Alexa & Katie – Crítica

A primeira vista, Alexa & Katie parece mais uma série de amizade adolescentes como outra qualquer. Porém esta série da Netflix é muito mais profunda, tratando com profundidade de temas sérios sem perder a leveza de uma sitcom. Ao mesmo tempo, a série sai do lugar comum do gênero.

O mote da série é a amizade de duas meninas que são amigas e uma delas está quase finalizando seu tratamento de câncer. Acompanhamos a vontade de Alexa de voltar a ser uma adolescente “normal”. A jovem ainda sente com pesar as restrições que a doença traz para uma pessoa, que fica enfraquecida devido ao tratamento, mas a menina é boa e responsável, na maior parte do tempo. Katie está sempre junto a amiga, e mesmo com seus próprios problemas financeiros, dá todo suporte moral. A amizade e companheirismo das duas é realmente linda.

Além de Katie, Alexa conta com todo o suporte de seus pais e irmão. A família é um verdadeiro exemplo de companheirismo e também um grande alívio cômico da série. A família de Katie mora na casa ao lado. A menina, sua mãe e irmão trazem também várias situações engraçadas. As duas famílias vivem em harmonia e se ajudam, mostrando que família de verdade não é só a de sangue.

A série não foca exclusivamente no câncer. Há também problemas normais de adolescentes, mas a forma como são encarados é diferenciada. Alexa e Katie são estudiosas e mostram a todo momento como são inteligentes no sentido clássico e têm bastante inteligência emocional para encarar o os obstáculos da vida. Claro, tudo dentro do possível para adolescentes. E embora vez ou outra surja um crush, eles acabam ficando em segundo plano, pois a amizade das meninas e o amor familiar são mais importantes.

A terceira temporada de Alexa & Katie acaba de chegar à Netflix com 8 episódios. Na nova temporada, as meninas estão se preparando para o vestibular americano. Katie precisa aprender a lidar com estresse e ansiedade, que surgem em sua busca por uma bolsa de estudos da faculdade. Enquanto isso, Alexa faz amizade com uma pessoa que a faz reviver tudo o que passou durante seu tratamento.

Os episódios são curtinhos e passam rápido, sendo perfeitos para uma maratona de final de semana.

Comentários