skip to Main Content
Imagem promocional de Vitória

Vitória: Atuações emocionam em meio ao simples

Após o estrondoso sucesso e a vitória de Ainda Estou Aqui como o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2025, o cinema brasileiro teve uma sequência interessante com o lançamento de Vitória, trazendo o foco do público de Fernanda Torres para a sua mãe, Fernanda Montenegro. E que bom que o filme estreou em um momento tão propício, que proporcionou um excelente lançamento nos cinemas nacionais, colocando os brasileiros para testemunhar a brilhante atuação de Montenegro aos 93 anos (idade que tinha na época das gravações).

Contando a história real de Joana Zeferino da Paz (chamada no filme de “dona Nina”), Vitória mostra como a idosa foi responsável por destruir um esquema de tráfico de drogas em Copacabana, Rio de Janeiro, apenas com o uso de uma câmera e muita coragem. Com direção de Andrucha Waddington, o filme retrata muito bem os elementos da época em que se passa (o ano de 2005) e conta com ótimas atuações no núcleo principal, apesar de apresentar um texto bastante simples e que, em algumas cenas, pode quebrar a imersão do espectador.

Isso acontece porque, ocasionalmente, certos diálogos retratam o uso de palavras e frases que nunca se encaixaria em uma situação real. Em outras palavras: fica bastante óbvio que estamos assistindo um filme.

Foto dos bastidores de Vitória com Thawan Lucas, Alen Rocha, Fernanda Montenegro e Linn da Quebrada
Foto: Divulgação

Mesmo assim, a genial Fernanda Montenegro traz novamente toda a sua experiência e fisicalidade para as telonas e emociona ao entregar doçura, empatia, coragem e medo de uma forma que nos leva a simpatizar com a vivência da dona Nina, naquele que pode ser o seu último trabalho para o cinema. De mesmo modo, Linn da Quebrada , e o jovem Thawan Lucas são duas surpresas bastante positivas no quesito atuação.

Linn, que segue aparecendo muito bem em produções audiovisuais, interpreta Bibiana, vizinha que cria uma linda amizade com dona Nina, e Thawan (que tinha apenas 12 anos durante as gravações) dá vida a Marcinho, um personagem que conta com várias nuances durante o filme. Outro personagem do núcleo principal, o jornalista Fábio Gusmão, também é interpretado com competência por Alan Rocha, mesmo que o roteiro acabe por limitar o seu escopo.

Sinopse de Vitória:

“Aflita com a violência, dona Nina é uma senhora solitária que passa a tomar conta da sua vizinhança e, em conflito com os vizinhos, começa a filmar o tráfico e a criminalidade da janela de seu apartamento. A atitude chama a atenção de um jornalista, que faz amizade com a idosa e tenta ajudá-la nessa missão.”

Leia também:

+ Flow: O adorável vencedor do Oscar
+ O Brutalista é uma experiência única
+ Acompanhante Perfeita é humor crítico e violência no ponto certo

Vitória é uma produção da Conspiração Filmes em parceria da Globoplay. Confira o trailer oficial do filme:

Comentários

Nascido em 98 na pequena Pindamonhangaba, sou um cara comum que curte falar de filmes bons, música e o que mais eu estiver gostando no momento.

Nascido em 98 na pequena Pindamonhangaba, sou um cara comum que curte falar de filmes bons, música e o que mais eu estiver gostando no momento.

Back To Top
Verified by MonsterInsights