Porque Cardcaptos Sakura foi cancelado nas Filipinas

Vários fãs de anime ficam de coração partido com a luta entre o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, e o canal ABS-CBN networks. Os espectadores esperavam pela volta de uma de suas heroínas favoritas as telas da tv, porém, amargaram o cancelamento do anime no pais.

O contexto político nas Filipinas

A briga entre a mídia e alguns governos tem se espalhado por todo o mundo, por exemplo, a rede ABS-CBN contra seu presidente. A razão da contenda, de acordo com o relato da New York Times, são declarações polêmicas do presidente Rodrio Duterte contra a emissora que é a maior do país.

A rede de tv e rádio acompanha de perto o combate do governo federal as drogas, todavia, esse combate é considerado sangrento e exagerado pela mídia. Em 2016, Duterte ficou furioso quando a rede se recusou a exibir seus anúncios de campanha. Posteriormente, a ABS-CBN emitiu um pedido de desculpas e também afirmou que a rede exibiu a maioria dos anúncios de campanha de Duterte.

Em maio desse ano, o canal foi ordenado a encerrar suas atividades pela Comissão Nacional de Telecomunicações. Apesar disso, a rede aguardava a renovação de sua licença pelo congresso, alegando ter sido informado que poderia continuar transmitindo, mas a ordem de desligar da Comissão Nacional de Telecomunicações forçou a ABS-CBN a sair do ar. Além disso, Rodrigo Duterte havia dito que não permitiria a renovação da licença.

O prejuízo aos fâs de anime

Embora o principal canal da ABS-CBN tenha sido retirado do ar, outras partes da rede continuaram ativos. Entre eles, estavam o serviço terrestre ABS-CBN TVplus e o serviço de assinatura via satélite Sky Direct. O Yey! O canal, que transmite anime ao lado da programação infantil de televisão, havia agendado os episódios de Cardcaptor Sakura: Clear Card.

Foram transmitidos apenas dois episódios pela Yey!, a grade de horários contava com duas exibições. Da mesma forma, outros títulos como Power Ranger: Dino Charge e Samurai X seriam exibidos de segunda a sexta.

Logo do canal Yey!

Na estréia do anime, muitos fãs postaram fotos em redes sociais ansiosos pelo programa em rede nacional. A qualidade da dublagem foi bem vista pelos espectadores, assim como a nostalgia de acompanhar a continuação da história de Sakura, cujo primeiro anime foi em 2001. Em outras palavras, os filipinos se apaixonaram pela primeira versão do desenho e aguardavam para ver a continuação do mesmo desde seu lançamento em 2018.

No dia 1 de julho a Yey! foi forçada a encerrar suas atividades em toda a área das Filipinas, deixando muitos fãs entristecidos. Relatos dos espectadores diziam o quanto o desenho trouxe de volta os sentimentos da infância e estavam ansiosos para assistir oficialmente a temporada do Card Captor Sakura Clear Card, porém só puderam assistir o programa uma única noite.

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Leia também:

Violence Action ganhará adaptação para TV

My Hero Academia está na lista dos mais vendidos de julho.

Funimation anuncia licença de Attack on Titan Chronicle

Comentários