Prêmio eSports Brasil 2024 revela os finalistas da edição. Agora, o superjúri do PeB vai…
Jogos mobile em ascensão e crescimento
O mercado de games mobile continua redefinindo os limites do entretenimento digital! Aliados ao crescimento da portabilidade, acessibilidade e a variedade de títulos disponíveis, os jogos mobile tornaram-se um fenômeno global.
Com o avanço da tecnologia 5G, a realidade aumentada e a inteligência artificial, o futuro dos games mobile é ainda mais promissor, prometendo experiências de jogos cada vez mais imersivos e personalizados. A versatilidade é um dos grandes diferenciais deste modelo, com ele, os jogadores podem desfrutar a qualquer hora e em qualquer lugar, graças à ampla acessibilidade proporcionada por dispositivos móveis como smartphones e tablets.
Essa característica, aliada à imensa base de usuários desses dispositivos em todo o mundo, garante um público vasto e diversificado, ampliando consideravelmente o alcance dos jogos.
“É um canal mais inclusivo, que dá a oportunidade de jogar de maneira mais livre e não necessariamente na sala da sua casa, mas ele proporciona muito mais flexibilidade para quem gosta de curtir um bom videogame”, afirmou Cleyton Oliveira, Diretor Geral do IGG.
Essa evolução também é resultado dos avanços tecnológicos constantes, que transformam a forma de jogar. A cada nova geração de aparelhos, os jogos se tornam mais sofisticados, imersivos e acessíveis. Gráficos de alta qualidade, jogabilidade fluida e experiências personalizadas são cada vez mais comuns, elevando os padrões da indústria e proporcionando aos jogadores emoções únicas.
Outro fator de avanço é a forma de monetização através das microtransações que se tornaram um modelo de negócio dominante dessa indústria, especialmente nos jogos gratuitos (free-to-play).
Essas compras dentro do jogo permitem aos jogadores adquirirem itens virtuais, como moedas, power-ups, skins de personagens e outros conteúdos adicionais, que podem acelerar o progresso no jogo, personalizar a experiência ou simplesmente oferecer benefícios estéticos, permitindo que os jogadores invistam pequenas quantias ao longo do tempo.
Para os desenvolvedores isso significa uma fonte de receita contínua, permitindo a criação de jogos gratuitos e a atualização constante dos conteúdos, garantindo a longevidade do jogo. Isso gera dados sobre o comportamento dos jogadores, permitindo que os criadores otimizem seus projetos e identifiquem novas oportunidades de monetização.
Segundo a PGB (Pesquisa Game Brasil), em 2024 a plataforma de jogos preferida de 48,8% dos brasileiros é o smartphone. Destes, 61% são mulheres e 66% consideram-se jogadores casuais.
Os números revelam um mercado de jogos mobile em constante crescimento e evolução, o que representa tanto uma oportunidade, quanto um desafio para as desenvolvedoras.
Carlos Silva, Parter e C&O na Go Gamers e coordenador da PGB, afirmou que atualmente o smartphone é uma das principais formas de consumo.
“Isso trouxe uma gama de novos jogadores, um novo perfil de consumo e até a receita global; hoje mais da metade (receita global) já vem de smartphones. Então, isso mostra que é uma plataforma consolidada e está chegando próximo a tempo de consumo de console e computador. E quando se fala de desenvolvimento, é aí que o mercado está observando! Toda essa população que hoje joga, busca o entretenimento através dele, e consequentemente demanda de novos jogos, novos desenvolvedores e todo o ecossistema acaba se aproveitando disso.”
A concorrência acirrada e as altas expectativas dos usuários exigem que as empresas sejam ágeis e inovadoras para se manterem relevantes. A capacidade de se adaptar às novas tecnologias e tendências do mercado é fundamental para o sucesso, além da busca de soluções principalmente, reter jogadores. A alta taxa de churn, ou seja, a rotatividade de jogadores, é um desafio constante para a indústria, que busca estratégias para manter os consumidores engajados a longo prazo.
A crescente facilidade de desenvolvimento e distribuição de jogos mobile pode resultar em uma saturação do mercado, tornando difícil a possibilidade de um novo jogo se destacar. A fragmentação das plataformas entre sistema Android e iOS e a pirataria também são problemas que afetam diretamente esses negócios.
A BGS 2024 (Brasil Game Show) evidenciou o impacto crescente dos jogos mobile na indústria de games. Com uma presença forte, os jogos para dispositivos móveis demonstraram seu potencial de inovação, se reafirmando como um dos principais motores da indústria e um dos segmentos que mais cresce no mercado.
Na feira, jogos como PUBG Mobile, Honor of Kings, Mobile Legends Bang Bang, Free Fire e Ragnarok marcaram presença ao lado de marcas oferecendo uma experiência única ao visitante.
A Level Infinite levou as experiências imersivas para os estandes de PUBG mobile e Honor of Kings. O espaço de 150 metros quadrados contou com inúmeras interações. Os fãs dos jogos puderam se divertir com as atividades durante os cinco dias de evento, podendo interagir com influenciadores, participar de sorteios e tirar fotos com um Fusca customizado em homenagem à parceria com a Volkswagen, a presença de uma máquina de garra e a distribuição de brindes exclusivos completaram a experiência.
No estande da PagSeguro, os visitantes também puderam vivenciar a emoção de Free Fire e Ragnarok Origin em um espaço interativo, fruto de parceria da marca com a Garena e a Gravity. Atrações como uma simulação de basquete em uma piscina de bolinhas garantiram momentos de diversão e a chance de ganhar brindes exclusivos.
O Mobile Legends Bang Bang além de possuir um espaço para os jogadores se enfrentarem no estande em parceria com o Kwai Business, também sediaram a final da MPL LATAM entre as equipes Maycam Evolve (eV) e RRQ Akira (RRQA).
Henrique CB um dos analistas do campeonato de MLBB e Caster profissional de eSports falou sobre a estabilidade do mercado e o que espera para os próximos anos.“Antigamente era tudo muito legal, muito novo! Qualquer coisa que faziam a gente ficava: ‘Show de bola’, mas agora a gente fica: ‘queremos novidade’. Não é como se estivéssemos estagnados, mas, seria melhor se estivéssemos mais preparados para poder fomentar o cenário de outros pontos de vista dentro do nicho. Eu gosto bastante do que está acontecendo, e só espero que ele (mercado mobile) consiga ter mais espaço para outros tipos de crescimento no futuro”, disse.
O Brasil desempenha um papel fundamental nesse cenário e para se destacar, as empresas precisam investir em qualidade, inovação e na construção de marcas fortes. Tecnologias como cloud gaming e realidade aumentada, aliadas à crescente interação entre os jogadores, farão dos próximos anos um período de grande transformação para o mercado mobile, com a gamificação se expandindo para diversos setores e o conteúdo gerado por usuários ganhando cada vez mais destaque.
Comentários
Jornalista e publicitária!