skip to Main Content

Presidente da Federação Olímpica da Alemanha afirma que "os esports não existem"

De acordo com informações divulgadas pelo jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, o Presidente da Federação Olímpica da Alemanha, Alfons Hörmann, afirmou durante a recepção de ano novo da Confederação Alemã de Esportes Olímpicos, que “os esports não existem e não serão incluídos nos programas olímpicos”.

Com a declaração, o presidente se opõe mais uma vez ao que foi dito por Dorothee Bär, Comissária do Governo Federal Alemão, que afirmou em outubro do ano passado que os esports podem sim, ser considerado um esporte. Em contra partida, a ideia de Alfons vai de encontro as palavras de Peter Beuth, Ministro do Interior e do Esporte, que em uma de suas declarações, comparou os esportes eletrônicos com o ato de tricotar: O esport é tão pouco esportivo quanto o tricô e o toca-discos“.

Para ele, os esportes tradicionais transmitem valores como fair play e respeito pelas pessoas, coisas que não devem existir no ambiente ‘e-gaming’, assim intitulado por ele: “Não devemos permitir que a industria do e-gaming colete esses ativos esportivos“. Ele fecha o seu pensamento fazendo uma crítica que coloca os esports como uma modalidade que busca o financiamento do governo, assim como outros desportivos.

Embora o Presidente e o Ministro se posicionem contra, os esports estão cada vez mais próximos do ambiente olímpico. No ano passado, uma reunião comandada por Rick Fox, ex-astro do basquete e atual CEO da Echo Fox, reuniu importantes peças do mercado de esportes eletrônicos e tradicionais, a fim de estabelecer um diálogo entre ambas as partes para a adição dos esports dentre as modalidades olímpicas nos próximos anos.

O primeiro passo será dado na SEA Games 2019, onde as modalidades eletrônicas premiarão os vencedores de suas competições com medalhas semelhantes as que serão entregues aos atletas tradicionais.

Comentários
Back To Top