skip to Main Content
Ligação Sombria: dois homens em uma mesa de uma diner, um está com o pulso algemado a mesa e o outro está gritando

Crítica: Ligação Sombria vai te prender do começo ao fim

Nicolas Cage está ótimo entregando loucura e imprevisibilidade pura em Ligação Sombria. E é exatamente a imprevisibilidade que prende tanto a atenção neste filme, gerando tensão do começo ao fim.

Nicolas Cage e Joel Kinnaman vivem dois personagens completamente contrastantes. Enquanto Cage interpreta um personagem desequilibrado e excessivo, Kinnaman interpreta David, um homem de família que faz de tudo para tentar manter o controle em uma situação de total estresse.

O personagem David é construído para gerar empatia desde o começo, refletir uma pessoa centrada e gerar contraste. Conhecemos ele deixando um filho com a avó para ir ao hospital encontrar a esposa, em trabalho de parto. Eles já perderam um bebê por complicações de parto anteriormente, o que deixa a situação mais tensa que o normal. Você torce para o marido chegar à tempo e dar tudo certo. E é aí que surge o personagem de Nicolas Cage para elevar muito mais a tensão.

Este personagem, sem nome, é totalmente instável e imprevisível. Além disso, conta diferentes histórias ao longo de uma viagem de carro. E por viagem eu quero dizer sequestro relâmpago. A única coisa que fica clara na primeira meia hora de filme é que David está sendo forçado a dirigir até a sua morte. Cage afirma a todo momento que seu refém é culpado de algo, que não fica muito claro de início, e que sabe muito bem o porque daquilo estar acontecendo. Por conta da empatia gerada com tantos detalhes da vida de David no começo do filme, e até acompanhando o parto à distância, é difícil o espectador não acreditar que aquilo é realmente um engano.

O diretor Yuval Adler deixou Cage brilhar com as mudanças de humor de seu personagem e ajudou a criar uma atmosfera quase sobrenatural nele em Ligação Sombria. E por conta do nome original do filme Simpathy for the Devil (Simpatia pelo Diabo, em tradução livre), em alguns momentos até me perguntei se ele seria literalmente o diabo ali e não uma metáfora de tão cruel que este personagem é.

Afinal, encontrando algumas pessoas pelo caminho, você nunca sabe quem vai acionar um gatilho mental nele e qual será sua próxima vítima. Isso sem contar todas as diferentes histórias que ele conta ao longo da noite, que só contribuem para construir a certeza da insanidade do personagem na mente do espectador.

O filme tem uma reviravolta meio “Pânico“. Mas opta por um desfecho bem diferente, que me fez ir. Não por ser ruim, não me entenda a mal. Mas um riso gostoso de mesmo quando parecia que o final seria o mais óbvio, até que ainda deu para surpreender.

Ligação Sombria
Título original: Simpathy for the Devil
Lançamento: 19 de setembro de 2024
Direção: Yuval Adler
Elenco: Joel Kinnaman, Nicolas Cage

 

Para saber mais sobre o universo do cinema, acompanhe o Multiverso+.

Comentários

Produtora de conteúdo de entretenimento com mais de 5 anos de experiência na área. Estou sempre de olho no mundo em tudo que acontece nos universos de cinema, séries e games para trazer o melhor conteúdo para vocês.

Produtora de conteúdo de entretenimento com mais de 5 anos de experiência na área. Estou sempre de olho no mundo em tudo que acontece nos universos de cinema, séries e games para trazer o melhor conteúdo para vocês.

Back To Top