skip to Main Content
afreeca-freecs-vence-kt-rolster-lck-2018

LCK: Afreeca Freecs vence KT Rolster e enfrenta Kingzone Dragonx na final

Mesmo depois de eliminar a SKT, a KT Rolster não consegue manter o mesmo nível e acaba caindo contra a Afreeca Freecs na Escalada da LCK. E sim, teve Yasuo no último jogo.

 

Partida 1

https://www.youtube.com/watch?v=RcNi1VcWsLc&t=5s
Os dois times decidiram por pegar composições muito fortes no early e mid game. Do lado da KT, Camille/Galio e Varus contra Gangplank, Olaf e Taliyah.
Como esperado, as duas equipes jogaram muito safe a primeira partida, analisando meticulosamente cada movimento dos jogadores. A primeira kill da partida ficou nas mãos de Rush (Olaf) em cima do Spirit (Trundle). Mas enquanto isso, Kramer (Varus) levava a primeira torre da partida na bot lane, ganhando o bônus de gold solo.
Em termos de rotações, visão de mapa e posicionamento dos jogadores, ambos os times faziam uma partida muito segura, mesmo com pequenos erros que custavam eliminações para os dois lados. Mas a KT nessa partida conseguiu fazer 3 dragões (montanha, vento e infernal) em momentos que tinham a maior pressão no mapa contra nenhum da Afreeca.
Com certeza esses dragões fizeram uma grande diferença, mas aos 24 minutos, a KT fez uma linda fight no mid, com uma boa ult da Taliyah, separando o time da Afreeca e um excelente foco do Rush e Smeb, que explodiram o adc inimigo e ganharam a fight. Com isso fizeram o Baron, mais um dragão infernal e simplesmente empurraram as lanes para fechar o primeiro jogo da série.

Partida 2

https://www.youtube.com/watch?v=plBzy8_EydM
Se você não acompanha muito a LCK, a Camille é um dos campeões mais cobiçados dos times coreanos. Tanto pela sua força em lane, x1, pequenas lutas (skirmishes) e em teamfights quanto pela versatilidade de poder utilizá-la na jungle, por exemplo. Por isso, é must pick ou ban. Na segunda partida ela ficou open e foi o first pick da KT. Só que não esperavam uma excelente resposta da Afreeca: Malphite.
A segunda partida da série foi muito tranquila para a Afreeca. Com um excelente dive na bot lane, num 4×2, Kuro (Vel koz) e Mowgli (Skarner) foram cruciais para os dois primeiros abates do jogo. A pressão criada aqui foi o suficiente para minutos depois levarem a primeira torre da partida na bot lane.
Mas o ponto alto da partida, que criou uma grande janela de vantagem para a Afreeca, aconteceu por volta dos 15min30seg. O TusiN (Rakan) deu uma lindo engage na mid lane, garantindo o abate no Azir inimigo, a torre tier 1 do mid e pressão suficiente no mapa para pegar o Dragão Infernal minutos depois (a Afreeca já tinha um da Montanha no bolso).
A partir desse momento, foi um jogo muito certo para a Afreeca. A Camille do Smeb não conseguia sequer ganhar a troca com o Malphite nessa etapa do jogo e num pick off (mais uma vez, boa iniciação do Rakan do TusiN) em cima do Olaf do Rush, a Afreeca faz o Baron e levou por conta da casa uma kill no Smeb.
Aos 31min50seg, o Olaf do Rush tentou dar um sopro de sobrevida a KT na partida quando conseguiu executar o roubo do Baron, mas com 3 jogadores mortos e a base sendo invadida por superminions no top, Ucla e Deft não conseguiram segurar a pressão e a Afreeca simplesmente puxou o mid para empatar a série.

Partida 3

https://www.youtube.com/watch?v=W8w60VZnX5s
 
Na terceira partida temos composições interessantes. Do lado da KT temos uma grande força para pequenas lutas, com Sejuani, Shen e Taliyah. Contudo, mesmo com um grande poder de iniciação, eles dependem muito que o dano da Taliyah e do Varus encaixem para crescerem no jogo. Se pelo menos um desses carrys for eliminado rapidamente na tf, a Afreeca tem uma grande vantagem. Talvez por isso o pick no Tahm Kench, podendo salvar seus carrys de situações críticas.
Do lado da Afreeca, bastante controle de grupo e iniciação com Ornn e Alistar, um grande poder no early/mid com Olaf na jungle e uma Karma e Kaisa que podem fazer estrago com bursts de dano.
Vale ressaltar a excelente escolha de primeito item de Kuro (Karma). Na tentativa de fazer com que Ucla (Taliyah) permanecesse na lane e não utilizasse seu grande poder de gank com sua ultimate, Kuro fecha Flâmula de Comando e buffa a catapa (carreto, carroça, carro, canhão, fala ai nos comentários que outro nome você usa), que fica constantemente puxando a lane e impede o roaming do Ucla. Além de que os outros jogadores da KT, tirando o Varus, também teriam grandes problemas em destruir esse minion buffado. É, o Kuro conterou quase o time todo da KT com um item rs.
Mas mesmo com a Flâmula, a KT começou melhor a partida. Num bom gank no top, Score (Sejuani) e Ucla conseguem o FB, enquanto momentos depois conseguem a primeiro torre no bot assim como o Dragão de Vento. Mas a felicidade não durou muito tempo.
Aos 21 minutos, a KT tentou um engage que a principio parecia ser bom mas acabaram tomando um belo desengage e re-engage da Afreeca, perdendo seu jungler, Score. Numa bela call, a Afreeca rusha o Baron e acaba perdendo dois jogadores, mas garante o objetivo.
Depois de algumas torres destruídas, a KT toma uma decisão muito ruim e paga caro por isso. Enquanto fazem mais um Dragão das Nuves, a Afreeca decide puxar a mid lane. Na volta a base da KT, TusiN dá um belo engage em Deft com seu Alistar, sendo acompanhado pela ultimate de Kiin (Ornn) e acabam perdendo a fight com um quadra não oficial do Kramer (Kai’sa). Tudo o que resta é destruir o resto da base e levar mais uma vitória pra conta.

Partida 4

https://www.youtube.com/watch?v=-WVNwEo4l8U&t=1958s
Pelo título vocês já sabem que a Afreeca ganhou. E falamos sobre o pick de Yasuo. Vou dar alguns segundos para vocês tentarem adivinhar de que lado ele tava.
.
.
.
Há, não, não foi a KT que pegou Yasuo (peço desculpas pelos poucos que acharam o contrário), mas sim a Afreeca e sim, eles ganharam. (Yasuo de ignite)
Como poderia ser o último jogo da KT, ambos os times decidiram tirar um pouco o pé do acelerador e jogar um pouco mais safe no comecinho do game. Até que chegamos aos 10 minutos e na primeira luta pelo Dragão de Água. A KT conseguiu pegar o objetivo, mas acabou tomando um ace e Kuro conseguiu sair da fight com um triple kill e uma assistência.
Mesmo com a KT conseguindo começar bem as lutas e ter alguma pressão no mapa, a Afreeca conseguiu responder muito bem e Kuro não parava de pegar kills com seu Yasuo, se tornando a grande ameaça da partida.
Mas é claro, como todo Yasuo, ele deu uma leve emocionada na botlane, ficando um pouco fora de posição e acabou sendo neutralizado. Nesse momento do jogo, era claro o plano da KT: fazer armadilhas na jungle da Afreeca para tentar tirar aos poucos a força do Kuro. Alguns minutos depois, Kuro e Mowgli foram pegos na sua jungle e ambos acabaram sendo eliminados, diminuindo um pouco da vantagem que seus adversários conseguiram acumular desde o primeiro dragão da partida. Aos 23min30seg, mais uma excelente jogada da KT, fechando completamente Kuro e pegando mais uma kill em cima do seu Yasuo.
A partir desse momento, mesmo com uma diferença de 6k de gold e ainda tomando pressão da Afreeca, a KT fez um excelente trabalho em parar o crescimento do Yasuo e em retomar um pouco da visão do território inimigo. Só que mais uma vez, a Afreeca deu uma call excelente e foram extremamente rápidos na execução. Depois de Kuro parar a ultimate da Taliyah com sua parede de ventos (situação que se repete mais duas vezes até o final do jogo), a Afreeca rusha o Baron, consegue o objetivo e acabou perdendo só uma torre do bot com o push do Smeb (Shen).
A Afreeca utilizou muito bem esse Baron, levando o inibidor do top da KT e se aproveitando de bons “pokes” e da passividade do time inimigo, conseguem levar o inibidor do bot, do mid e quase fecham a série numa boa tf aos 32min20seg, mas decidem recuar.
Numa última tentativa, com superminions invadindo sua base nas três rotas, a KT tenta parar o Baron da Afreeca. Mata acaba iniciando um pouco longe demais da sua equipe e é o primeiro a ser eliminado, enquanto Ornn, Sejuani e Yasuo iniciam o resto da tf com suas ultimates. No final, Kramer acaba dando um quadra kill, todos da KT são eliminados e os minions acabam o último jogo da md5, dando a vaga da grande final para a Afreeca Freecs.
Destaques
Diferentemente do jogo da KT contra a SKT na última semana, em que Score teve um impacto gigantesco nas três partidas que jogou e foi considerado o grande nome daquela série, o jogo de equipe prevaleceu entre Afreeca e KT.
Do lado da Afreeca, quem se sobressaiu na segunda partida foi sem dúvida TusiN com seu Rakan, com engages rápidos e importantes para o jogo. Na partida 4, tivemos o Yasuo do Kuro, que mesmo sendo parcialmente anulado em um momento do jogo, conseguiu muitos abates entre o early e mid game, criando uma grande pressão no time da KT.
Mas além de mvps, temos que falar da ótima decisão da Afreeca de puxar o mid enquanto a KT fazia o dragão das nuvens (partida 3) e a ótima call/rápida execução do primeiro Baron na última partida.
A KT parecia melhor preparada quando vimos grandes exibições de seus jogadores na primeira partida, mas essa qualidade não se manteve nos demais games, mesmo com a substituição de Rush por Score quando perderam o segundo game.
Com boas rotações, decisões rápidas e excelentes jogadas individuais, a Afreeca Freecs conseguiu fazer jogos muitos consistentes e parecia estar num dia melhor que a KT, que passou apagada depois do primeiro jogo da série.
Agora a Afreeca Freecs enfrenta a Kingzone Dragonx na grande final da LCK no próximo sábado (14) ás 5h (Horário de Brasília).

Comentários
Back To Top