Due Process – Análise – Estratégia, Ação e Gerenciamento

Se você gosta de Rainbow Six Siege ou outros tipos de FPS, mas  procura uma nova experiência, Due Process é uma boa pedida!

O game da Giant Enemy Crab se encontra, na data deste post, em acesso antecipado na steam, porém isso não é um problema como em alguns outros games lançados dessa forma na plataforma. Due Process é uma nova abordagem aos FPS estratégicos. Aqui o foco é em se planejar antes de cada partida e gerenciar seus recursos. Sim, você ouviu corretamente, antes de cada round, os jogadores escolhem seus equipamentos dentre um número limitado de opções e precisam defendê-lo até o fim da disputa, pois caso você seja finalizado, voltará sem aqueles equipamentos, que só podem ser recuperados caso um colega de equipe encontre o seu corpo para buscar tudo que lá estiver.

O game está em desenvolvimento há aproximadamente 6 anos, tendo em seu início apenas o conceito e gráficos semelhantes a Minecraft (em seu início). Hoje o game traz um estilo próprio e praticamente consolidado e estamos ansiosos para ver como vai ser o lançamento oficial.

Estratégia

Além do recurso citado acima, é possível marcar no mapa o caminho e as entradas que você deseja que seu time utilizem ou proteja naquele round. Cada partida terá um time atacante e um defensor para o mapa em questão. Os atacantes receberão equipamentos que facilitarão a invasão daquele local, enquanto os defensores receberão itens para tentar impedi-los. A desenvolvedora promete que toda semana haverão novos cenários gerados proceduralmente, assim evitando que o jogador se sinta entediado com o mesmo mapa em toda partida ou até mesmo decore os caminhos e faça sempre as mesmas estratégias.

A grande diferença para o resultado de cada round vai ser quem se adapta às mudanças geradas pelo sistema do game mais rápido.

Em adição, no início de cada round, cada jogador deve escolher seu equipamento dentre opções limitadas que não são repostas no final, ou seja, ao morrer num round, você deve ir até o seu corpo buscar seu equipamento caso seu inventário fique vazio. Rainbow Six + Dark Souls? Queremos!

 

Fonte: GameTyrant

Gráficos

Due Process optou por uma espécie de gráfico cartunizado, que é muito agradável aos olhos. As cores são muito bem destacadas, com diversos efeitos visuais que aumentam ainda mais o contraste, tornando mais simples e fácil de identificar o que está acontecendo a cada momento, o que pode ser extremamente positivo para um futuro possível cenário competitivo. Existem ainda alguns bugs e imperfeições, devido a estar ainda em acesso antecipado, como armas atravessando paredes, animações imperfeitas e a falta de um sistema para impedir obscenidades no sistema de desenhos no mapa.

Som

O som das armas é um pouco estranho, mas encaixa bem com a estética diferenciada do game. Ainda assim, é possível se localizar extremamente bem a partir dos barulhos dos outros jogadores, recurso essencial em qualquer jogo de tiro competitivo.

Gameplay

No geral, Due Process roda muito bem e com poucos erros, tornando o game já muito bom mesmo antes de seu lançamento oficial. Cada round é separado em 2 times de 5 jogadores, atacantes e defensores. Atacantes devem invadir a “base” dos defensores e neutralizar seus planos. A mecânica de cada jogador poder desenhar no mapa o caminho que fará é uma revolução na forma de se comunicar com os seus outros 4 colegas de equipe. O único problema que detectamos em nossos testes, que precisam de atenção urgente, para evitar futuros problemas no competitivo, é o recuo da arma ser extremamente fácil de se controlar, basta jogar a mira pra baixo. Outros jogadores reportaram problemas com o servidor, mas talvez tenhamos tido sorte. Como citado acima, o jogo tem diversos efeitos visuais que destacam bem o que está acontecendo no meio da partida, como objetos disponíveis para interação sendo pintados da cor do seu time ou o inimigo atingido piscando em branco.

O tutorial do game, na data deste teste, ainda é um pouco confuso, mas, como Due Process está em acesso antecipado, esperamos que este problema seja resolvido em breve. Este problema, apesar de ser grave para iniciantes, não impacta aos entusiastas de jogos de tiro tático.

Fonte: Steam

Considerações Finais

Para os jogadores de FPS que estão procurando uma nova experiência, Due Process é uma novidade muito bem vinda! Atualmente sendo vendido por R$ 47,49 na Steam, tem um preço justo para a proposta apresentada, ao mesmo tempo que não tenta arrancar seu 13º salário do bolso.

A Giant Enemy Crab traz um game que merece ser vigiado e testado novamente após o lançamento oficial!

Caso não tenha problemas com jogos em acesso antecipado, teste Due Process e nos diga o que achou nos comentários!!!

Comentários