Entrevistamos Jaqueline Fernandes, vencedora do Hime’s Cosplay Cup

No evento virtual da Crunchyroll (a VCRX) que aconteceu nos dias 4,5 e 6 de setembro, conhecemos algumas atrações inéditas.

Um dos destaques foi a vitória da brasileira Jaqueline Fernandes, que participou do concurso Hime’s Cosplay Cup.  Posteriormente, nós da Multiverso+ entramos em contato com a vencedora. Super simpática, ela atendeu nosso pedido e respondeu nossas perguntas, assim, podemos todos saber mais sobre ela e sua carreira.

Arquivo pessoal de Jaqueline Fernandes: Medicine Seller – Onmyoji

Jeyke a vencedora do Hime’s Cosplay Cup

Jaqueline Fernandes é de Osasco (SP), de antemão,  nos disse que é de sagitário gosta de RPG de mesa, e costuma assistir a Netflix. Começou a fazer os cosplays em 2007, depois de ir a um evento de anime.

Por falar em anime ela curte os clássicos, assim como Samuray X, Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. Porém, também curte Karekano, Fushigi Yûgi e Mononoke.

Minha primeira pergunta para Jeyke foi o que é ser Cosplayer para ela? Como ela define o seu Hobbie?

– Pra mim, além de poder ser por um dia o personagem que eu gosto, seja herói ou vilão, cosplay é aprendizado.

Em outras palavras, ela explicou que com o hobbie ela aprendeu a costurar, mexer com luzes LED, e até tecnicas de arduino. Ela se inspirou a participar de concursos depois que viu como era divertido, e participa em competições nacionais. Existem vários tipos de concursos de cosplay, inclusive podem levar os vencedores a representarem o Brasil em eventos internacionais.

Arquivo pessoal de Jaqueline Fernandes: lghtning – Final Fantasy XIII

A VCRX não foi sua primeira vitória, correto?

Já fui representar o Brasil em Portugal duas vezes, no Cosplay World Master; e também já venci duas vezes o concurso cosplay da CCXP, onde o prêmio é um carro. Então quando eu vi a oportunidade de participar do concurso cosplay da crunchyroll expo, eu não pensei duas vezes.

Jaqueline disse que adora competir, logo, já perdeu alguns concursos e se orgulha das suas vitórias. Ainda mais sendo a primeira vez que o VCRX aceita participantes de outros países.

Participar de um evento online com certeza foi algo totalmente novo não é? Apesar disso você se inscreveu e venceu, o que te motivou a participar da Hime’s Cosplay Cup?

Por ser online foi preciso gravar  minha performance em casa mesmo, o que parece fácil, mas não é. Mesmo assim, no dia eu fiquei tão nervosa quanto se tivesse no evento e mesmo sendo 2 horas da manhã eu gritei muito quando venci.

Ela nos disse que teve dificuldades na hora de gravar, já que até o cachorro do vizinho quis latir na hora da performance dela, ao mesmo tempo ela pode gravar muitas vezes e enviar o melhor vídeo.

Arquivo pessoal de Jaqueline Fernandes: Kerrigan – Starcraft

Como está sua rotina durante esse tempo de quarentena?

Eu e meu namorado já trabalhávamos em casa fazendo cosplay sob encomenda, então ficar em casa era algo normal. Mesmo assim o ano foi difícil. Em suma, economizamos o maximo que podíamos e começamos a procurar concursos online para nos distrair. Gravar, editar e terminar cosplay leva-se muito tempo. 

E os planos pro futuro da carreira? Como estão apesar da bagunça que foi o ano de 2020?

– Como trabalhamos com encomenda cosplay, nossos planos são continuar  nisso, esperando os eventos voltarem pois assim volta os concursos e eu tenho a final do Cosplay World Master para competir.

Para mais informações sobre o trabalho por encomenda dela, basta entrar em contato pelo Instagran e pedir o seu.

Qual a maior dificuldade que você já enfrentou como cosplayer? E afinal, de onde vem sua inspiração?

-Eu acho que a maior dificuldade que eu passei como cosplayer é não ter dinheiro para investir mais ainda nesse hobby. No começo era muito difícil conciliar os gastos de casa com o que queríamos fazer para participar de algum concurso. 

Segundo ela, a prática ainda está em crescimento, então não é rentável para todo mundo. Ela continuou apaixonada pela arte do cosplay, mesmo sendo difícil em algumas situações.

-Foi graças ao cosplay que viajei pela primeira para outro país ou que ganhei um carro. Eu aprendi muito e ganhei muito com o que eu achava que seria apenas uma brincadeira.

Arquivo pessoal de Jaqueline Fernandes: Cosplay vencedor da Hime’s Cosplay Cup.

Enfim, fique por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Leia também

#VCRX: Fim de semana cheio de atrações na Crunchyroll Expo

#VCRX Saiba tudo sobre o evento Online da Crunchyroll

Comentários