Como é jogar Escape room online, saiba tudo

Se você está aqui, provavelmente você quer saber se vale a pena investir na experiência de um Escape room Online né? Jogamos na BH Escape e vou adiantar para você: vale.

A empresa mineira BH Escape foi a primeira no Brasil a disponibilizar salas interativas no formato online, as Live Escape. Em outros países, os jogos de Escape Room são mais difundidos e a prática no formato online já se tornou comum devido ao COVID-19.

O que é um Escape Room?

Escape Room é um tipo de jogo de detetive em que os participantes são trancados em uma sala por 1h, onde precisam desvendar uma série de enigmas para destrancar a sala e sair antes que o tempo acabe.

No formato online, um agente fica preso na sala representando os participantes, que se reúnem em uma vídeo chamada para resolver os enigmas. E vale destacar que, atualmente, o modo online é também a forma mais barata para se jogar Escape com os amigos.

BH Escape

Conheça as 3 salas

  • Mistério de Santos Dumont: Os participantes são transportados para o ano de 1932, na casa do inventor Alberto Santos Dumont, e tem como missão recuperar uma invenção que poderia mudar o mundo, mas ficou guardada em segredo
  • A taça do mundo é nossa: A missão é voltar para o ano de 1983 e investigar os aposentos da confederação para encontrar a Taça Jules Rimet, que foi roubada.
  • Operação FBHI: A equipe tem uma hora para mostrar que seus participantes são bons o suficiente para adentrar a “FBHI”, resolvendo um caso de corrupção em um escritório de arquitetura.

A BH Escape possui comunicação em português, mas também em outros idiomas e atende clientes internacionais, onde a cultura sobre esse tipo de jogo presencial já é maior. O estabelecimento também é muito procurado por empresas de RH, pois reforça aspectos positivos dos jogadores.

Mas vamos ao que interessa…

Nossa experiência na BH Escape Live

Jogamos em 4 pessoas, 2 de nós nunca tínhamos ido em salas de Escape ao vivo. Eu, especificamente, era um desses novatos, sou apaixonado por jogos de puzzles e é onde passo boa parte do meu tempo de jogatina. Fui com certo pé atrás, não sabia exatamente como seria e, com pouca expectativa, fui surpreendido por como era legal e desafiador.

Toda a experiência conta com o carisma do “Mestre” do jogo e do “Agente”. O que mais te acompanhará durante a sua jornada será o Agente. Ele estará presencialmente na sala, enquanto você e seus amigos/familiares estarão em qualquer lugar do mundo, olhando a câmera dele.

O Agente pode andar pela sala, testar abrir portas, gavetas e tirar tudo do lugar ou tentar teorias malucas para desvendar pistas encontradas ou qualquer outra coisa que você pedir. Além disso, você tem acesso a um site onde pode testar os códigos que descobrir e reler dicas sem precisar pedir que o Agente retorne toda vez. E para ajudar mais um pouco, a equipe tem direito a 3 dicas do “Mestre” do jogo para ajudar a resolver o enigma da sala em 1 hora.

É muito divertido e gratificante quando você fica alguns minutos parado em algo e consegue descobrir junto a seus companheiros. O tempo é marcado na tela do “Mestre” de jogo, mas como não aparece em destaque, como seria normalmente em uma sala presencial, acaba não sendo uma preocupação. Até que você vê que faltam poucos minutos e parece não ter chegado perto do final da sala. Talvez avisos sonoros e eventos na sala como marcadores de tempo pudessem ser úteis, mas a falta deles não prejudica a experiência.

Uma coisa que existe nessas salas de Escape são aqueles desafios que dependem quase que plenamente de um conhecimento prévio (muitas vezes de outras salas). Aqui, tirando por um momento, para mim eles pareceram não existir. Os enigmas a serem desvendados eram problemas que o jogador precisava fazer conexões lógicas em sua cabeça. Ou seja, não precisava ter nenhum medo de tentar.

Completamos o trajeto em 56:00.

Considerações finais sobre a experiência

O Agente poder andar pela sala como se fosse você é o que mais deixa a experiência imersiva: Ele está lá e, por mais que saiba como resolver os desafios, ele conversa com você como se não soubesse, toma sustos quando algo na sala acontece e isso ajuda bastante na imersão. Não estar presencialmente poderia ser um problema para a brincadeira, mas com a experiência da BH Escape não é algo que aparece tanto.

Se você quer algo desafiador para curtir com os amigos/familiares durante a quarentena (ou mesmo depois dela se nem todos morarem na mesma cidade), você pode jogar a experiência Live Escape. Vale TOTALMENTE a pena e você vai querer ir desvendar os enigmas de outras salas.

Os pontos positivos são imensos: você pode ter a experiência com seus amigos que moram longe e podem fazer tudo do conforto de casa. De fato, para mim, que sou apaixonado por puzzles e exploração, ser online não atrapalhou em nada a experiência. O carisma da equipe do BH Escape também adicionou e muito.

Ou seja, repetindo novamente: Se você está em dúvida se deve ou não jogar. Jogue! Valerá muito a pena e você terá muita história para comentar com seus companheiros de jogo.

Serviço BH Escape

  • Endereço: Rua Cristina, 1445 – Santo Antônio – Belo Horizonte/MG
  • Telefone: (31) 99238-4222
  • E-mail: contato@bhescape.com.br
  • Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 12h às 00h. – Precisa marcar antes
  • Valor: R$ 160/sala
  • Capacidade: 8 pessoas por sala

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Leia também:

YashaHime: Novidades anunciadas sobre o spin-off de Inuyasha

Comentários