Netflix, pipoca e pijama – com certeza esse é um dos combos que mais amamos.…
Entrevistamos Jaqueline Fernandes, vencedora do Hime’s Cosplay Cup
No evento virtual da Crunchyroll (a VCRX) que aconteceu nos dias 4,5 e 6 de setembro, conhecemos algumas atrações inéditas.
Um dos destaques foi a vitória da brasileira Jaqueline Fernandes, que participou do concurso Hime’s Cosplay Cup. Posteriormente, nós da Multiverso+ entramos em contato com a vencedora. Super simpática, ela atendeu nosso pedido e respondeu nossas perguntas, assim, podemos todos saber mais sobre ela e sua carreira.
Jeyke a vencedora do Hime’s Cosplay Cup
Jaqueline Fernandes é de Osasco (SP), de antemão, nos disse que é de sagitário gosta de RPG de mesa, e costuma assistir a Netflix. Começou a fazer os cosplays em 2007, depois de ir a um evento de anime.
Por falar em anime ela curte os clássicos, assim como Samuray X, Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. Porém, também curte Karekano, Fushigi Yûgi e Mononoke.
Minha primeira pergunta para Jeyke foi o que é ser Cosplayer para ela? Como ela define o seu Hobbie?
– Pra mim, além de poder ser por um dia o personagem que eu gosto, seja herói ou vilão, cosplay é aprendizado.
Em outras palavras, ela explicou que com o hobbie ela aprendeu a costurar, mexer com luzes LED, e até tecnicas de arduino. Ela se inspirou a participar de concursos depois que viu como era divertido, e participa em competições nacionais. Existem vários tipos de concursos de cosplay, inclusive podem levar os vencedores a representarem o Brasil em eventos internacionais.
A VCRX não foi sua primeira vitória, correto?
Já fui representar o Brasil em Portugal duas vezes, no Cosplay World Master; e também já venci duas vezes o concurso cosplay da CCXP, onde o prêmio é um carro. Então quando eu vi a oportunidade de participar do concurso cosplay da crunchyroll expo, eu não pensei duas vezes.
Jaqueline disse que adora competir, logo, já perdeu alguns concursos e se orgulha das suas vitórias. Ainda mais sendo a primeira vez que o VCRX aceita participantes de outros países.
Participar de um evento online com certeza foi algo totalmente novo não é? Apesar disso você se inscreveu e venceu, o que te motivou a participar da Hime’s Cosplay Cup?
Por ser online foi preciso gravar minha performance em casa mesmo, o que parece fácil, mas não é. Mesmo assim, no dia eu fiquei tão nervosa quanto se tivesse no evento e mesmo sendo 2 horas da manhã eu gritei muito quando venci.
Ela nos disse que teve dificuldades na hora de gravar, já que até o cachorro do vizinho quis latir na hora da performance dela, ao mesmo tempo ela pode gravar muitas vezes e enviar o melhor vídeo.
Como está sua rotina durante esse tempo de quarentena?
– Eu e meu namorado já trabalhávamos em casa fazendo cosplay sob encomenda, então ficar em casa era algo normal. Mesmo assim o ano foi difícil. Em suma, economizamos o maximo que podíamos e começamos a procurar concursos online para nos distrair. Gravar, editar e terminar cosplay leva-se muito tempo.
E os planos pro futuro da carreira? Como estão apesar da bagunça que foi o ano de 2020?
– Como trabalhamos com encomenda cosplay, nossos planos são continuar nisso, esperando os eventos voltarem pois assim volta os concursos e eu tenho a final do Cosplay World Master para competir.
Para mais informações sobre o trabalho por encomenda dela, basta entrar em contato pelo Instagran e pedir o seu.
Qual a maior dificuldade que você já enfrentou como cosplayer? E afinal, de onde vem sua inspiração?
-Eu acho que a maior dificuldade que eu passei como cosplayer é não ter dinheiro para investir mais ainda nesse hobby. No começo era muito difícil conciliar os gastos de casa com o que queríamos fazer para participar de algum concurso.
Segundo ela, a prática ainda está em crescimento, então não é rentável para todo mundo. Ela continuou apaixonada pela arte do cosplay, mesmo sendo difícil em algumas situações.
-Foi graças ao cosplay que viajei pela primeira para outro país ou que ganhei um carro. Eu aprendi muito e ganhei muito com o que eu achava que seria apenas uma brincadeira.
Enfim, fique por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
Leia também
Comentários