“Um match surpresa",da Netflix, crítica com spoiler

“Um match surpresa”,da Netflix, crítica com spoiler

Um match surpresa: Será que a nova comédia romântica natalina da Netflix realmente deu match?

O primeiro filme natalino da Netflix já está entre nós e em primeiro lugar no TOP 10 no Brasil hoje (09/11/2021). E você, já assistiu “Um match surpresa”?

A rainha do streaming não deixou nada a desejar com o elenco: The Vampire Diaries, Eu Nunca…, Glee e Shadowhunters, tudo junto e misturado.

Nina Dobrev, Darren Barnet, Jimmy O.Yang, Harry Shum Jr., Rebecca Staab e James Saito estão entre o elenco e a pergunta que fica é: o sucesso é por conta desse elenco pesadíssimo, por que todos estavam ansiosos por um clichê de Natal ou por que o filme é bom mesmo?

Um match surpresa | Imagem de Divulgação Netflix
Darren Barnet e Jimmy O.Yang em “Um match surpresa”

Enredo de Um match surpresa (Não contém spoiler)

Natalie Bauer (Nina Dobrev, Elena Gilbert na série The Vampire Diaries) é uma jornalista de 30 anos que transformou a sua triste vida amorosa em artigos de sucesso na internet. Há anos ela conta seus encontros desastrados sob o pseudônimo “Sempre Madrinha” na coluna “Encontro Desastrado”. Mesmo com vários dates dignos de risadas, Natalie não deixa de acreditar na alma gêmea, o par perfeito, e o clichê já começa daí.

Após a amiga mudar o raio de distância no seu aplicativo de encontros, Natalie dá match com Josh Lin, aparentemente ninguém mais ninguém menos do que Darren Barnet, o Paxton Hall-Yoshida  da série Eu Nunca, que enfim está fazendo um personagem condizente com sua idade.

Enquanto Natalie está tendo uma semana incrível conversando todos os dias com Josh sobre filmes e livros, seu chefe está no seu pé em busca de uma nova matéria.

Um match surpresa | Imagem de Divulgação Netflix
Darren Barnet em “Um match surpresa”

“E se o artigo falar sobre uma garota prestes a desistir do amor, que descobre que o cara perfeito talvez exista mesmo? Ela arrisca tudo, a sanidade, o bom senso, a chance de participar do The Bachelor, e é recompensada se apaixonando a tempo para o Natal”.

É com esse discurso que Natalie convence seu chefe Lee (Matty Finochio) a esperar um novo artigo enquanto ela viaja 5.000 km de West Hollywood – Los Angeles para Lake Placid – Nova York para ter seu primeiro encontro com Josh.

Tudo parecia perfeito até que Natalie chega à casa dos Lin e descobre que caiu em um Catfish. Josh (Jimmy O.Yang, Jian-Yang na série Silicon Valley da HBO),  usou fotos do antigo amigo de escola Tag (esse sim o verdadeiro personagem interpretado por Darren Barnet) para poder se dar bem no aplicativo, o que ele não esperava era a visita surpresa de Natalie no Natal.

Com muitas risadas o longa se desenrola com a promessa de Josh ajudar Natalie a ficar com Tag, desde que ela finja ser a sua namorada pra família dele.

Nina Dobrev e Darren Barnet em "Um match surpresa" 
Nina Dobrev e Darren Barnet em “Um match surpresa”

Reviravolta do filme (contém spoiler)

A grande sacada do filme, que deixa o clichê um pouco menos clichê, mesmo que a maioria das pessoas já adivinhe o final do filme, é o famoso “o feitiço virou contra o feiticeiro”. Enquanto Natalie foi enganada por Josh por usar a aparência de outra pessoa, ela se utiliza dos conhecimentos de Josh para se aproximar de Tag.

A mentira começa quando Natalie se apresenta como prima de Josh e está lendo o livro favorito de Tag, que ela não odeia. Depois vai crescendo com ela falando que faz escalada e por fim indo a uma churrascaria sendo que é vegetariana.

Em um universo em que vivemos de aparência, essa discussão se faz mais do que necessária e foi muito bem ambientada durante o filme. Natalie e Tag não tinham nada em comum, ele não seria o “par ideal” da personagem, diferente de Josh, que desde o primeiro match teve conversas noite à dentro com Natalie, além de conhecer muito bem seu gosto musical e formas de acalmá-la, por exemplo.

Após o desenrolar do filme acontece o que a maioria já esperava do clichê da comédia natalina: Natalie ficando com Josh após uma lição de moral que faz o público refletir sobre amor, empatia, aparências e lealdade. O que muitos telespectadores estão reclamando é a falta de química entre o casal. Isso ocorreu principalmente porque Josh aparenta ser adolescente, enquanto Natalie apresenta ter 30 anos.

Tirando isso, a comédia entrega tudo o que é esperado em um filme de Natal: família reunida, decoração temática, montagem de árvore de Natal, tradição de cantar músicas, e inclusive conta com apresentação do irmão mais velho de Josh, Owen Lin (Harry Shum Jr que interpreta Mike Chang na série Glee e também Magnus Bane em Shadowhunters), um dos personagens chave para a mudança e crescimento de Josh na trama.

O filme dá match e atende sua proposta com ótimos diálogos e risadas. Na escala do Multiverso+ o filme ganha um 7/10. 

Nina Dobrev e Jimmy O.Yang em "Um match surpresa"
Nina Dobrev e Jimmy O.Yang em “Um match surpresa”

E você, o que achou de “Um match surpresa”? Escreve nos comentários.

Filmes mencionados:

Afinal, “Duro de Matar” pode ser considerado um filme de Natal? E “Simplesmente Amor” é o melhor filme natalino? Essas são algumas das questões tratadas em “Um match surpresa”. Ao longo do filme outros títulos são mencionados, para quem não anotou segue a lista:

Simplesmente Amor (Romance/Drama) – Filme de 2003, disponível na Amazon Prime Vídeo

Duro de Matar (Ação/Aventura) – Filme de 1988, disponível no Star+

Dias de Trovão (Ação/Drama) – Filme de 1990, disponível na Amazon Prime Vídeo, YouTube e Google Play Filmes e TV

Missão Impossível  (Ação/Aventura) – Filme de 1996, disponível na Paramount+

Além dos filmes acima, a trama também faz menção especial as séries “The Walking Dead” e “Game of Thrones”, ao livro de poemas Where the Sidewalk Ends (autor Shel Silverstein) e ao livro Walden (autor Henry David Thoreau).

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter .

Leia mais:

Robert Downey Jr. e Matt Damon se juntam ao elenco de Oppeheimer

Entenda as cenas pós-créditos de Os Eternos

Stranger Things 4 recebe novo teaser

Os Eternos – Crítica com Spoilers

Comentários

De Game of Thrones a Grey's Anatomy, de Breaking Bad a Harry Potter. Bruna é maratonista profissional de filmes e séries, leitora feroz e aspirante a fotógrafa. Produtora de conteúdo e graduada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi.

Bruna Santana

De Game of Thrones a Grey's Anatomy, de Breaking Bad a Harry Potter. Bruna é maratonista profissional de filmes e séries, leitora feroz e aspirante a fotógrafa. Produtora de conteúdo e graduada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi.