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Steam China, o “trunfo” do governo chinês | ARTIGO
Dois dias atrás, no dia 04 de fevereiro, o conhecido site de notícias PC Gamer postou uma notícia comentando sobre o lançamento da plataforma Steam China. Essa plataforma chegará ao mercado chinês daqui a três dias, mas virá acompanhada de jogos de grande público no país, entre eles Dota 2 e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).
Porém, uma grande questão vêm rondando a cabeça dos desenvolvedores de games chineses e o próprio público de fora que observa esse anúncio. Afinal, não é como se a China já não tivesse a presença da Steam Internacional em seu território. Inclusive, muitos se perguntavam como o governo chinês aprovava a presença da plataforma dentro do país; afinal, lá as coisas são conhecidas pela burocracia.
A justificativa oficial para criar a Steam China
Com a ideia de criar uma plataforma apenas com jogos aprovados pelo Estado, a Steam China apresentaria jogos que poderíamos considerar como aqueles jogos “safe”. Pois como já sabemos, uma coisa que o governo de Pequim se importa é para a moral de sua população, e essa seria sua principal justificativa; a Steam China seria um hub onde se encontram os principais games de Esports, como os já citados Dota 2 e CS:GO, além de possibilitar o controle de tempo que alguns usuários poderiam despender em cada jogo.
Mas uma coisa não faz sentido. Afinal, porquê juntar esses games em uma plataforma à parte da Steam Internacional? Se a ideia realmente fosse tirar a minoria dos jogos de alcance dos chineses, o governo bloquearia esses jogos em específico. Na verdade, o que fica claro é que a China quer fazer o oposto: permitir alguns e bloquear o resto, o que teria efeitos catastróficos. Até porquê, a indústria chinesa de games é hoje tão grande que a decisão do governo não afeta apenas a população.
Perfect World and Valve will launch a public beta of Steam China on Feb 9.
DOTA 2 and CSGO will be the first titles to start operations on the new platform. Chinese players will be required to sign up on Steam China to play these games, everything transfers over. pic.twitter.com/f2C07M7RhK
— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) February 3, 2021
O quanto a China é importante pra nós?
Todo ano publica-se centenas de jogos independentes por estúdios da China na Steam. Eles também são o segundo maior público gamer do mundo (atrás apenas dos Estados Unidos).
Assim, o efeito imediato dessas ações seria a drástica redução de público em games que não pudessem ter aprovação do governo de Pequim. Isso acabaria por gerar uma receita que com certeza seria menor para a indústria como um todo (Ou seja, não apenas na China).
Além disso, como os jogos indie necessitariam de aprovação do governo chinês para lançarem, algumas empresas poderiam não aguentar o prazo de aprovação (estimado pelo governo de ser entre 12 e 24 meses). Por isso, outro efeito imediato seria a falência de diversas dessas empresas. Como disse um publisher anônimo à matéria da PC Gamer, seria loucura passar “anos desenvolvendo um game para deixar ele parado num gabinete do governo por 18 meses”.
Qual pode ser a intenção do governo chinês?
Como uma das maiores indústrias do país, tomar controle das empresas de games na China acaba se tornando até uma estratégia política. Como atualmente o mercado é muito disperso, com diversos estúdios pequenos tendo a possibilidade de lançar jogos pela Steam, é difícil ter controle do dinheiro que circula com os games.
Além disso, a China é mundialmente famosa por querer e conseguir tomar controle de todos os ramos da sua economia. Portanto, devemos olhar criticamente para o lançamento da Steam China na semana que vem, pois teremos alguns efeitos à longo prazo. Primeiro, podemos esperar uma concentração de capital em grandes estúdios chineses (como a Tencent, controlada pelo governo do país). Também podemos esperar uma mudança de imagem que temos quando pensamos em jogos da China; há uma associação muito forte à produção chinesa de games com jogos de apelo sensual (hentai) ou violentos demais.
E que imagem a China passa para o mundo?
Porém, mesmo que o governo de Xi Jinping esteja tentando fazer um maior controle interno sobre o público gamer e, ao mesmo tempo, esteja tentando impor uma imagem mais higienista da China, o forte corretismo moral que está sendo aplicado, em conjunto com a censura e a intervenção estatal, apenas indicam que partido único que controla o governo não está passando por uma mudança. Pelo contrário, a estratégia usada pelo Estado chinês mostra a estagnação do país em um passado moral; passado que a gente já estava acostumado a ver os noticiários.
Apesar de a Steam Internacional e Steam China, ao menos inicialmente, irem existindo juntas, com certeza chegará o momento que a estratégia do governo fará com que a Steam Internacional deixe de ser rentável no país, e seja melhor manter apenas a Steam China. Quando chegar nesse ponto, será tarde demais para conter os prejuízos no mundo todo, especialmente por lá.
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Comentários
Sempre me chamam por Muri! Sou fanático por jogos de RPG e de ritmo. Também tenho fascínio animações e quadrinhos japoneses (animes e mangás), bem como pelo cenário musical nipônico. Atualmente estudo Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.