BIG Festival:evento nacional de indies começa

Hoje (03/05/2021), começa o festival paulistano de games, BIG Festival (Brazil Independent Games Festival). O evento conta com a participação de empresas brasileiras e estrangeiras, além de oferecer diversas palestras com especialistas na área de jogos eletrônicos.

A programação completa conta com mais de 60 horas de programação e mais de 100 jogos indie ainda não disponibilizados no mercado para serem baixados gratuitamente. O evento começa hoje, mas vai até o próximo domingo (9). Para acompanhar tudo que acontece, você pode acessar pela NimoTV.

Alguns dos conteúdos do evento

Como dito anteriormente, o BIG terá diversas mesas-redondas com grandes nomes da indústria, como Microsoft, Ubisoft, Nintendo e TikTok. Também há palestras comandadas por empresários como Fernando Campos da empresa brasileira de jogos digitais, Nuuvem. As temáticas são das mais variadas, abrangendo desde temas voltados para micro e grandes empreendedores e produtores de conteúdo até para aspirantes à programadores. Por isso, há conteúdo para todos os gostos. Confira a lista completa de palestras aqui.

O evento também contará com diversos anúncios por parte de grandes empresas. A Capcom, por exemplo, promete anunciar o elenco de dublagem de Resident Evil Village nessa sexta-feira (7), entre 20:00 e 21:00 (BRT), enquanto a DC promete anunciar o lançamento de uma nova série de animação no país.

Como é tradicional da BIG, também está programada uma premiação com 17 categorias dos melhores jogos indie do mundo, sendo que pelo menos 30% dos indicados são brasileiros. Os finalistas já estão anunciados, e a disputa este ano parece acirrada.

Fora da programação: games, torneios e lojinhas

A pandemia de Covid-19, óbvio, também é temática este ano. Há jogos disponíveis que tratam deste assunto e também visam ser reconhecidos como tratamento dos efeitos do isolamento social, inclusive com aval da própria Organização Mundial da Saúde (OMS); esse é o caso do jogo MentalPlus.

Imagem mostrando um tablet com o jogo indie MentalPlus,que conta com palestra no BIG Festival, e um texto ao lado, onde é possível ler "Game desenvolvido para área neuropsicológica, para avaliação das funções cognitivas".
MentalPlus integra o time de jogos que terão uma palestra dedicada para si no BIG Festival. (Imagem: Reprodução/Portal UAI)

Trazendo a ideia de que os games podem servir de alívio neste momento, o evento procurou apoio em estúdios independentes para ser o primeiro do mundo à trazer mais de 100 jogos para serem baixados de forma gratuita, antes mesmo de serem disponibilizados ao público geral. Todos eles estão disponíveis na plataforma do evento.

Também haverão diversos campeonatos de E-sports, com prêmios de até R$ 14 mil. Há desde campeonatos mais tradicionais como League Of Legends e Minecraft até campeonatos menos ortodoxos, como Fall Guys, Suspects e Brawl Stars.

Para finalizar, a BIG também servirá para movimentar o mercado de games aqui no Brasil. Justamente por isso, também foi disponibilizado um hub para reuniões empresariais e estandes oficiais de grandes publishers, como Epic Games, Warner Bros., Google e Microsoft. Portanto, nesta semana não vai faltar o que fazer; é hora de deixar o tédio da quarentena de lado.

Sobre a BIG Festival

A BIG é um evento com apoio da Secretaria de Cultura da cidade São Paulo e também do Estado de São Paulo, além do Ministério do Turismo e da Spcine. Ele vem ocorrendo desde 2012 e se consolidou como o maior evento de jogos independentes da América Latina. De acordo com os organizadores do evento, “Sua missão é fortalecer o ecossistema de games no Brasil – com o festival, os encontros de negócios, prêmios, grande cobertura da imprensa, palestras e a presença dos principais players da região, bem como compradores e investidores do mundo inteiro”.

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Leia também:

PUBG MOBILE bane mais de 1,6 milhão de contas por trapaças

M+ Podcast 63: Entenda Valorant de A a Z

TFT Contestação: Novo set é anunciado, confira mudanças

Quer ver o seu conteúdo aqui no M+? Se inscreva em nosso banco de talentos e faça parte da equipe mais incrível que a internet já viu! Não perca tempo, clique aqui e faça parte você também! 

Comentários

Murillo La Fonte

Sempre me chamam por Muri! Sou fanático por jogos de RPG e de ritmo. Também tenho fascínio animações e quadrinhos japoneses (animes e mangás), bem como pelo cenário musical nipônico. Atualmente estudo Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.