Skip to content
10 horas Para o Natal

10 horas Para o Natal: Crítica com spoilers

Estreia nessa quinta-feira (10), nos cinemas em circuito, o novo filme brasileiro da Paris Filmes: 10 Horas Para o Natal. O Multiverso+ já assistiu e conta tudo para vocês.

O Enredo

10 Horas Para o Natal conta a história da família Silva, que era muito feliz até os pais decidirem se separar.

Desde então os Natais da família nunca mais foram iguais e, para piorar, a mãe Sônia (Karina Ramil) é médica obstetra e é chamada justamente na véspera de Natal para realizar um parto de gêmeos. Na pressa, Sônia deixa os três filhos na casa do ex-marido Marcos Henrique (Luis Lobianco), que estava saindo para o trabalho, mas diz que não tem problema, pois a mãe dele já estava voltando da feira.

Os três tiveram boas intenções: preparar o melhor Natal de todos para reunir a família novamente. Pronto, o circo estava armado para Julia (Giulia Benite), Miguel (Pedro Miranda) e Bia (Lorena Queiroz) fazerem bagunça sem supervisão, e assim partiram para um centro comercial de São Paulo.

As crianças

A dinâmica dos três evolui. No começo, os três são bem hostis uns com os outros, brigando bastante e representando bem uma família “quebrada”.

Julia parece carregar duas malas sem alça, mas as carrega por obrigação como irmã mais velha. Miguel, o do meio, parece meio perdido querendo agradar e conquistar aprovação. Por fim, Bia é a caçula chorona e mimada, que resolve tudo com berros ou chantagem emocional fazendo uma cara fofa.

A relação dos três no começo do filme não é um bom exemplo para nenhuma criança, principalmente a Bia. Mas com o passar do dia os irmãos vão se ajudando e os laços fraternos vão ficando mais fortes na esperança de reunir a família novamente.

Correria para o Natal

A trama traz uma quebra de expectativa, pois normalmente em filmes assim as crianças fazem tudo sozinhas e os pais são uns bobos que não sabem de nada e/ou não conseguem acompanhar. Marco Henrique descobre o paradeiro de seus filhos e corre atrás apavorado e ao encontra-los acaba se tornando cúmplice do plano natalino.

É fofa a relação de Marco Henrique com Julia. Os papéis de pai e filha muitas vezes se invertem com a menina e os dois atores trazem uma dinâmica muito boa para seus personagens, que parecem realmente se conhecer de longa data.

A cena da briga pelos patins na loja de brinquedos pode ser comparada a uma versão moderna de Um Herói de Brinquedo (1996). Agora com a participação de uma criança junto para trazer uma nova ação para a cena.

Há também um momento musical com a música natalina que a Júlia não aguenta mais ouvir. Porém, a cena não fez o menor sentido, sendo totalmente dispensável.

Desfecho

O filme segue um ritmo crescente de alegria com a família dando um check em tudo de sua lista, até que, claro, o clímax acontece com eles perdendo tudo que suaram para conquistar ao longo do dia.

A partir daí o roteiro seguiu por alguns caminhos questionáveis. É absurdo um mendigo dar o peru de Natal para a família classe média alta por ele não ter onde cozinhar o animal e os Silva simplesmente aceitarem e seguirem com a vida como se fosse natural conseguirem o que precisam e pronto. Para não ficar feio demais, a única pessoa sensata foi a Julia que, embora tenha hesitado, voltou para convidar Leon para a ceia.

O mendigo Leon é observador e presente desde o início do filme. Então, chega a ser até previsível que ele poderia ser o Papai Noel, mas mesmo após Leon/Noel entregar presentes para as crianças, a família o esnoba totalmente.

Julia parece ser a única a perceber de fato a magia natalina por trás da presença de Leon/Noel e assim o desfecho da trama não foi tão vivo e animado quanto o restante da história. Mas final a parte, de modo geral 10 Horas Para o Natal é um bom filme.

Assista também os pedidos que os atores fariam para o Papai Noel, clicando aqui.

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Leia também:

CCXP Worlds 2020: Esquadrão Suicida revela detalhes inéditos

Alfred Molina voltará ao papel de Doutor Octopus

M+ Podcast 44: Conversa com a Turma do Sextou

Comentários
+ posts

Formada em Comunicação Social pela UFRJ.
Pode me chamar de Cla ou Clari.
Estou sempre de olho no mundo dos esports para trazer o melhor conteúdo para vocês.
E adoro maratonar séries e filmes nas horas vagas! Então podem esperar algumas críticas de produtos audiovisuais bem mainstream por aqui também.

Formada em Comunicação Social pela UFRJ.
Pode me chamar de Cla ou Clari.
Estou sempre de olho no mundo dos esports para trazer o melhor conteúdo para vocês.
E adoro maratonar séries e filmes nas horas vagas! Então podem esperar algumas críticas de produtos audiovisuais bem mainstream por aqui também.

Back To Top