Worlds 2020: INTZ precisa tirar o peso das costas se quiser continuar

Já pensou ter que viajar para longe de casa, ir para um país que não fala seu idioma, que as comidas são totalmente diferentes, que os costumes são desconhecidos, passando por um período de isolamento por conta da quarentena e ainda precisar carregar o peso da expectativa de toda uma nação? Esse é o cenário atual da INTZ no Mundial de League of Legends (Worlds 2020) e os efeitos negativos estão ficando mais visíveis a cada derrota.

Os intrépidos perderam para a MAD Lions e a Legacy na sexta-feira (25) e sofreram uma derrota ainda mais expressiva no sábado (26) contra a SuperMassive. A queda de desempenho do time no segundo dia do torneio deixa claro que está fazendo falta a presença de um psicólogo na organização.

A INTZ está sem acompanhamento psicológico desde o desligamento da psicóloga Natália Zakalski em junho. Pelo menos a equipe nunca confirmou divulgou um substituto pelas redes sociais. O Multiverso+ entrou em contato com a organização, que não respondeu até o momento desta publicação ao ser questionada sobre o assunto, nem liberou jogadores ou comissão técnica para entrevistarmos.

Sem psicólogo?

A equipe tem talento e capacidade para bater de frente com algumas equipes do Worlds 2020. Inclusive, na teoria, a vitória contra a Legacy era praticamente certa, pois a Oceania é uma região considerada mais fraca. Por isso chegou a haver um hype no primeiro dia da Fase de Entrada. Houve toda uma expectativa de que os brasileiros entrariam na etapa principal da competição porque os intrépidos só precisavam vencer um jogo para chegar na MD5. A INTZ é um time forte e metódico em sua performance, ainda mais se tiver oportunidade de jogar MD5. Por isso, esse seria o ano.

Porém, para chegar na MD5 é preciso encarar quatro partidas MD1. Assim são poucas oportunidades para uma equipe cujo tempo costuma ser seu maior aliado para crescer ao longo de semanas em competições. Consequentemente há pouca margem para erro. Isso aumenta a pressão a cada derrota e influencia negativamente na performance da equipe.

Como estão os jogadores

O jogador do topo Tay já puxou para si a responsabilidade e o peso da primeira derrota. Desde então vem mostrando como está ficando frustrado com a performance da INTZ na disputa em postagens nas redes sociais como esta:

 

Já o caçador Shini revelou para o Globo Esporte neste sábado (26) que “dá até vontade de chorar” e que a equipe sente “complexo de inferioridade”. Isso revela um desequilíbrio emocional que poderia ser evitado com a presença de um psicólogo para auxiliar a equipe.

A delegação pode ser enxuta devido à pandemia de COVID-19. Porém, ainda seria possível fazer o acompanhamento através de plataformas de vídeo chamadas.

Worlds 2020: Última chance da INTZ

Nesse momento, a INTZ mantém o discurso positivo habitual da cultura intrépida, mas a performance já não está condizendo com a fala de que ainda há chance e de que o time estar focado para enfrentar seu adversário. A INTZ está com medo de performar mal e com razão, pois a torcida está cobrando e sendo cruel, esquecendo que há seres humanos ali tentando trabalhar. E o que os outros falam afeta seres humanos.

Infelizmente por enquanto os jogadores têm apenas seu técnico para tentar ajudá-los a segurar o pesado fardo da responsabilidade de representar toda uma nação. Mas é preciso lembrar que o Maestro também é humano e está sob pressão da mesma forma. É uma tarefa difícil, mas a INTZ precisa, com urgência, encontrar uma forma de reencontrar seu eixo e se desligar da pressão e das cobranças para jogar sem medo.

Só assim a INTZ terá uma chance de vencer a Team Liquid na segunda-feira (28), às 7h no horário de Brasília. Com essa vitória, os intrépidos ainda podem jogar pelo desempate para continuar na disputa. Basta Legacy, MAD Lions ou Liquid fechar também as MD1 com 1 vitória e 3 derrotas. Se a brasileira vencer, joga MD5 e pode se classificar para o evento principal do Worlds 2020.

 

O Multiverso+ vai realizar a cobertura completa dos jogos do Worlds 2020. Fique de olho!

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Leia também:

CS:GO: ESL e DH anunciam calendário da Pro Tour 2021

Worlds 2020: INTZ revela como está a preparação para o torneio e mais

LoL: Ravenão 2.0 será realizado em outubro

Comentários