Rock in Rio 2019: Começa hoje o festival mais aguardado do ano!

Hoje, às 14h, os portões da Cidade do Rock se abrem para mais uma edição memorável do maior festival de música e entretenimento do mundo. Será o primeiro dia do Rock in Rio 2019 e o público precisa estar preparado para aproveitar as 14 horas de diversão, já que este ano o evento tem atrações que vão até as 4h da madrugada.

Além de um sapato confortável para caminhar pelos 385 mil m² e curtir cada pedacinho da nova Cidade do Rock, os visitantes podem levar filtro solar, boné, capa de chuva e garantir que o celular esteja no bolso, afinal o evento oferece inúmeros locais para fotos e para as tradicionais selfies. O que não falta por aqui são pontos instagramáveis. Outra dica do festival é fazer o download do aplicativo oficial do Rock in Rio que traz todas as informações necessárias para quem quiser aproveitar ao máximo.

Créditos: I Hate Flash!

A programação musical começa antes da entrada, onde o público será recebido com as atrações dos Palcos Cariocas. A partir dos portões, será possível desbravar um mundo de experiências começando pela NAVE- Nosso Futuro é Agora, Fuerza Bruta e Gameplay Arena. Logo em frente estarão a Rota 85, que terá o Palco Highway, o New Dance Order, a Rock District, o Espaço Favela, a Rock Street Asia, o Palco Supernova, a Gourmet Square e a Área Vip, além dos palcos Mundo e Sunset e dos brinquedos que completam este complexo de diversão (Montanha Russa, Mega Drop, Roda Gigante e Tirolesa).

Ao longo dos sete dias de evento, serão mais de 300 shows para o público curtir. A programação musical começa antes da entrada, onde o público será recebido com as atrações dos Palcos Cariocas. A partir dos portões, será possível desbravar um mundo de experiências começando pela NAVE- Nosso Futuro é Agora, Fuerza Bruta e Gameplay Arena. Logo em frente estarão a Rota 85, que terá o Palco Highway, o New Dance Order, a Rock District, o Espaço Favela, a Rock Street Asia, o Palco Supernova, a Gourmet Square e a Área Vip, além dos palcos Mundo e Sunset e dos brinquedos que completam este complexo de diversão (Montanha Russa, Mega Drop, Roda Gigante e Tirolesa).

Ao longo dos sete dias de evento, serão mais de 300 shows para o público curtir. A programação segue na Cidade do Rock mesmo após a apresentação do headliner, o Palco Sunset volta a funcionar com as atrações do Jam Sessions by Heineken. Já quem preferir esticar a noite dançando, poderá aproveitar o New Dance Order que segue até as 4h.

 

Atrações do primeiro dia de Rock in Rio

Logo no primeiro dia, o festival traz uma atração muito esperada pelos fãs brasileiros. Ganhador de vários prêmios, Drake encerrará a noite de 27 de setembro no Palco Mundo. Historicamente, suas turnês e apresentações, sempre esgotadas, proporcionam experiências incomparáveis, com destaque para suas interações com o público. Também se apresentam Palco Mundo a Orquestra Sinfônica Brasileira, que abre o espaço, Alok, Bebe Rexha e Ellie Goulding.

O Palco Sunset volta em 2019 com os grandes encontros de artistas nacionais e internacionais. Nesta sexta, a carioca Lellê abre o Palco junto com Blaya, cantora brasileira criada em Portugal, que construiu sua carreira integrando o grupo Buraka Som Sistem. Uma das artistas mais expressivas do cenário musical brasileiro, Karol Karol Conka, vai receber duas revelações do rap nacional e destaques como ativistas de LGBTQ+ para estrearem no maior festival de música e entretenimento do mundo: Linn da Quebrada e Gloria Groove.

Ainda no Palco Sunset, o hip hop vai tomar conta da apresentação de Mano Brown. Com uma elegante mistura de soul e funk, acompanhado de um groove inconfundível, o líder dos Racionais MCs receberá lendário baixista americano

Bootsy Collins. Fechando a noite, Seal chega ao festival para fazer todo mundo dançar com sua mistura de Soul e R&B.  E quem se junta ao cantor para deixar o show ainda mais incrível, é a baiana Xenia. Com uma musicalidade ímpar e um som pop que flerta com música eletrônica, jazz, sambareggae, rock e R&B.

 

Música por todos os lugares

A música promete contagiar desde a entrada. Estrategicamente posicionados, os Palcos Cariocas terão oito artistas independentes durante toda a tarde fazendo um aquecimento do público. Dentro da Cidade do Rock, o novo palco Supernova trará 35 atrações de novos expoentes da música em um lugar privilegiado com vista para toda a Cidade do Rock.

Os novos Espaço Favela e New Dance Order entrarão para a história do evento. O primeiro, um conteúdo totalmente inédito e desenvolvido a partir de uma larga curadoria, amplifica as potências musicais das favelas. Serão 22 atrações nos sete dias de evento. O espaço funcionará a partir das 14h30. Já o New Dance Order, antiga Eletrônica, chega com um conteúdo focado na música de pista. Com horário ampliado e seguindo até as 04h da madrugada, o palco será composto por 64 atrações, que se apresentarão a partir das 16h.

A Rota 85 também fará sua estreia no circuito na Cidade do Rock. Inspirado na icônica Rota 66, que cruza oito estados americanos, o espaço celebrará a história do festival, desde a primeira edição em 1985 até a atual, e lançará o Palco Highway. As bandas Cash Crash, Os Caras e Carol e JP Bonfá trarão Rock & Country Blues para embalar a nova área.

Já a famosa Rock Street trará a pluralidade cultural do continente asiático, em 200 metros de extensão. A Rock Street Asia terá templos, palácios, danças populares da Índia, músicos da Coreia do Sul e China, entre outras apresentações, além de grandes nomes da música asiática que estarão no palco da rua, que se tornou a queridinha do público desde 2011.

No Rock District, o público verá releituras de clipes emblemáticos da música mundial em coreografias leves e descontraídas pelos artistas da Cia. Nós da Dança. No palco, nomes consagrados vão apresentar o lado B de suas carreiras. Uma ótima oportunidade para os fãs se aproximarem dos artistas e saberem mais sobre seus gostos e influências. Entre os nomes confirmados estão: Dinho Ouro Preto, Rogério Flausino e Sideral, Kisser Klan entre outros.

Do velódromo às arenas, um circuito inédito com novas atrações. Em cocriação com a Natura, a NAVE – Nosso Futuro é Agora, ocupará o velódromo olímpico em uma experiência que utilizará música, arte e beleza com o propósito de provocar um novo olhar para o mundo e conectar as pessoas para promover transformação.  Será uma experiência imersiva, totalmente lúdica e sensorial. O espaço terá a maior projeção da América Latina em uma tela de 5,4 mil m². Já o espetáculo argentino Fuerza Bruta levará para o Rock in Rio uma apresentação inédita desenvolvida para o evento.  Serão cinco apresentações diárias de 30 minutos. E a Oi Game Play Arena by Game XP no Rock in Rio terá experiências no universo gamer.

Gastronomia

Na Cidade do Rock serão muitas opções para se deliciar durante todo o festival. As marcas já confirmaram presença e levarão o melhor do seu cardápio para o público. Nas laterais dos palcos Mundo e Sunset: Bob’s, Domino’s, Habib’s e Ragazzo. Em pontos do evento, como Rock Street Asia, Rock District , lounges de descanso e outros: Batata no Cone, Meu Boteco, Big Daddy’s, Muy Amigo, Geneal, Nissin, Benkei, Las Empanadas, Cheia de Graça, Casa do Pão de Queijo, Hot’n Tender, Panino, Vulcano, Coca-Cola, três “Beer Station” da Heinekein e seus vendedores ambulantes, também haverá venda de Doritos Raimbow por toda a Cidade do Rock.

Para os que gostam de uma culinária diferenciada, a Gourmet Square é o espaço ideal. São mais de mil metros quadrados de ambiente climatizado, com 13 marcas e um bar. O público poderá encontrar lá diversos expositores, como: Hot Dog Club, Cão Véio, Curadoria, Tragga, Filhos da Mãe, Ella, Irajá e Al Fresco, Ojo e Frederic Monnier, Kátia Barbosa do Aconchego Carioca e Naga. A Seara estará promovendo degustação pontual de seus produtos. Para refrescar, as cervejas pielsen e artesanal, e o chopp Einsenbahn, estarão disponíveis para compra.

No Espaço Favela, mais delícias! Ao todo, 18 empreendedores de comunidades cariocas foram escolhidos em parceria com o Sebrae e terão seus produtos vendidos nos três bares que compõem o Espaço. Os quitutes serão os mais variados: croquete de abóbora com carne seca, risole de rabada com agrião, bolinhos de feijoada, tapioca, aipim com carne moída, carne com recheio de queijo, dadinho de tapioca, enroladinho de salsinha e até acarajé vegano etc. Palha Italiana e brigadeiro gourmet são algumas opções que adoçam o cardápio todos os dias.

 

O Rock in Rio sugere uma série de artigos que valem a pena levar para a Cidade do Rock

O público do Rock in Rio precisa estar atento ao que pode ou não entrar no festival. O importante é ficar confortável, por isso, será possível levar mochilas e bolsas com itens indispensáveis para curtir um dia inteiro na Cidade do Rock.

Durante o dia, protetor solar, óculos escuros e boné são uma boa pedida. Ao entardecer o clima tende a esfriar, o ideal é não esquecer o agasalho. Em caso de chuva, a melhor forma de se proteger é com uma capa. Os guarda-chuvas não serão permitidos.

Para garantir os likes nas redes sociais, não faltarão alternativas para registros divertidos. Desde o tênis gigante da Rota 85, relembrando a primeira edição do festival, ao tradicional click com o Palco Mundo ao fundo. Para não perder nenhum momento será permitida a entrada do carregador de celular e câmera semiprofissional.

Dentro do Rock in Rio terão muitas opções de gastronomia. Os que optarem por levar o próprio lanche poderão entrar com produtos industrializados (biscoitos, barras de cereal). Frutas cortadas e sanduíches só serão permitidos lacrados em embalagens transparentes tipo “saquinho zip”. O limite é de cinco unidades por cada pessoa, de forma que não configure comercialização.

Uma lista de itens permitidos ou não está disponível no site do evento: www.rockinrio.com.br

 

Atenção: O que não pode entrar na Cidade do Rock

Considerando a segurança dos consumidores, não é permitida a entrada de objetos que possam ser considerados perigosos, tais como:

garrafas de qualquer gênero, tamanho ou material (exemplos: garrafas de água mineral, “squeezes”, etc), exceto garrafas plásticas para consumo de água, desde que sem tampa. A tampa poderá ser retirada pela segurança na entrada ou em qualquer local do evento (vide item 7 sobre bebedouros); embalagens rígidas e com tampa (exemplo: potes de plásticos do tipo “tupperware”); latas; capacetes; máscaras; armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo (facas, canivetes, etc); cadeiras/banquinhos; guarda-chuvas; objetos pontiagudos; objetos perfurantes ou cortantes (tesoura, estiletes, pinças, cortadores de unha); fogos de artificio, dispositivos explosivos, sinalizadores e aparatos incendiários de qualquer espécie; objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, inclusive desodorantes de qualquer tipo, pasta ou escova de dente); bebidas (em qualquer tipo de recipiente); skate, bicicleta ou qualquer tipo de veículo motorizado ou não; isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem; bastão de selfie (extensor para tirar auto-retrato); itens que possam ser utilizados para marketing de emboscada; substâncias venenosas e/ou tóxicas, incluindo drogas ilegais; bandeiras ou cartazes contendo mensagens ou símbolos com divulgações comerciais.

Não será permitido o acesso com alimentos que representem intuito de comercialização ou que possam representar riscos à segurança. Será considerado um limite de até 05 (cinco) itens por pessoa, dando-se preferência a: (a) alimentos industrializados devidamente lacrados (exemplos: biscoitos, torradas, barras de cereal etc); (b) frutas cortadas e acondicionadas em embalagem transparente e não rígida, do tipo “Zip Lock”; e (c) sanduiches acondicionados em embalagem transparente e não rígida, do tipo “Zip Lock”. Qualquer quantidade que exceder este limite poderá ser descartada na entrada do evento.

Não é permitida a entrada de animais na Cidade do Rock, exceto cães guia devidamente identificados que visem a atender portadores de deficiência visual.

Transporte

Para a edição deste ano do Rock in Rio, o público pode contar com um amplo esquema de transporte para chegar e sair da Cidade do Rock. BRT, Metrô Rio e Primeira Classe montaram um esquema especial para atender o público de 700 mil pessoas que irá ao festival nos dias de evento.

O MetrôRio montou uma operação especial para quem for ao Rock in Rio. Em todos os dias do festival, a estação Jardim Oceânico (Barra da Tijuca), que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque e desembarque. Já as outras estações do MetrôRio funcionarão durante a madrugada, mas somente para desembarque.

Durante toda a operação especial para o festival, será permitido o embarque com os cartões unitários do MetrôRio e com os cartões RioCard Mais. O valor da passagem unitária é R$ 4,60. Porém, para acessar a integração com o BRT, o cliente deverá ter em mãos um cartão RioCard Mais carregado com saldo suficiente para a ida e volta.

O transporte Primeira Classe foi um sucesso nas edições passadas e esse ano o evento continuará a oferecer o serviço para o público. Em trajeto feito em ônibus executivo, partindo de 17 pontos, a opção é umas das confortáveis, sem paradas e que deixa os clientes em uma entrada especial dentro da Cidade do Rock. A volta acontece da mesma forma, saindo direto do parque. A tarifa foi mantida desde a última edição: R$ 100 com direto a ida e volta. A venda está aberta com vagas limitadas no site http://transporteprimeiraclasse.com.br/.

Comentários