Moonlighter: Jogo viciante para a quarentena

Se você está entediado nessa quarentena e em busca de um jogo que te ajude a ocupar seu tempo, se divertir e até praticar suas habilidades como vendedor/caçador de tesouros, Moonlighter é definitivamente para você. O game é um RPG lançado pelo estúdio indie espanhol Digital Sun em 2018, que possui um formato de loop eterno, porém ao mesmo tempo totalmente diferente a cada recomeço. Não se preocupe, vou explicar isso melhor adiante.

A história

Moonlighter trabalha com uma dinâmica diferente da convencional. O jogador se torna um mercador em um universo de RPG, que precisa de mercadorias em sua loja. Porém como conseguir itens interessantes para os guerreiros e viajantes? Se tornando um explorador de masmorras, assim como seus clientes.

Nos minutos iniciais, Moonlighter se apresenta como qualquer outro RPG. O jogador começa dentro de uma masmorra e encarna o personagem Will, onde aprende os 3 comandos principais para sobreviver e lutar nas masmorras. Dessa forma, o jogo aparenta ser bem simples e seguir o padrão para um RPG, mas logo obrigada o jogador a lutar contra monstros em um nível muito avançado exatamente para descobrir que o personagem não é de fato um guerreiro, mas sim um mercador. E neste momento Will é resgatado e o jogador aprende que Will é na verdade o dono de uma loja de artefatos chamada Moonlighter. O game revela então como vender os itens que foram conquistados na masmorra para cuidarmos da lojinha.

Dinâmica de jogo

O jogo é dinâmico, com um sistema determinado, porém praticamente infinito, pois se estrutura em um ciclo de explorar masmorras, lutar contra os monstro, pegar artefatos, vender na lojinha, comprar itens mais poderosos com esse dinheiro ou melhorar sua loja e voltar a explorar as masmorras para começar tudo de novo.

Reprodução das Masmorras de Moonlighter

As masmorras e melhorias na loja, armadura e armas precisam ser destravados aos poucos. Porém, a mecânica de jogo é limitante e aleatória. Cada vez que o jogador entra em uma masmorra ela se apresenta completamente diferente da vez anterior. A cada porta atravessada, o jogador precisa enfrentar um novo desafio para conquistar itens e podem ser ou não o que ele está em busca.

O jogo é punitivo, sendo pouco tolerante com erros. Poções de vida são entregues facilmente no começo do jogo dentro das masmorras, porém que o primeiro ciclo é completo elas param de surgir. Às vezes é possível encontrar um lago curativo dentro da masmorra, mas ele tem limite de uso. Caso o jogador morra, tudo que está dentro de sua mochila é apagado e é preciso entrar novamente na masmorra, que passa a ter uma nova configuração, dificultando ao máximo reencontrar os itens perdidos.

Lições do game

Moonlighter tem seu caráter educativo sob a ótica capitalista. É preciso pensar na melhor forma de expor sua mercadoria pensando na Lei da Oferta e da Procura para escolher a quantidade e o valor de cada artefato a ser colocado à venda. Todo dia é preciso abrir a loja e observar seus clientes, que são um termômetro para os preços e quantidades de produtos a serem expostos. Cada cliente analisa algum artefato e surge uma carinha irritada, feliz e extremamente feliz, que ajuda o jogador a recalcular seus preços.

É possível ir modificando os itens expostos no balcão, assim como seus valores e quantidades ao longo do dia de modo a buscar a melhor combinação para arrecadar mais dinheiro nas vendas. Ao final de cada dia de loja, o jogo apresenta o balanço geral das vendas, que também servem de feedback para se preparar para as explorações noturnas em busca dos artefatos que valem mais a pena serem vendidos.

Moonlighter
Reprodução da loja de Moonlighter

Também é preciso ser organizado para separar artefatos conquistados nas explorações dentre três possibilidades: vender na loja, guardar para um combo específico para compra de novos equipamentos ou melhorar a loja.  E não basta entregar dinheiro a um ferreiro e falar “quero uma espada”. É preciso pegar nas masmorras uma quantidade x de cada item que ele precisa para forjar sua espada e levar para ele.

O jogador deve explorar as 4 masmorras já conhecidas por sua vila. Cada uma precisa ser desbloqueada à medida que Will vai evoluindo, com o objetivo de ficar forte o bastante para buscar a 5ª masmorra, que até o momento é apenas uma lenda. Sendo assim, a história do jogo é bem determinada e leva pouco menos de dez horas para ser concluída.

Loop eterno

Porém, o jogo abre diversas possibilidades, que permitem que o jogador se envolva por um período muito mais longo efetuando o ciclo de explorar, vender e comprar. Isto por causa das diferentes configurações aleatórias em cada masmorra, bem como a exploração de todas as possibilidades de melhorias de equipamentos e melhorias para a loja. É um game infinito enquanto o jogador quiser que ele seja.

Moonlighter pode ser jogado em PC com controle, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Leia também:

Amazon Prime Video: Descubra as novidades de maio

Assassin’s Creed Valhalla: Saiba tudo sobre novo game da Ubisoft

Próximo Inside Xbox mostrará jogos no Xbox Series X

Comentários

Clarissa Montalvão

Formada em Comunicação Social pela UFRJ. Pode me chamar de Cla ou Clari. Estou sempre de olho no mundo dos esports para trazer o melhor conteúdo para vocês. E adoro maratonar séries e filmes nas horas vagas! Então podem esperar algumas críticas de produtos audiovisuais bem mainstream por aqui também.