GTA VI: Hacker vaza conteúdo do game

Um jovem hacker de 17 anos, vazou conteúdos do próximo game da franquia RockStar, Grand Theft Auto 6 (GTA 6).

Pelo menos 90 imagens e gravações do jogo em desenvolvimento vazaram na rede, somando quase uma hora de gameplay, suspostamente através de uma ferramenta de comunicação da editora.

O material foi publicado em um fórum online de fãs, chamado de GTAForums, o usuário teapotuberhacker divulgou em arquivo compactado de 3GB gravações do jogo que mostraram algumas cenas inacabadas, personagens principais, sistema de assalto às lojas, interação com NPC’s do mundo aberto e outros detalhes do game.

GTA 6.
GTA 6.

Até o momento a maior preocupação da produtora pode ser com a divulgação do código-fonte e ativos do GTA 5 e 6, que ao que parece também foram compartilhados, o que causa comoção não apenas nos fãs da franquia, como naqueles que possuem ações da Take-Two, dona da RockStar, que operaram em queda nos dias após o vazamento, na bolsa Norte-Americana Nasdaq.

A produtora confirmou o rumor, e admitiu por meio de nota no Twitter que sofreu uma invasão na rede.

“Nós sofremos uma intrusão desautorizada de um terceiro, que ilegalmente acessou e baixou informações confidenciais dos nossos sistemas, incluindo clipes da fase inicial de desenvolvimento do próximo GTA. Neste momento, não antecipamos qualquer interrupção dos nossos games como serviço ou no desenvolvimento dos nossos projetos de longo prazo. Estamos extremamente decepcionados com quaisquer detalhes do nosso próximo jogo terem sido compartilhados com vocês dessa maneira. Nosso trabalho no novo GTA continuará como planejado, para entregar a vocês, nossos jogadores, uma experiência que excederá suas expectativas. Vamos atualizar todos assim que possível e, claro, introduzi-los ao game quando estiver pronto. Obrigado pelo apoio nesta situação.”

Ainda sem data de lançamento oficial, o insider Adrien Perea, que já revelou adiamentos de outros jogos para 2023, sugeriu que GTA VI será lançado daqui há dois anos, em 2025. São praticamente 12 anos entre o último lançamento e o próximo.

Desde a sua estreia GTA V, tornou-se o mais vendido de todos os tempos com mais de 170 milhões de cópias vendidas. O Bank of America idealiza que o game gere reservas de US$ 3,5 bilhões no lançamento e após, uma média anual de US$ 2 bilhões.

Este não é o primeiro vazamento da produtora, de acordo com o site The Verge, a revista Trusted Reviews publicou detalhes sobre o Red Dead Redemption 2 antes de seu lançamento.

Para Leo Murakami, Ceo Universus da TAKE4Games, com o regime de trabalho Home Office em dispositivos de redes próprias aumenta o risco de vazamentos.

“Existem diversos procedimentos de proteção à informação e cada vez mais modernos. No entanto, na atualidade a porcentagem de usuários trabalhando em regime de Home Office e em dispositivos e redes próprias (e não corporativas com todas as proteções) aumenta consideravelmente os riscos. Além disso, em jogos como o GTA VI o número de colaboradores é muito elevado, internos e terceirizados, dificultando bastante o controle sobre todos os arquivos.”

“Idealmente as empresas devem proteger ao máximo os lançamentos mais estratégicos, principalmente de franquias de alto Hype da comunidade, que são os alvos preferidos de ataque, mas há uma balança entre custos, performance e segurança difícil de equilibrar. Se a empresa aumenta muito os procedimentos de segurança, vai engessar processos e performance (rede e hardware) e consequentemente aumentar custos (software e horas adicionais pela queda de performance)”, afirmou.

De acordo com uma declaração emitida ao EuroGamer, o hacker encontra-se detido em um centro juvenil em Highbury Corner desde o dia 24 de setembro, sendo investigado como um cibercriminoso do grupo Lapsus$. Ainda este ano, o jovem já havia sido retido por afetar os sistemas das empresas Microsoft e Uber.

Questionado sobre a preocupação da indústria após os vazamentos, Murakami afirmou que serve de alerta para os jogos que podem sofrer com antecipações desse tipo, “não são todos os jogos que sofreriam alto impacto com divulgação prévia do material. No geral, os jogos de alto hype e grandes franquias são os que mais tem a perder, principalmente quando o material lançado está longe de estar na qualidade final.”

GTA V: Imagem - Divulgação/RockStar
GTA V: Imagem – Divulgação/RockStar

O vazamento de GTA VI agora soma junto a outros que também geraram comoção entre os fãs, disparando nos assuntos mais comentados nas redes, como The Witcher 3, Cyberpunk 77, Assassin’s Creed Unity, The Last of Us Part II e Assassin’s Creed Mirage.

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Leia mais:

LBFF 8: Segue o Fluxo no topo da tabela

BR6: W7M garante vaga nos playoffs da competição

LOL: Red Bull Solo Q chega a semifinal brasileira

Comentários

Paulista, jornalista de games e eSports e apaixonada por dança.

Mayara Cruz

Paulista, jornalista de games e eSports e apaixonada por dança.