O BLAST R6 Major de Montreal chegou ao fim no último domingo (17) com a…
R6: RetroExpectativa e o cenário competitivo
Há menos de uma semana para o início do Six Invitational 2023, as equipes nacionais de Rainbow Six Siege (R6) classificadas para o mundial, mostram como está os preparativos em comparação ao ano passado.
Durante o ano, o game possuí cerca de seis campeonatos, três internacionais: Six Invitational, Six Major e Copa Elite Six e três nacionais: Copa do Brasil, Circuito Feminino e Brasileirão.
O calendário do cenário competitivo de R6, começa no dia 07 de fevereiro com o Mundial que irá acontecer no Canadá.
No ano passado, seis equipes brasileiras puderam defender o título, e neste ano dispomos de duas a menos.
W7M, a primeira brasileira a se classificar, FaZe Clan, que foi à semifinal no ano passado, Team Liquid, tricampeã do brasileirão e a Los One classificada por meio do Qualifier LATAM, após vencer a Furia.
Six Invitational:
Na história do mundial, apenas uma equipe brasileira se consagrou campeã, a Ninjas in Pyjamas no ano de 2021.
Em 2022, o Brasil pode sonhar com o título seguindo o caminho da FaZe, a última equipe nacional a sair do campeonato, e que fez uma excelente campanha.
O time perdeu por 2×0 na semifinal do campeonato, para os atuais campeões do mundial, a TSM-FTX.
Para Leonardo “Astro”, player da FaZe, ele está apostando em um bom desempenho este ano, já que em 2022 ficaram em terceiro lugar na tabela de classificação do campeonato.
“A gente vem com uma preparação bem antecipada, começamos a treinar em dezembro, estamos treinando há bastante tempo com o jogador novo. Fizemos bastante mudanças, de posições, de algumas funções dentro do time, isso fez com que a gente precisasse treinar um tempo a mais e espero que dê tudo certo, lembrando que no último Invitational tivemos um desempenho bom, em terceiro, então vamos ver qual vai ser o nosso desempenho para esse ano aí”.
DATAS E LOCALIZAÇÃO
O evento acontecerá no Place Bell, em Laval, região metropolitana de Montreal, no Canadá, entre os dias 7 e 19 de fevereiro.
• Fase de Grupos: de 7 a 11 de fevereiro – não aberta ao público.
• Primeira parte dos Playoffs: de 13 a 15 de fevereiro – não aberta ao público.
• Segunda parte dos Playoffs e Grande Final: 17 a 19 de fevereiro – aberta ao público.
Vagas pelo Ranking Global:
- W7M Esports (América Latina)
- Team BDS (Europa)
- Wolves Esports (Europa)
- DarkZero Esports (América do Norte)
- Team Liquid (América Latina)
- Astralis (América do Norte)
- KOI (Europa)
- M80 (América do Norte)
- Oxygen Esports (América do Norte)
- G2 Esports (Europa)
- FaZe Clan (América Latina)
- Soniqs (América do Norte)
- Heroic (Europa)
- MNM Gaming (Europa)
- Elevate (Ásia-Pacífico)
- CYCLOPS Athlete Gaming (Ásia-Pacífico)
Vagas por qualificatórios regionais:
- Eliminatórias Ásia-Pacífico: Dire Wolves
- Eliminatórias europeias: Team Secret
- Eliminatórias latino-americanas: LOS oNe
- Eliminatórias norte-americanas: Spacestation Gaming
Fase de Grupos:
As equipes competirão em um sistema de MD3 (melhor de três mapas), em que cada time enfrenta todas as adversárias de seu grupo uma vez. O sistema de pontuação é o seguinte:
- 4 pontos para uma vitória por 2 a 0;
- 3 pontos para uma vitória por 2 a 1;
- 1 ponto para uma derrota por 1 a 2;
- 0 pontos para uma derrota por 0 a 2.
Ao final desta fase, os quatro melhores times de cada grupo avançam aos Playoffs.
Playoffs e Grande Final
Os playoffs do torneio também serão disputados em Md3, no sistema de dupla eliminação. As equipes classificadas para esta fase terão seus lugares definidos de acordo com a classificação na fase de grupos. Desta forma:
- Os líderes de cada grupo avançam diretamente para o segundo round dos playoffs no Upper Bracket;
- As equipes que terminaram em segundo lugar em cada grupo jogam o primeiro round do Upper Bracket e poderão escolher seus adversários entre aqueles que terminaram na terceira colocação de outro grupo. A segunda colocada com a melhor campanha escolhe primeiro e assim por diante. Se dois times terminarem na segunda posição com a mesma pontuação, a ordem de escolha entre eles será determinada de acordo com os critérios de desempate presentes no livro de regras da competição;
- O quarto colocado de cada grupo irá diretamente para o 1º round do Lower Bracket.
Os ganhadores de cada confronto avançam em suas chaves, e aqueles que forem derrotados em uma partida válida pela Lower Bracket estão eliminados da competição.
A Grande Final do Six Invitational 2023 acontecerá no dia 19 de fevereiro, em uma partida melhor de cinco mapas (Md5), sem mapa de vantagem para algum dos times, para coroar a equipe campeã mundial.
O evento terá transmissão ao vivo em português nos canais oficiais do Rainbow Six Esports Brasil na Twitch e no YouTube. Além disso, também ficará disponível um canal secundário na Twitch, que contará com Community Casters nas narrações e comentários, além de streamers conhecidos da comunidade que integrarão a Watch Party.
Coach de uma das equipes classificadas para o SI 2023, Igor “Igoorctg”, afirmou que a equipe W7M continuará trabalhando para elevar o nível neste ano, e quem sabe trazer um título internacional para o país.
“Temos outras equipes na nossa cola, que querem tirar esse posto (melhor organização) da gente, só que a gente vai ter que sim, continuar trabalhando, elevar o nível, para em 2023 quem sabe a gente trazer um título internacional para a nossa região e também para a W7M.”
A Los One, equipe que garantiu a vaga por meio do Qualifier Latam, sobre a também brasileira Furia, deixou mensagem forte para os fãs e torcedores da equipe: “a palavra para esse Qualifier, é resiliência”.
“Primeiramente é uma honra, fazer parte dos times brasileiros que vão representar o Brasil no Six Invitational, e o que nós podemos levar desse Qualifier é a resiliência, só acaba quando termina. A gente, algumas vezes, esteve em desvantagem mas no final, demos a volta por cima, então a palavra para esse Qualifier é a resiliência.” Intact, Head da Los One.
Brasileirão de R6:
Também não muito distante, em breve iniciara o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de R6.
Em 2022, dez equipes nacionais se enfrentaram durante três turnos no ano, o primeiro turno definiu as quatro melhores equipes que se classificaram para a Copa Elite Six: W7M, Team Liquid, Team One e Furia.
Atingindo o tricampeonato, a Liquid venceu a W7M por 3×1 em uma disputa de md5.
Durante os primeiros turnos, a W7M ocupou o topo da tabela se tornando a favorita a levar o campeonato, enquanto a Liquid, não realizou uma campanha tão boa.
Em meados de setembro, PSK1 anunciou a sua aposentadoria, e a Cavalaria anunciou o novo integrante da equipe, Lorenzo “Lagonis” que deu um ar diferente na formação.
“O estilo de jogo da nossa equipe mudou um pouco, a gente é uma equipe muito mais adaptativa, muito mais moldável, a gente joga com as variantes que são apresentadas, então acho que mudou bastante na questão de ataque, e na defesa, a gente também é um time mais agressivo, a gente tem outras formas de comportamento e tudo mais, esses foram alguns dos pontos que a gente mudou dentro de jogo. Na parte externa, eu acho que consegui ajudar os meninos a serem competidores melhores, acho que esse é o ponto, ver a competição de uma forma um pouco diferente, trazendo um pouco da minha experiência fora dos esportes eletrônicos, lá dos esportes tradicionais”, Lagonis, jogador da Liquid.
Copa do Brasil:
A cada final de turno do BR6 acontece o campeonato da Copa do Brasil, somando também três edições no ano.
Em 2022, a Team One, Furia e 00 Nation foram as campeãs do torneio. A 00 conseguiu o campeonato de forma inédita ao vencer a NiP por 3×1 na grande final, conquistando o primeiro título no cenário competitivo de R6.
Copa Elite Six:
Após algumas batidas na trave a W7M se consagrou campeã do Campeonato Copa Elite Six; a equipe que consolidou um ano de bons resultados, enfim soltou o grito de campeão, que estava entalado.
No embate contra a também brasileira Team Liquid, na Max Arena em São Paulo, os Touros venceram por 2×0 em uma md3.
A equipe somou outros títulos fora dos campeonatos esportivos, com “Igoorctg” como coach do ano, “Volpz” como Dream Team e revelação do ano e “Kheyze” como melhor atleta de R6 pelo Prêmio Esports Brasil.
“Ter recebido o prêmio de melhor coach do ano foi algo muito gratificante para mim, porque eu sempre achei que fazia um trabalho bom, só que eu era um analista, mas um pouquinho diferente, porque eu sempre tive muita autonomia para poder lidar com o time. Quando eu entrei para esse projeto tem uma frase que me marca muito, que foi a do meu discurso lá no prêmio esports, eu falei: ‘eu não sou o melhor coach, vocês não são a melhor org, e a gente não tem os melhores jogadores, mas se a gente trabalhar juntos, podemos conquistar isso.’ Lá na premiação a W7M ganhou a melhor organização, o Kheyze foi eleito MVP, melhor jogador, o Volpz ganhou a revelação e eu acabei sendo coroado como melhor coach. Óbvio que foram prêmios individuais, são importantes e vamos em busca de coisas maiores para o coletivo, que são os campeonatos.” afirmou, Igoorctg.
Six Major
A W7M também foi a única equipe brasileira a se classificar para todos os Majors.
No Major Charlotte, em maio, a DarkZero foi a campeã sobre a Astralis. A equipe brasileira Team Liquid foi eliminada na semifinal.
Em agosto, no Major Berlim a vencedora foi a Rogue sobre a brasileira FaZe Clan.
E no último Major do ano, na Suécia em novembro a BDS faturou o título sobre a Cavalaria.
Circuito Feminino
O único campeonato feminino que acontece uma vez por ano, apenas com equipes brasileiras, tem levantado debates e opiniões negativas no meio, isso porque a Ubisoft está distante do que seria o ideal aos cenários femininos, como é visto em outros jogos.
Algumas meninas entrevistadas pelo portal “The Clutch” afirmaram se sentir desanimadas e desvalorizadas no meio profissional de R6.
Lucia “Luli’, eleita melhor jogadora de 2022, falou sobre a dificuldade de se manter no cenário.
“Gostaria que abrissem a Liga Brasileira para o LATAM, isso ajudaria bastante. Já estamos pedindo isso há dois anos no mínimo, não é só no Brasil que tem boas jogadoras. Teríamos novas equipes e uma mistura incrível se liberassem para todas jogarem. Além de que, ter que abandonar a família para jogar o Circuito Feminino [no Brasil], não é algo que todas podem ou conseguem fazer”, desabafou.
O Multiverso + produziu uma RetroExpectativa 2022 do competitivo de Rainbow Six, com spoilers do ano de 2023 para te deixar atualizado. Confira:
E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
Six Invitational: Los oNe avança para o mundial
Valorant: Mundial disponibiliza ingressos grátis
Free Fire lança nova coleção de itens angelicais
Comentários
Jornalista e publicitária!