sua conta em risco!

 

Depois da conclusão da guerra contra os mortos e o Rei da Noite, Game of Thrones volta totalmente ao foco para a batalha pelo trono de ferro. Isso dividiu muito os fãs, afinal a maior ameaça do universo da série, que são os caminhantes brancos, foram derrotar no terceiro episódio da última temporada. Esse não é o maior problema, afinal, isso leva a crer, que a última batalha da série será muito mais dramática, por mais que seja ”vivos contra vivos”, mas isso é empolgante? É preciso dar um voto de confiança aos escritores da série , mas será que eles merecem? Mas isso é um papo para o futuro .

Resultado de imagem para game of thrones season 8 episode 4

O quarto episódio foi ao ar no último domingo (05/05), trazendo um pouco de fôlego depois da Longa Noite. Os mortos em batalha foram cremados, os exércitos contabilizados, e as comemorações aconteceram. Em grande parte do episódio, o roteiro tenta mostrar o quanto Daernerys está desconfortável com a situação, afinal ela vê como Jon Snow é um grande líder, e todos gostam dele, e ela é apenas uma forasteira. Existe uma obsessão por parte de muitos fãs em atribuírem todas as ações dela como uma futura ”Rainha Maluca”, mas vamos analisar os acontecimentos :

Resultado de imagem para game of thrones season 8 episode 4

Daenerys ao longo dos anos teve grandes conquistas, libertou escravos e fez amigos. Nessa temporada ela só perdeu os amigos, um dragão, e está prestes a ser traída, isso sem falar o fato de ter se apaixonado por alguém que, além de ser seu parente (apesar de não ser um problema para um Targaryen), tem total direito ao trono. O roteiro tem sido uma espécie de vilão para os personagens, sempre com algumas decisões estranhas, como; Daenerys no passado tinha afirmando destruir a roda (No sentido de acabar com as casas e governar?). E Até mesmo o personagem Bronn, depois de todas as temporadas se mostrando um mercenário, mas até demonstrando carinho pela amizade do Tyrion, sendo beneficiado bastante, largando uma sacola de ouro na batalha da 7 temporada, indo direto enfrentar o dragão com escorpião de Maester Qyburn ,e não apenas isso,arriscou sua vida para salvar Jaime de ser queimado vivo. O personagem nessa temporada parece ter esquecido tudo isso e se tornou um mercenário por completo.

Imagem relacionada

Muitos personagens parecem estar se despedindo da serie, mas não morrendo dessa vez . Tormund decide voltar para o outro lado da Muralha e reunir seu pessoal mais uma vez, dessa vez com a companhia do lobo Ghost, totalmente ignorado por Jon a temporada toda, uma total falta de trato do roteiro. Não custava nada o personagem demonstrar um pouco de carinho, e até criar empatia com a audiência, uma tremenda bola fora!

Resultado de imagem para game of thrones season 8 episode 4

 

Outros personagens parecem que vão seguir certos caminhos diferentes, como Jaime e Brienne. Depois da guerra, o arco de ambos parecia se unir para um final feliz, mas parece que para Jaime, sua missão não terminou, e sua maldição pela Cersei parece não ter fim, ou para se juntar a ela novamente, ou ele mesmo mata-lá. Arya é outra personagem que não encerrou seu arco, se unindo novamente ao Cão (Os melhores personagens na minha opinião). Ambos partem para o sul para resolverem assuntos inacabados, Arya com Cersei e Cão com seu velho irmão, O Montanha. Essa é a parte de Game of Thrones que se entrega totalmente ao fan service e ao previsível.

Imagem relacionada

 

A questão do Bran :

Muitos fãs tratam o Bran como uma espécie de ”Doutor Estranho” da serie, e que ele apenas fica sentado e encarando as pessoas, sabendo dos segredos e o que está por vir. A questão dele não falar muito sobre os acontecimentos e não prevenir ou interferir na história pode significar outras coisas, porém não sabemos ainda.

Resultado de imagem para game of thrones season 8 bran

Sansa , a racional:

Essa é a personagem mais bem desenvolvida nessa temporada. A lady de Winterfell tem seus motivos para duvidar de Daenerys e até questionar seu irmão. Ela é racional e não se move pelo coração, enquanto Daenerys quer partir para outra guerra, tendo acabado de terminar uma, Sansa é a mais sensata em querer parar e respirar um pouco, afinal metade dos exércitos morreram, e os que sobraram estão exaustos. Tudo isso se provou correto momentos depois, com a morte de Rhaegal. Fraco e nem podendo voar direito, sua morte foi uma prova de que Sansa tinha razão. E não fica apenas nisso, Sansa quebra a promessa que fez a Jon e conta para Tyrion o segredo sobre seu passado. É uma jogada, afinal, Tyrion não guardou o segredo e contou para o Varys, que por sua vez se mostra pronto para uma traição.

Resultado de imagem para game of thrones season 8 sansa

 

Cersei tem uma plano:

Se por um lado Sansa é racional, Cersei pode não ser tanto, porém, a estratégia de ”proteger” a população de Porto Real , atrás dos muros do castelo, não apenas garante que o povo tenha medo de Daenerys e que fique contra ela, como também, os usa como escudo. Assim, Daenerys terá poucas opções de ataque e será forçada a atacar com toda sua força.

Resultado de imagem para game of thrones season 8 cersei

Tyrion deu uma pista:

Pode ser uma preguiça no roteiro, ou os personagens estão meio cansados. Logo quando Tyrion parte para o portão para negociar a rendição de Cersei, ele comenta sobre a gravidez dela. Qual o problema? Cersei tinha acabado de contar a gravidez ao Euron horas antes, como Tyrion poderia saber? Euron não notou que poderia estar sendo enganado ou manipulado? E que aquela criança não era dele?

Resultado de imagem para game of thrones season 8 tyrion

 

A serie tratou de ”despachar” vários personagens, arrumou o episódio para plantar ideia na cabeça dos fãs, para sugerir possíveis finais ou confrontos. Até o momento da temporada, todas as mortes serviram apenas para tirar de cena quem não teria mais serventia, ou para equilibrar o jogo. Se a temporada continuar nesse ritmo, nos próximos últimos episódios teremos mais fan service, protagonistas com ”plot armor” e um final totalmente diferente do que a série se própos desde o inicio. De acordo com o próprio criador dos livros, George R.R.Martin disse uma vez em uma entrevista, citando Senhor dos Anéis :

“Tolkien simplesmente quebrou essa regra, e eu vou amá-lo para sempre por causa disso. No momento em que ele matou o Gandalf, o suspense de tudo que vem em seguida fica mil vezes maior, porque, agora, qualquer um pode morrer. E, claro, isso teve um impacto gigante na minha própria vontade de matar meus personagens num piscar de olhos.”

Resultado de imagem para game of thrones season 8 george r r martin

Toda essa ideia foi por água abaixo ao longo das últimas temporadas, e nessa última não é diferente. Para quem se apega muito aos personagens e quer um final feliz, existe uma chance muito grande de acontecer. Mas para aqueles que gostam de surpresas, e se tornaram fãs da serie pela imprevisibilidade, é bom manter as expectativas sob controle.

 

Nota : 5,0/ 10,0

Resultado de imagem para game of throne little dragon png

Game of Thrones retorna para o seu penúltimo episódio no próximo domingo às 22h.

Comentários