O Esquema Fenício traz espionagem, humor ácido e grande elenco, enquanto eleva ao máximo a tradicional visão estilizada do diretor

Charlie em Ação é a prova de que Pierce Brosnan segue firme e forte
Charlie em Ação é um dos maiores lançamentos do serviço de Adrenalina Pura no começo de 2025. O filme chega no dia 1º de janeiro, tem direção do australiano Phillip Noyce (O Colecionador de Ossos e Salt) e é protagonizado por Pierce Brosnan. Preciso dizer mais?
Charlie é braço direito de Stan (James Caan em sua última atuação no cinema), um chefão do crime que ele considera como um pai e está envelhecendo e começando a apresentar sinais de esquecimento. O problema é que nesta condição o chefão se torna vulnerável e seu território é contestado por Beggar (Gbenga Akinnagbe), um criminoso mais novo que está conquistando espaço e poder.
Beggar encomenda a morte de toda a equipe de Stan, mas falha na eliminação de Charlie. A partir daí poderia ser só mais uma história clichê de um vingador. Mas é muito mais. Fala sobre envelhecimento, disputa de poder, amor e taxidermia.
Charlie logo se encanta por Marcie (Morena Baccarin), a ex-mulher de um assunto pendente que ele precisava resolver no começo do filme. A moça é durona e encara algumas situações barra pesada muito melhor que a maioria das pessoas, segundo Charlie. E ela tem a curiosa profissão de taxidermia, o que rende diálogos curiosos sobre sentimentos humanos e de animais.
A química cômica e de ação da dupla é fantástica. É ótimo para equilibrar o clima do filme e não ficar tão pesado em uma sede de vingança sem fim e sem diálogos. Traz uma boa camada de complexidade para a trama.
Mas isto não quer dizer que a ação deixa a desejar de modo algum. Charlie é um assassino experiente. Ele é capaz de sozinho derrubar facilmente muitos outros matadores bem mais jovens que ele, talvez até demais. Por isso, é ótimo ver Pierce Brosnan em ação – desculpa o trocadilho com Charlie em Ação – quase em um estilo Disney, em que você sabe que tudo vai dar certo no final. Em alguns momentos, o astro não parece ter envelhecido e mantém o charme dos tempos de 007. Mas seus inimigos poderiam ser um pouco mais desafiadores para trazer maior tensão para a tela.
O tema do envelhecimento e busca de aposentadoria para uma vida pacata longe dos assassinatos é mencionado algumas vezes. Esta temática está se tornando cada vez mais frequente em produções protagonizadas por grandes estrelas de filmes de ação, que estão ultrapassando a casa dos sessenta – não deixe de ver Pacto de Redenção com Michael Keaton.
É diferente, mas ainda são filmes de ação de qualidade e prazeroso com um tempero especial ao vê-los enfrentando alguns dilemas e problemas físicos que os demais seres humanos enfrentam.
Leia também:
+ Crítica: Tempestade Ácida é um filme de desastre natural e um alerta
+ Crítica: Herege causa frio na espinha e reflexões
+ Crítica: A Garota da Vez é assustadoramente bom
Adrenalina Pura é um serviço de streaming focado em produções audiovisuais de ação, terror e suspense com mais de 400 filmes no catálogo, disponível em toda a América Latina através da Apple TV, Prime Video e Claro TV+. Em 2024, o serviço somou mais de 10 milhões de horas assistidas e disponibilizou de forma exclusiva 20 lançamentos e já está com um line-up definido para o primeiro semestre do próximo ano, a começar com Charlie em Ação.
Comentários
Produtora de conteúdo de entretenimento com mais de 5 anos de experiência na área. Estou sempre de olho no mundo em tudo que acontece nos universos de cinema, séries e games para trazer o melhor conteúdo para vocês.