Pokémon: “PokéCenso” procura traçar o perfil dos jogadores brasileiros

Neste mês, março de 2021, estará sendo realizado o chamado “PokéCenso”. A iniciativa é inédita no Brasil e, como divulgado pelos próprio twitter do projeto, tem o objetivo de “conhecer a comunidade, porém muito mais a fundo”. Esse projeto, além de traçar um perfil dos fãs de Pokémon, também auxiliará criadores de conteúdo à entender melhor o que as pessoas querem saber mais. Por isso, a colaboração de todos é muito importante.

Caso você queria contribuir respondendo essa pesquisa, você pode fazê-la por este link.

O formulário demora por volta de 10 minutos para ser preenchido. Além disso, se você tiver menos de 14 anos, deve preenchê-lo junto de responsável. A pesquisa ocorrerá até o dia 28 de março, e terá os dados publicados também por aqui.

Como surgiu o PokéCenso

Em entrevista ao Multiverso+, uma das organizadoras – que tem, inclusive, muita experiência em portais brasileiros de Pokémon – nos contou sobre o surgimento do projeto. Segundo ela, a ideia do PokéCenso surgiu depois de muita conversa entre dois colegas que queriam entender melhor a sua comunidade. Por isso, queriam entender com um recorte mais profundo do que as análises de plataformas como YouTube e Instagram. “Lá, podemos ver a idade média, localização e gênero. Mas outras informações, como região ou temporada do anime favorita, são coisas que esses relatórios não mostravam”.

Além disso, a pokéfã também tinha contato com outros criadores de conteúdo importantes, que posteriormente integrariam a lista de apoiadores do projeto. Assim, o PokéCenso foi tomando forma, procurando ser um projeto transparente e que deixará todos os dados coletados pela pesquisa como públicos. “Queremos que estes dados estejam disponíveis para quem entrar depois na comunidade e possa saber por onde começar, que assunto que as pessoas estão mais interessadas”, completou.

 Sobre a pesquisa

Como dito acima, a ideia é que os dados da pesquisa se tornem públicos após o dia 28 de março. Mas os organizadores também não querem deixar o projeto sem vida até a próxima pesquisa, que ocorrerá em 2026.

A organizadora adiantou que a PokéCenso está, inclusive, tentando contatar empresas influentes dentro da comunidade dos monstrinhos de bolso, como a Companhia Paulista de Papéis e Artes Gráficas (Copag), que produz as cartas de Pokémon no Brasil. Assim, espera-se que ” o projeto possa se expandir para outras partes, para que ele não fique nessa coisa de aparecer até a pesquisar sair e depois desaparecer por mais cinco anos”, disse ela, demonstrando muita fé no impacto positivo que a PokéCenso possa causar.

Além disso, foi nos adiantado que a pesquisa terá resultados que podem surpreender muitos fãs. Contudo, vamos ter que guardar essa expectativa até abril, quando os resultados vão estar disponíveis pra todo mundo.

Leia também:

Xbox Game Pass: Madden NFL 21 e mais jogos em março

Dead by Daylight se junta a produtor do BTS para capítulo com tema K-Pop

Pokémon Diamond & Pearl tem remake anunciado

Comentários

Murillo La Fonte

Sempre me chamam por Muri! Sou fanático por jogos de RPG e de ritmo. Também tenho fascínio animações e quadrinhos japoneses (animes e mangás), bem como pelo cenário musical nipônico. Atualmente estudo Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.