No Rock in Rio 2024, o dia 19 de setembro promete ser inesquecível com a…
Shape of the World – Análise – Arte e calmaria
Minimalista e relaxante são 2 dos principais adjetivos de Shape of the World, jogo indie de exploração em primeira pessoa financiado via Kickstarter pelo estúdio Hollow Tree Games. O jogo foi lançado para PS4, PC e XONE no dia 5 de junho de 2018 e nós o testamos.
O jogo é extremamente intuitivo, apesar de não te dar informações sobre o enredo ou qual o seu objetivo. Para progredir você deve interagir com alguns objetos do cenário (destacados em cores distintas do restante do cenário) e com alguns arcos triangulares que alteram o cenário levemente. Esses arcos estão sempre visíveis e te ajudam a não se perder em momento algum do game. Cada arco ultrapassados deixa o game mais colorido, demonstrando que suas ações estão interferindo no mundo, apesar de não ficar claro como.
Alguns objetos do cenário geram eventos no game, criação de pontes na maioria, que te ajudam a progredir (caso você tenha problemas com tontura, talvez seja melhor evitar), porém, caso você cais, o jogo nunca te pune em relação a isso, sendo bem fácil retomar seu caminho, até mesmo sem reutilizar tais pontes.
O game, claramente, tem o objetivo de ser uma experiência calma e relaxante, tudo no cenário reage com sons agradáveis, a utilização das cores são belíssimas, o estúdio produziu uma obra de arte interativa.
Infelizmente o estúdio peca quando te deixa confuso sobre o que você está fazendo, não há um sentido de propósito ou sensação de dever cumprido. Ainda assim ficamos admirados com a beleza gráfica e o evidente carinho dos desenvolvedores. Caso queira se distrair um pouco da mesmice do mercado, Shape of the World é um excelente pedida!
Gráficos: 10/10
Enredo: 5/10
Gameplay: 8/10
Som: 10/10
Geral: 8/10
Comentários