BIG Festival 2018 bate recorde de visitantes em sua 6ª edição | Multiverso+

BIG Festival 2018 bate recorde de visitantes em sua 6ª edição

 
Cerca de 30 mil pessoas circularam pelo BIG Festival em 2018, estabelecendo um novo recorde de público para o maior festival de jogos independentes da América Latina. O evento aconteceu entre os dias 23 de junho e 1º de julho em São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, e no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Oi Futuro.
A nova vertical do festival, o BIG Dia da Música, atraiu público de cerca de 5 mil pessoas, em mais de 100 shows que aconteceram no sábado, 30 de junho, em 26 palcos espalhados pela cidade de São Paulo.
“É muito importante para nós esse sucesso de público”, diz Gustavo Steinberg, diretor do BIG Festival. “Isso mostra o interesse da comunidade e da indústria quando se trata de desenvolvimento de jogos no Brasil. Se considerarmos os games finalistas da premiação, Panorama Brasil, jogos de estudantes brasileiros e BIG Brands, tivemos um total de 50 jogos brasileiros em exposição (57% dos jogos de todo evento). Isso ajuda a posicionar nosso país como hub internacional de negócios para jogos independentes na América Latina”, completa.
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Na área business, onde aconteciam as Rodadas de Negócios, foram realizadas 2.200 reuniões entre desenvolvedores e investidores, com a participação de 428 empresas, de 29 países e 850 profissionais de toda indústria criativa. Pela primeira vez, o BIG reuniu membros do mercado de games para discutir as tendências deste setor e também para abrir espaço para trocas de informações e negócios entre outras áreas da economia criativa, como música, cinema, TV, mercado editorial e publicidade.
Assim como na edição passada, o BIG recebeu delegações de empresas chinesas interessadas em conhecer a produção nacional de jogos. A China é um dos principais mercados de games do mundo. Segundo pesquisa da Newzoo, o país irá faturar 37,9 bilhões de dólares até o final de 2018, tornando a região como a primeira quando se trata de mercado de jogos.

Vencedores 2018

Com 646 games inscritos de 53 países – 420 só de desenvolvedores brasileiros-, o evento selecionou 57 para as categorias do festival. O grande vencedor da cerimônia foi o game estratégico Frostpunk, desenvolvido pela polonesa 11 bit Studios. Entre os games nacionais, No Heroes Here, do estúdio paulistano Mad Mimic Interactive, ganhou tanto como Melhor Jogo Brasileiro quanto como Voto Popular, prêmio escolhido pelos visitantes do festival.

BIG 2018 em Números

 
Aproximadamente 30 mil visitantes no BIG Festival 2018
Mais de 5 mil público do BIG Dia da Música
2,2 mil reuniões de negócios
646 Jogos inscritos
53 países enviaram jogos ao BIG Festival
50 jogos brasileiros estiveram jogáveis no festival (entre finalistas e contemplados no Panorama Brasil)
181 palestras. As principais podem ser vistas no canal do BIG Festival no Youtube
Mais de 360 Participantes  Internacionais:
154 Shows no BIG Dia da Música
 

BIG Festival 2019

Com tamanho sucesso da edição 2018, o BIG Festival confirma sua edição para o ano que vem! O BIG Festival 2019 acontecerá de 22 a 30 de junho. No BIG 2018 foi montado um ponto de recebimento de sugestões, elogios e críticas para as próximas edições. Traremos o melhor do BIG Festival no ano que vem, com grandes novidades e surpresas.

Sobre

O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) acontece desde 2012 e é considerado o mais importante festival de jogos independentes da América Latina. Com a missão de fortalecer o ecossistema de games no Brasil, o evento abrange competição entre jogos nacionais e internacionais com prêmios em dinheiro, exposição ao público dos jogos selecionados, cerimônia de premiação,  palestras e rodadas de negócios. Em 2017, o BIG teve mais de 20 mil visitantes, sendo 3.500 deles em palestras, e mais de 1600 reuniões de negócios. Neste ano o BIG vai expandir a programação de palestras e workshops, incorporando outras áreas que fazem parte do desenvolvimento dos games como música, animação, realidade virtual e aumentada, feira de carreiras, dentre outras verticais de conteúdo já presentes no evento.
Confira as verticais do BIG Festival:
BIG Audio: vertical dedicada a debater a música e suas intersecções com todas as áreas da indústria criativa;
BIG Brands: segmento voltado aos jogos e experiências digitais interativas sob encomenda que fazem parte de estratégia de grandes marcas;
BIG Business Meetings: reuniões de negócios em área exclusiva para empresários (única área paga do evento)
BIG Carreiras: traz informações do mercado e dicas para ajudar iniciantes;
BIG Dev: trilha de palestras orientadas para as disciplinas envolvidas no desenvolvimento de jogos, como arte, programação, game design, usabilidade, produção, entre outros.
BIG Forum: encontro de profissionais da indústria criativa (games, cinema, audiovisual, publicidade, música)
BIG Ideas for Cities: discussão e debates de problemas urbanos por meio dos jogos.
BIG Impact: iniciativa dedicada aos jogos com impacto positivo, que transformam a sociedade;
BIG Latin America: traz os principais desenvolvedores das regiões Argentina, Chile, Uruguai, México, Colômbia, Costa Rica e Paraguai. Cada ano com um foco em um país;
BIG Music Day: parceria com o Dia da Música, maior evento de bandas independentes do Brasil, que fará parte do BIG a partir de 2018, com shows de bandas independentes em diversos locais pela cidade de São Paulo;
BIG Starter: premiação para projetos de jogos ainda não finalizados, com foco na formação de novas empresas para ajudá-las a ganhar potencial de mercado e visibilidade enquanto indústria;
BIG Ventures: vai aproximar investidores públicos e privados do setor de games e da indústria criativa, com um line up dedicado ao empreendedorismo;
BIG VR/AR: exposição de jogos para o público e sessões que discutem a realidade virtual.
O BIG Festival tem o patrocínio máster da Oi, patrocínio gold do BNDES, patrocínio da Dow, da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo e da Desenvolve SP; apoio  Centro Cultural Oi Futuro; parceria com Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, através do Projeto Brazilian Game Developers e da ABRAGAMES – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais. A realização é da Bits Productions, Spcine, Centro Cultural São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual, Ancine, Secretaria de Economia da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores.
Comentários

Jornalista & Blogueira. Não foge de um bom filme, série ou um jogo da hora. Fã da Marvel e apaixonada por Tomb Raider <3

Ana Schuch

Jornalista & Blogueira. Não foge de um bom filme, série ou um jogo da hora. Fã da Marvel e apaixonada por Tomb Raider <3