Em preparação para o lançamento do novo game SONIC X SHADOW GENERATIONS, SEGA está lançando…
8 personagens trans em séries que você precisa conhecer
Nos últimos anos, tanto homens quanto mulheres trans receberam mais destaque nas produções audiovisuais. Inclusive, recentemente, a atriz e cantora MJ Rodríguez foi a primeira mulher trans a ganhar o Globo de Ouro pela sua atuação na série Pose. E no mês da Visibilidade Trans, celebrado nacionalmente no dia 29 de janeiro, separamos alguns personagens trans nas séries de TV que você precisa conhecer. Confira:
Jules (Euphoria)
De uma das séries mais faladas dos últimos tempos, Jules (Hunter Schafer) é uma das personagens principais de Euphoria. Sua chegada ao colégio causou bastante alvoroço por ela revidar uma agressão verbal do atleta da equipe de futebol lhe ameaçando com uma faca. Isso foi o bastante para desenvolver um laço forte de amizade com Rue – a protagonista. Enquanto lida com diversas agressões verbais no colégio, por ser uma mulher trans, Jules ainda lida com diversos dilemas pessoais e dramas familiares. Disponível na HBO Max e, atualmente, na sua segunda temporada.
Natasha (Segunda Chamada)
A série Segunda Chamada, se passa em uma escola que funciona na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), Natasha (Linn da Quebrada) é uma das alunas da escola. A personagem tinha abandonado a escola por sofrer transfobia desde nova. Ao retornar já mais velha, a situação continua, porém Natasha não abaixa a cabeça e enfrenta as agressões físicas e psicológicas por ser travesti. Natasha também sofre transfobia fora da sala de aula e dentro de casa. Segunda Chamada está disponível no Globoplay.
Sophia Burset (Orange is The New Black)
Casada com uma mulher e mãe de Michael, Sophia (Laverne Cox) é a única mulher trans na Penitenciária de Litchfield (a única que é apresentada na série pelo menos). Ela foi presa por ter roubado cartões de crédito, que eram utilizados para financiar suas cirurgias. Burset foi delatada pelo próprio filho que não a aceitava. Mesmo sofrendo transfobia na prisão, Sophia é uma mulher que sempre está disposta a ajudar, principalmente quando o assunto é beleza, uma vez que é ela quem cuida do salão de cabeleireiro de Litchfield. Orange is The New Black está disponível na Netflix.
Cassandra (Manhãs de Setembro)
Cassandra (Liniker) é a personagem principal da série nacional Manhãs de Setembro. Uma mulher trans, forte e sonhadora que trabalha como motogirl de aplicativo e busca o sonho de ser cantora fazendo cover da Vanusa. Aos 30 anos consegue conquistar um lugar só seu e sua independência. Tudo estava indo perfeitamente bem até que descobre que tem um filho de 10 anos e vê toda sua rotina sendo afetada com a novidade. Na série Liniker contracena com outras atrizes trans, como Clodd Dias (Roberta) e Linn da Quebrada (Pedrita). Manhãs de Setembro está disponível na Amazon Prime Video.
Blanca (Pose)
Blanca (MJ Rodriguez), desde muito cedo, conheceu o preconceito e a falta de aceitação familiar. Ela foi expulsa de casa ainda jovem, pois seus pais não aceitavam sua identidade de gênero. Após um período conturbado nas ruas, ela é acolhida por Elektra Abundance e é apresentada ao mundo dos bailes. Nos desfiles feitos nesses bailes, ela não só se destaca, como também encontra seu lugar. É alguns anos mais tarde que ela decide fundar a própria casa, batizada de Evangelista, e seguir o próprio caminho, ajudando mais jovens LGBTQ+ como ela. Disponível no Star+ e na Netflix.
Nomi (Sense8)
Da queridíssima dos fãs Sense8, Nomi (Jamie Clayton) é uma mulher trans (assim como sua intérprete) e hacktivista. Ao longo dos episódios, conhecemos um pouco mais de sua trajetória. Começando pela sua mãe, que nunca a aceitou e sempre agiu de maneira transfóbica, frequentemente se referindo a ela pelo “nome morto”. Graças aos eventos da série, percebemos o quão empática ela é, sempre ajudando os membros de seu grupo enquanto compreende mais a si mesma. E foi graças ao apoio de amigos e de sua namorada, Amanita, que ela pode deixar todo o preconceito sofrido para trás e ser quem ela acredita que é. Sense8 está disponível na Netflix.
Buck Vu (The OA)
Não pensem vocês que só de mulheres trans é feita nossa lista. Na série de ficção científica: The OA, temos Buck Vu – um garoto transexual que ainda está tentando reconhecer seu corpo. Estudante do ensino médio, Buck (Ian Alexander) faz parte do coral da escola e tem uma boa relação com os garotos cis da escola. Em contrapartida, em casa Buck e seus pais têm um relacionamento complicado. Seus pais se recusam a reconhecer sua identidade de gênero. Inclusive devido a falta de apoio, Buck recorre aos traficantes e compra testosterona de forma ilegal. The OA está disponível na Netflix.
Theo Putnam (O Mundo Sombrio de Sabrina)
Sendo criado por seu pai, Theo, por muito tempo, se identificou como não-binário. Algum tempo se passou e Theo (Lachlan Watson) passou a se sentir desconfortável consigo mesmo, tanto por suas roupas quanto pela pessoa que ele via no espelho. É depois de um período de choros e nervosismo, que Theo passou a se enxergar e se identificar como homem transgênero. Dali em diante, ainda que sofrendo bullying por parte de alguns alunos do colégio, ele pode se sentir bem consigo mesmo outra vez.
E aí, já conhecia as personagens? Sentiu falta de alguém? Deixe nos comentários. E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter .
Leia também:
This is Us entrega um dos seus melhores episódios
A Vida Depois (The Fallout), crítica do filme da HBO Max
5 Animações com temáticas adultas que você precisa assistir
Comentários