Pokémon: Diamond & Pearl quebram periodicidade

Próximo ao aniversário de 14 anos destes games, fãs de Pokémon Diamond & Pearl reagem de diversas formas, inclusive com memes e hashtags.

Meme ironizando a demora de um remake ser anunciado
Woody: “Buzz, veja! Remakes da quarta geração!”; resposta dos jogadores de Pokémon: “Onde!?”. Fonte: Reddit

Lançados originalmente em 28 de setembro de 2006, Pokémon Diamond & Pearl (D&P), quarta geração de jogos dos monstrinhos de bolso, estão próximos de fazer 14 anos. Atualmente, e como aponta a tendência de espaçamento dos remakes (Isto é, quando os gráficos são retrabalhados e algumas mecânicas novas introduzidas) de jogos anteriores da franquia, essa geração apresenta um grande atraso em relação à outras. Apesar das apostas terem sido para um anúncio no primeiro semestre deste ano, uma vez que a empresa que programa o jogo, a gigante GameFreak, costuma anunciar sobre a série principal da franquia nos primeiros seis meses do ano e lançar ao fim do mesmo, nada foi anunciado até momento.

    Porém, a realidade dos fatos é que D&P está estabelecendo um novo recorde. Isto é, ao mesmo tempo que é um dos jogos mais esperados da história de Pokémon, é, também, o mais atrasado. Mesmo entre os remakes, que têm aumentado o espaçamento em dois anos (FireRed/LeafGreen foi lançado no aniversário de oito anos, HeartGold/SoulSilver no de dez, OmegaRuby/AlphaSapphire no de 12), os de D&P estão demorando à serem anunciados. Dessa forma, os fãs têm reagido das mais diversas maneiras, procurando exercer pressão sobre a empresa por um anúncio. Ou então só brincam com essa demora.

Reação dos Pokéfãs

Meme relacionando a demora no anúncio do remake de Pokémon Diamond & Pearl com o lançamento de jogos com os quais os fãs não tinham expectativa
Meme ironizando a demora do anúncio. Fonte: Twitter

Não à toa, os fãs de Pokémon ficaram desconsolados. Afinal, a franquia ficou conhecida por sua periodicidade de lançamentos, entregando, em média, um jogo a cada dois anos. Entretanto, a cada dia que passa, a esperança se esvai, bem como a memória do jogo.

Alguns fãs mais recentes, inclusive, já nem sentem mais conexão com os games. Quando perguntado sobre o que sentia de um remake não ter sido anunciado até o momento, em uma rede social, um jovem de 15 anos disse: “Me sinto normal, até porque nunca joguei [eles]”. Outro, de 17 anos, apresentou uma opinião parecida; “Eu nunca joguei a primeira versão, e também não curto muito a região em si”, e ainda terminou com indiferença: “Não tenho conexão com ela”. Mas as opiniões são unânimes quando se trata de demorar para um lançamento de um jogo mais bem trabalhado; depois do lançamento de Sw&Sh, a comunidade se uniu em prol de concordar que é melhor ter algo bem feito e executado do que um jogo feito pela metade e sem esforço – opinião que a maioria teve sobre essa última geração.

insaneintherainmusic e a #yearofsinnoh

Mesmo querendo esperar por um jogo bem feito, os fãs odeiam ficar na incerteza se um remake está sendo ou não trabalhado pela empresa. Um exemplo disso é o do influenciador digital americano insanetherainmusic, que decidiu utilizar suas habilidades musicais para tentar emplacar a hashtag yearofsinnoh, traduzida como “Ano de Sinnoh”, sendo esta a região onde se passa D&P. Ao usar as músicas do jogo, fazendo uma versão jazz, o Youtuber conseguiu mais de 300 mil visualizações em um de seus vídeos. Neste, utilizou-se do tema da Champion (espécie de chefão final do jogo), Cynthia, em conjunto com outra influenciadora fã da franquia, Kara Comparetto. Como ambos possuem conteúdo muito bem pensado e executado, a #yearofsinnoh começou a atrair atenção em outras redes sociais fora o YouTube, sendo que a tag também pode ser vista recorrentemente no Twitter, por exemplo.

Impactos Concretos

Até agora, a realidade é que a GameFreak não foi afetada pela opinião dos fãs, tanto financeiramente como na sua imagem. Portanto, um anúncio do remake de Pokémon Diamond & Pearl permanece incerto. Contudo, há ao menos uma certeza, confirmada por outro fã de 16 anos na maior delicadeza: “Se eles lançassem esse jogo, iria vender para c*ralho”.

Saiba mais sobre Pokémon.

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Comentários