6 teorias em ‘Rick and Morty’ que comprovam a ciência por trás das loucuras alheias

 
Rick e Morty apresentam muitas ideias da ficção científica, como viagens espaciais mais rápidas que a luz, explorando realidades alternativas e construindo um parque de diversões dentro de um homem. Com isso, quão é apurada a ciência por trás dos enredos de Rick e Morty ? Bem … não é muito, mas tem um pouco de verdade em cada episódio.
A ciência por trás de Rick e Morty pode ser uma das partes centrais da narrativa, mas existe uma grave e exagerada interpretação da série por parte de alguns grupos que se aproveitam de algumas piadas para difundir uma moral esdrúxula de bullying e ideias machistas, a partir dos próprios pontos de vista. E para estes, segue abaixo uma das melhores cenas derivadas de idéias e teorias complexas do mundo real, antes que eu esqueça.

Todo a série é construída a partir da premissa de múltiplas dimensões, nas quais cada uma tem suas próprias variações situada em cada universo\planeta\ambiente diferente. Este conceito é chamado de Interpretação dos Muitos Mundos na comunidade científica e tem sido uma área de exploração desde os anos 50 .

A) A Teoria De Muitos Mundos

O conceito é de um multiverso infinito que permite a Rick e Morty fazer o que quiserem. Quando eles destruíram o mundo com um vírus terrível e tiveram que viajar para outro universo para que eles pudessem basicamente se matar e tomar seus próprios lugares.
A ideia de universos paralelos não é novidade e existe desde os anos 50. A Teoria dos Muitos Mundos sugere que toda vez que um novo evento ocorre, múltiplos universos são criados para refletir todos os possíveis resultados.

B) O Princípio da Incerteza de Heisenberg e o Experimento Mental de Schrõdinger


Logo na estreia da 2ª Temporada, Rick, Morty e Summer são removidos do tempo e dividem a realidade em várias partes. O episódio inteiro é baseado no Princípio de Incerteza de Heisenberg, que afirma que você nunca pode saber a posição exata e a velocidade exata de um objeto. Veja, se você medir a posição de alguma coisa, sua velocidade muda e vice-versa. Ao tentar medir seu lugar e velocidade exatos no espaço e no tempo, eles se retiraram do tempo todos juntos.
A incerteza fez com que Morty e Summer se dividissem no tempo em duas impossibilidades igualmente possíveis, Rick diz que elas não estão em nenhum cronograma. Para provar isso, ele abre a porta da garagem para revelar a casa flutuando no meio do espaço cercada por gatos.
Este é uma referência ao famoso experimento mental de Schrõdinger, de 1935, que sugere que, se um gato é colocado em uma caixa com uma armadilha cronometrada, o gato existe em dois estados. Em outras palavras, até que a caixa foi aberta, o estado do gato é completamente desconhecido e, portanto, o gato é considerado vivo e morto ao mesmo tempo até que seja observado. Este é um desses experimentos que você definitivamente não deve testar em casa.e em nenhum outro lugar.

C) Realidade Aumentada


Em “Mortynight Run”, Rick e Morty abandonam suas responsabilidades e passam algum tempo em Blips e Chits jogando o Roy , um jogo de simulação de realidade virtual onde você joga como um cara chamado Roy, que vive uma vida totalmente normal.
Não apenas os jogos de realidade virtual estão explodindo, mas alguns cientistas teorizaram que toda a nossa realidade não é mais do que uma simulação de computador. Imagina se todos nós fossemos apenas personagens sendo controlados por diferentes pessoas, tipo no jogo The Sims, em algum arcade do espaço sideral? Completamente insano, porém até o seriado Black Mirror já apresentou uma proposta mais próxima do real que já possamos ver.

D) Estamos vivendo uma simulação dentro de outra simulação


Rick e Morty gostam de explorar a ideia de que a realidade é flexível. O episódio “M. Night Shaym-Aliens!” apresenta Rick e Jerry tentando navegar fora de várias realidades simuladas. Algumas pessoas realmente acham que estamos todos vivendo em uma simulação de computador feita por extraterrestres superiores, assim como  Elon Musk, CEO da Tesla acredita.

E) A união faz a força, rs


Em “Auto Erotic Assimilation” nós encontramos um dos antigos interesses amorosos de Rick, a Unity. Unidade é um conceito coletivo que pode assimilar culturas inteiras à sua vontade. Ela assume as formas de vários gêneros, raças e até espécies. A unidade assimila as mentes fazendo com que um de seus hospedeiros vomite na boca de outro indivíduo, semelhante à maneira como formigas e abelhas se comunicam em grupos usando feromônios. 

F) Nazistas tentaram fazer cães falantes

https://youtu.be/g045Db3Fpmk
Em “Lawnmower Dog”, Jerry pergunta a Rick se ele pode inventar algo que faça o cão da família deles (Snuffles) mais esperto. O objetivo de ter um cachorro é sentir-se superior, certo? Bem, aparentemente, Jerry não foi a primeira pessoa a puxar esse fio.
Cientistas nazistas trabalharam em um conceito semelhante nos anos 30 para produzir um batalhão de cães falantes cuja capacidade de se comunicar com seus mestres humanos os tornaria uma força de apoio devastadora durante as operações militares.

Comentários