Mudanças no underground, novos pokémons e uma nova região: as novidades da Pokémon Presents
Hoje (18/08), a Pokémon Company fez uma “Pokémon Presents” no YouTube. A apresentação tinha como objetivo mostrar novidades dos próximos dois lançamentos da franquia: Legends Arceus e Brilliant Diamond/Shining Pearl. Além disso, a live contou com a presença de outros jogos, principalmente os de celular. Confira com a gente os principais anúncios!
Jogos Pokémon de Mobile
A Pokémon Presents começou com novidades sobre o MOBA da empresa: Pokémon Unite. Apesar de só ter lançado para Nintendo Switch até o momento, a data de lançamento prevista do game em Android e IOS é no dia 22 de setembro e contará com alguns prêmios exclusivos para aqueles que se inscreverem antes do lançamento. O jogador poderá resgatar Zeraora e uma versão exclusiva de Pikachu. Além disso, foram anunciados dois novos monstrinhos para o jogo: Mamoswine e Sylveon.
Logo depois, foi anunciada uma nova versão do game Café Mix, um jogo de puzzle exclusivo dos celulares. A nova versão foi chamada de Pokémon Café Remix, e contará com novos mapas e quebra-cabeças.
Outro game exclusivo de smartphones que teve presença foi Pokémon Masters EX, que contará com um evento de comemoração de dois anos. O jogador poderá se juntar à mais de 100 sync pairs por tempo limitado, além de lutar contra alguns eventos de lendários. Também, haverá um pedaço de história tratando sobre os vilões dos jogos principais da franquia.
Para fechar os anúncios em jogos mobile, Pokémon Go anunciou seu evento em comemoração do aniversário de 5 anos do game com a vinda dos monstrinhos de Galar e um evento com o pokémon Hoopa.
Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (BDSP)
Depois dos games de mobile, foi a hora de um trailer dos remakes da quarta geração de Pokémon ser introduzido.
Antes de uma análise sobre o conteúdo do trailer, o que se pôde notar foram gráficos muito mais polidos e bem-acabados. Isso mostrou um trabalho cuidadoso do pequeno estúdio, ILCA, à qual a Pokémon Company deu a responsabilidade de desenvolver BDSP. A tendência à fazer jogos fieis ao original se manteve, e até mesmo na Pokédex foi mantido o visual do jogo original.



Os personagens chibi também foram completamente retrabalhados, o que dá pra perceber principalmente nas mãos dos personagens que foram criticadas no primeiro trailer por serem “muito grandes”. A diferença é evidente.


O trailer também veio recheado de novidades. Além de mais gravações do mundo, mostrando alguns locais do jogo, o vídeo revelou que o treinador poderá ter um pokémon lhe seguindo nas costas (algo que os jogadores pediam de volta desde HeartGold/SoulSilver). Outra revelação também dos outros jogos foi a volta das lojas de roupas, que permitem ao jogador mudar seu estilo.


Outras novidades foram mudanças no Super Contest (modo de competições), na decoração de pokébolas e no Underground. Agora, as competições estão completamente retrabalhadas e até com uma parte que se assemelha à um jogos de ritmo. Na questão de pokébolas, decorá-las permite ao jogador invocar seus monstrinhos com efeitos visuais diferentes.



Já no Underground, as mudanças foram massivas. Agora, os jogadores podem interagir em tempo real pela internet (ao contrário de somente por infravermelho, como era no original) e construir bases secretas, decorando-as. A maior mudança, porém, são os chamados Pokémon Hideaways, onde monstrinhos de diferentes regiões podem ser encontrados e capturados. Essas áreas do subterrâneo estarão espalhados por toda Sinnoh e em uma variedade de terrenos.



Os jogos comprados até fevereiro também receberão o Pokémon Manaphy.
Veja o trailer completo abaixo:
Pokémon Legends Arceus
Após todas as novidades de BDSP, a Presents deu palco para o jogo mais esperado da franquia nos últimos anos: Legends Arceus. O motivo da expectativa não é pouco, já que o game promete mudar a maneira como Pokémon é jogado atualmente, inclusive no próprio sistema de batalhas e no aspecto visual, muito baseado em The Legend of Zelda Breath of The Wild.
O jogo se passará numa região “nova”: a região de Hisui, que futuramente se tornaria Sinnoh. Porém, algumas particularidades ainda se mantém.


A ideia de Legends Arceus é funcionar de uma maneira diferente dos outros jogos da série principal. A principal ideia é juntar elementos de action RPG com o que se tem habitualmente em Pokémon. No sistema de batalha, por exemplo, ao invés do sistema tradicional em que oponente e jogador atacam ao mesmo tempo, os combates ocorrerão em turnos baseado na velocidade dos pokémons. Os mais rápidos poderão até acabar tendo dois turnos seguidos. Também, tudo isso ocorre sem que se troque uma tela, além de ter mecânicas únicas para lidar com a questão dos turnos.
Os estilos de batalha de agilidade e força permitem certa fluidez. O primeiro permite que mais turnos aconteçam em menos tempo, diminuindo o quanto de dano os ataques darão; do contrário, o segundo permite ataques mais fortes mas com um intervalo maior entre si.

Outra questão bastante diferente será o próprio decorrer do jogo, que não será linear como em outros da franquia. A ideia é que se possa fazer uma gameplay estilo mundo aberto, observando, capturando e coletando informações sobre Pokémons para o Galaxy Team, uma equipe de pesquisadores em Jubilife que querem sua ajuda para completar o primeiro Pokédex de Hisui. Para completar este objetivo, há até campos administrados por essa equipe onde os jogadores podem descansar e construir itens a partir da coleta de materiais.


Na jornada de coletar informações de pokémons, eles poderão reagir de formas diferentes; alguns serão amigáveis, outros te atacarão e outros apenas fugirão. Neste jogo, o próprio jogador é vulnerável e pode sofrer dano dos monstrinhos. Também há “chefões” – pokémons mais fortes que o normal e extremamente agressivos.


Por fim, foram revelados dois pokémons novos e duas formas regionais de outros que já existiam. Confiras suas formas e detalhes:
Wydeer
Wydeer é a evolução de Stantler, pokémon da segunda geração. Até o momento, essa evolução é confirmada como exclusiva de Hisui pelo site oficial do jogo. Stantler teria se adaptado à vida próxima aos humanos e é dito que a população lhe venera há muito tempo. Ele agora ganha o tipo psíquico e se torna Normal/Psíquico. O pokémon também servirá de montaria em terra para que o jogador possa atravessar as regiões mais rapidamente.

Basculegion
Esse pokémon seria a evolução de Basculin e, assim como Wydeer, exclusivo de Hisui. Este pokémon estaria possuído por seus amigos Basculin do seu cardume que não conseguiram subir rio acima, o que faz com que ganhe o tipo fantasma, se tornando Água/Fantasma. Ele também serve de montaria na água.

Braviary (Hisui)
Braviary é um pokémon da quinta geração, mas, em Hisui, ele recebe uma forma diferente e se torna Psíquico/Voador. Ele é maior do que sua versão de Unova e costuma andar solitariamente. Ele também serve de montaria para o jogador quando este deseja viajar pelo ar.

Growlithe (Hisui)
Growlithe é um pokémon da primeira geração e evoluía em Arcanine. Já em Hisui, esse monstrinho não está acostumado à presença humana e parece ter aprendido à viver em pares. Seu pelo comprido é conhecido por conseguir reter calor. Essa variação de Growlithe também apresenta um duro chifre mas que facilmente quebra, e justamente por esse motivo é que ele raramente o usa. Seu tipo é Fogo/Rocha.

Confira o trailer completo de Pokémon Legends Arceus:
E aí, foram várias novidades, né? Aparentemente, agora se deu início à temporada de hype para o lançamento desses dois jogos, como é feito de costume pela Pokémon Company. Por isso, podemos esperar mais novidades em breve.
E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
Leia também:
Dying Light 2 Stay Human: Novidades na Gamescom
Causa da morte de Christiane Louise, voz de Mercy, é revelada pela polícia
A Plague Tale: Innocence grátis na Epic Games
Sempre me chamam por Muri! Sou fanático por jogos de RPG e de ritmo. Também tenho fascínio animações e quadrinhos japoneses (animes e mangás), bem como pelo cenário musical nipônico. Atualmente estudo Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.