O Som do Silêncio – Crítica sem spoilers

 

O Som do Silêncio (The Sound of Metal) é o grande nome da Amazon Prime Video a ser indicado ao Oscar 2021 em seis categorias.

O filme conta a história de Riz Ahmed, interpretado por Ruben Stone, um baterista de uma banda de metal que descobre que está perdendo a audição e ficará completamente surdo em algumas semanas. A doença aparentemente não tem uma causa específica. O único tratamento possível seria um implante experimental, que ele não tem condições de pagar.

Som pra causar silêncio

A maior qualidade do filme é justamente o que dá nome a ele. A maneira como é mostrada a perda de audição e a sensação sufocante do silencio, seja ele total ou parcial. Por se passar sob o ponto de vista do protagonista, nós somos levados junto com ele na jornada da surdez,  a tentar sobreviver e se encontrar nessa nova realidade.

sds 2
Esta imagem lançada pela Amazon Studios mostra Riz Ahmed em uma cena de “O Som do Silêncio.” (Amazon Studios via AP)

Roteiro simples e competente

Apesar do roteiro não conter grandes reviravoltas, ou momentos marcantes, é um filme sobre descoberta e pertencimento e aceitação, seja ela de outras pessoas ou de si mesmo.

O filme possui um ritmo bem dinâmico, e te mantem sempre interessado na dificuldade que o protagonista está enfrentando naquele momento. Os efeitos de câmera mostram bem onde devemos focar e toda a sutileza e maestria na edição de som fazem O Som do Silêncio uma experiência única.

O Som do Silêncio está concorrendo em seis categorias no Oscar 2021: melhor filme, melhor som, melhor ator, melhor roteiro original, melhor ator coadjuvante e melhor montagem.

Pessoalmente acho difícil levar melhor ator (apesar de ter uma boa atuação fica difícil competir com Chadwick Boseman, Gary Oldman e Anthony Hopkins).

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Leia mais:

Opinião: A importância da representatividade em grandes premiações (multiversomais.com)

Crítica: Mulan, novo live-action no Disney+ (multiversomais.com)

M+ Podcast #25 – O que está acontecendo?! O Oscar foi justo!!! | Multiverso+ (multiversomais.com)

Comentários

Felipe Marcel

Host do podcast Multiverso + e amante de cinema e qualquer tipo de história bem contada!