O Mecanismo – A descoberta da corrupção

Em mais uma de suas obras, o diretor José Padilha encontra oportunidade de alfinetar a estrutura política do Brasil apresentando a série O Mecanismo, disponível no Netflix, desde o dia 23 de março de 2018.

A trama conta a historia de um policial federal , interpretado por Selton Mello, que junto a sua equipe tenta quebrar as barreias dos processos burocráticos impostos pela União, para cumprir seu propósito de acabar com a corrupção de uma empreiteira ligada ao governo. O desenrolar desta história acaba chegando ao âmbito político, o que aumenta ainda mais a dificuldade para combater os problemas acarretados.
5228e8d5-a90b-4dec-a5f0-b094b5dcdefb
Esta ficção foi inspirada na obra literária de Vladmir Netto “Lava Jato – O Juiz Sérgio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil , cujo, todos sabemos, faz referência integral ao atual momento político. Nos primeiros minutos percebe-se a necessidade de correlacionar a fotografia da série com a dos filmes Tropa de Elite, o que não teve muito sucesso devido a má qualidade na edição de algumas cenas. Uma justificativa pode está na ausência do diretor nas gravações, pois já faz algum tempo que Padilha não pisa em solo brasileiro após receber ameaças de morte, em repercussão do sucesso e as denúncias nesse dois filme, onde expôs as práticas abusivas da Polícia Militar do Rio de Janeiro em suas diferentes abordagens.
a621f8df-d06c-45d3-8ecf-7fd45d5e2e2f.jpg
Outro aspecto dramático que deixou a desejar foi a falta de clímax para as situações decorrentes de suspense nas cenas, transformando a série numa especie de “documentário fictício” e perdendo a oportunidade de instigar a imaginação dos telespectadores com uma obra baseada em fatos reais.
A serie em si mostra o ‘mecanismo’ que o sistema político brasileiro evoluiu; vale a pena ver para quem busca estar a par das mazelas e armadilhas que a população encontra-se a mercê, mas é válido lembrar que existe um grande espaço entre esta ficção e a realidade fatos.

 

Leia também:

Vingadores Guerra Infinita: O épico dos filmes de super heróis

Comentários
+ posts