O BLAST R6 Major de Montreal chegou ao fim no último domingo (17) com a…
Importância do treino físico e mental para conquistar um bom resultado
Os e-sports vêm crescendo exponencialmente a cada dia. Então cada vez mais é importante encontrar um equilíbrio entre treino físico e mental. Para os atletas profissionais que treinam e competem, o simples “prazer de jogar” pode estar associado diretamente ao resultado da partida e ao desfecho do campeonato. Em outras palavras, tudo está relacionado a alta performance. Para essa matéria sobre treino físico e mental, conversei com o médico esportivo Dr. Ricardo Eidi.
Equipe Multidisciplinar
Com o aumento do número de participantes de diferentes idades, a disputa pelo alto desempenho fica cada vez mais acirrada. Cada medida adotada, cada trabalho desenvolvido e cada minuto de treino podem fazer a diferença. Equipes inteiras compostas por diversos profissionais, como atletas, técnicos, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, médicos, nutricionistas e muitos outros trabalham em conjunto para gerar bons resultados e manter a saúde física e mental dos jogadores.
Nessa busca pela excelência no desempenho através do treino físico e mental nos deparamos com diversos desafios, como por exemplo manter a saúde dos atletas e sua performance nas partidas ou até mesmo com questões como, será que existem maneiras de preparar esse atleta diferente da prática exclusiva de seu jogo? A resposta para essa questão é “sim”, existem algumas maneiras, diferentes da prática direta do jogo, de mantermos a saúde, alcançarmos o alto rendimento e desenvolver ainda mais a performance. Uma dessas maneiras são avaliações e treinos cognitivos, especialmente quando associados a prática integrada de exercícios.
Modelos de avaliação
Existem diversos modelos de avaliação. Quanto mais próximos ou específicos da modalidade melhor. Podemos, por exemplo, avaliar com testes computadorizados o tempo de reação simples de um atleta de CS:GO definindo quanto tempo esse atleta demoraria para “atirar” quando seu alvo entrou na mira. Também é possível calcular o tempo de reação de escolha. Isso é feito mostrando quanto tempo um atleta de Rainbow Six demoraria para escolher e disparar quando diante de dois alvos distintos. É viável até mesmo avaliar a capacidade de memória de curto prazo para saber se um atleta de League of Legends conseguirá armazenar e utilizar a orientação que acabou de receber do seu técnico ou membro da equipe.
“Tais testes computadorizados devem ser realizados com certa periodicidade e devem estar integrados na rotina de treinamento, sendo até mesmo importantes para ter informações indiretas sobre como está o sono, hidratação, alimentação e estado de humor do atleta. Podemos até mesmo medir como está sua memória, potencial retenção de habilidades, leitura de jogo e fadiga”, afirma o Dr. Ricardo Eidi.
Tudo isso pode ser medido e associado a novas maneiras de treinamento que darão parâmetros reais da capacidade individual de cada atleta. Assim entendemos como e onde cada um precisa melhorar, se este atleta está num dia ótimo para treinamento e como ele está em comparação com os demais atletas da equipe. Em outras palavras podemos levar especificidade ao seu treino e controlar sua carga de treinamento, melhorando sua performance e prevenindo desperdício de tempo e exposição ao risco de trabalhos ineficientes para determinado momento.
Mente sã em corpo são
Encontrar o equilíbrio entre o físico e mental é importante. Tais pesquisas mostram que quando conseguimos integrar treinos físicos aos treinos cognitivos (mentais) temos resultados muito melhores. E quando realmente associamos tais atividades, realizando-as simultaneamente, o benefício é exponencial em ambas as valências trabalhadas.
Também sabemos que alterações posturais, movimentos repetitivos e dores decorrentes de treinos sem controle e inadequados, podem comprometer o desenvolvimento do atleta sua alta performance, evidenciando então que melhorando a saúde estamos potencializando o rendimento competitivo e até mesmo a longevidade do praticante de e-sports.
Portanto, para fazer com que um atleta atinja todo seu potencial e alcance um novo patamar, devemos proporcionar um ambiente que desenvolva saúde física e mental, com adequado controle de carga de treino, práticas de exercícios físicos associados a treinos/testes cognitivos computadorizados capazes de medir a evolução desse atleta.
E para ficar por dentro das novidades do Free Fire, além de outros esports, jogos, músicas, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
Leia também:
Free Fire: Confira a primeira edição do Campeonato do Alok
RED Canids vence Gigantes Free Fire e BRs dominam pódio
Free Fire: Garena anuncia data de retorno da LBFF
Comentários
Pioneiro na Fisioterapia de esports no Brasil.
Além de esports, curto futebol, NFL e NBA.