CBLOL 2022: Efeito da vitória da LOUD na audiência do campeonato

O segundo split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) de 2022 chegou ao fim no ultimo dia 03. A grande final aconteceu entre os times da paiN Gaming e LOUD no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A LOUD levou a melhor, ganhando de 3 a 0 em cima dos Tradicionais.

Além de levar o título de campeã do CBLOL 2022, a LOUD também ganhou R$ 100 mil em premiação e uma vaga para o campeonato mundial da modalidade, o Worlds. Curiosamente, no primeiro Split do campeonato, a Tropinha conquistou apenas o sétimo lugar e nem chegou a dar as caras nos playoffs.

Estatísticas de audiência do 2° Split do CBLOL 2022

Estatísticas de audiência do Segundo Split do CBLOL 2022 | Reprodução: Esports Charts
Estatísticas de audiência do segundo Split do CBLOL 2022 | Reprodução: Esports Charts

Segundo o Esports Charts, plataforma de análise de transmissão de esportes eletrônicos, as partidas do 2° split do CBLOL 2022 acumularam 14,2 milhões de horas assistidas, tendo um pico de 331,1 mil espectadores simultâneos durante as  transmissões.

O Esports Charts afirma que a partida mais popular de todo o split foi a grande final entre paiN Gaming e LOUD, totalizando 5,12 milhões de horas assistidas. A transmissão online do campeonato foi dividida entre o Youtube e a Twitch, tendo, respectivamente, um pico de 172,3 mil e 166 mil espectadores simultâneos.

O Esports Charts também comparou os dados do segundo split do CBLOL 2022 com as temporadas anteriores do campeonato, a partir de sua mudança para o formato de franquia, para ver a dinâmica das métricas.

Os números mostram que o primeiro split do CBLOL 2021 ainda é imbatível. O torneio teve os números mais altos em horas assistidas, média e pico de espectadores. Isso foi parcialmente atribuído à empolgação do público depois que o campeonato mudou para o formato de franquia. Desde aquela temporada, a cobertura de audiência do CBLOL caiu gradativamente.

A pesar disso, o Esports Charts aponta que a final do segundo split do CBLol 2022 teve o terceiro maior desempenho em número de horas assistidas e o segundo maior em pico de espectadores. A análise aponta que esses números foram impactados pela participação do lineup da LOUD nas finais, já que ela é uma das organizações de esports mais populares não só no Brasil, mas também no mundo.

De forma direta, podemos dizer que as métricas do CBLOL avançaram, mesmo que esses não tenham se mostrado tão criticos. Comparando com a League Championship Series, LCS, que viu seus números cairem pela metade nos últimos três anos, o CBLOL tem estado muito melhor, principalmente por causa do seu crescimento constante no pico de espectadores nas últimas três temporadas.

Análise de bate-papo do 2° Split do CBLOL 2022

Jogadores mais populares do 2° Split do CBLOL 2022  | Reprodução: Esports Charts
Jogadores mais populares do 2° Split do CBLOL 2022 | Reprodução: Esports Charts

A equipe do Esports Charts também analisou a atividade de bate-papo dos espectadores durante a partida final entre paiN Gaming e LOUD. No total, foram escritas quase 64 mil mensagens durante as partidas. A tag LOUD foi escrita mais vezes que a tag paiN13,3 mil vs. 11,8 mil.

Entretando, o jogador que mais foi mencionado no chat das transmissões foi o toplaner da paiN Gaming, o Wizer. O jogador apareceu no chat mais de mais de 400 vezes. Por outro lado, o jogador que menos foi mencioado foi o midlaner da LOUD, o Tinowns, aparecendo apenas 91 vezes.

Além disso, também foram analisadas as quantidades e quais foram os emotes usados durante as transmissões. A análise concluiu que o emote do simbolo da LOUD foi mais usado durante as partidas, sendo reproduzido cerca de 2,9 mil vezes.

A LOUD representará o CBLOL no Mundial de 2022. A equipe recebeu uma vaga para a fase de Play-In, onde lutará para avançar para a fase de grupos. As partidas do Campeonato Mundial acontecerão entre 29 de setembro a 5 de novembro no México e nos Estados Unidos.

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Leia mais:

CBLOL 2022: “Jogadores mais completos”, afirma Ceos após vitória

CBLOL: paiN e LOUD fazem final inédita

LoL: Buffs em Miss Fortune chegam ao PBE

 

Comentários

Jornalista paixonado por games, eSports e também por tentar entender os mais profundos anseios e questionamentos humanos. Formado pela Universidade Federal de Pernambuco.

Lucas Lopes

Jornalista paixonado por games, eSports e também por tentar entender os mais profundos anseios e questionamentos humanos. Formado pela Universidade Federal de Pernambuco.