PS5: Problemas comuns e como resolvê-los

Caso você ainda não tenha comprado o PS5, a gente imagina o quanto você esteja ansioso para isso. Mas a vantagem dele ter sido lançado primeiro em outras regiões do mundo são os problemas que os usuários estão tendo com o novo console – e que você não terá. Ou, se tiver, já vai saber como resolver a questão. Para te ajudar nessa, reunimos alguns dos erros mais comuns que os players já estão reportando online e como você pode solucioná-los quando finalmente colocar as mãos no seu tão esperado PS. Vamos lá?

O disco do PS5 roda sem nenhum motivo aparente

Em um fórum no Reddit, alguns consumidores alegam que o disco do PS5 começa a rodar aparentemente sem nenhuma razão, quando estão jogando uma versão digital de um game ou até mesmo assistindo Netflix. Um internauta especulou que pode não ser o disco, mas sim o sistema de cooling do console, que serve para esfriar o videogame e evitar o superaquecimento. Mesmo assim, a maioria dos jogadores espera que uma atualização da Sony resolva o problema que eles descrevem como irritante, já que o barulho seria muito alto.

Problemas no controle DualSense e na Câmera HD

Há também alguns problemas no controle DualSense, como se ele não respondesse propriamente aos comandos feitos pelos usuários. São erros pequenos que, certamente, serão resolvidos com uma nova atualização da Sony. Entretanto, é importante reforçar que a Câmera HD do PS5 não será compatível com PSVR e nem com o PS4. Portanto, se você encontrar alguém reclamando do funcionamento da Câmera, saiba que provavelmente este é o motivo.

Transferência de dados do PS4 para o PS5

Apesar de já termos muitas informações de como realizar a transferência de um console para o outro, alguns usuários também enfrentaram problemas com esta ação. Os jogadores alegam que a transferência demora (muito) mais do que o esperado e que o console acaba superaquecendo. Porém, um perfil no Reddit já explicou em um fórum como resolver esses problemas, repassando os passos que o suporte técnico da Sony o ofereceu.

  • Ligue o PS4 e o PS5 e os coloque no modo de segurança. Execute a atualização do software em ambos os consoles. Aparentemente, essas atualizações específicas só acontecem no modo de segurança;
  • Se isso não funcionar, ligue o videogame no modo de segurança novamente e restaure as configurações padrão no PS5;
  • Caso ainda esteja com dificuldades, ligue o console em modo de segurança e reconstrua o banco de dados no PS5.

O último passo tem relação com o hard drive do seu videogame: ele será reorganizado e você conseguirá acessar os seus dados de forma mais rápida e fácil.

ps5

Falha no armazenamento

O maior problema tem relação com uma falha no armazenamento, que estaria bloqueando o acesso ao PS5. Isso já tinha sido apontado antes mesmo do lançamento do console, e muitos achavam que a única solução seria a troca do aparelho. Entretanto, uma ação simples como desativar o Modo de Repouso pode já solucionar o erro, já que muitos problemas se originam daí. Desta forma, os jogadores não terão que se preocupar com problemas de armazenamento ou transferência de dados que acontecem enquanto o console está “dormindo”.

É esperado, ainda, que a Sony faça uma nova atualização que corrija os bugs do Modo de Repouso. Enquanto isso, já fique esperto e desative essa opção nas configurações do seu console.

Tela verde e travamentos

Uma imagem vale mais do que mil palavras, não é? Então veja os vídeos a seguir:

Dá uma dorzinha no coração vendo essas imagens, hein? Infelizmente, ainda não existe uma solução prática que resolva esses bugs. Caso uma boa atualização da Sony não seja entregue em breve, é provável que os jogadores precisarão trocar o seu PS5 por outro.

Problemas nos downloads

Baixou um aplicativo ou jogo novo? Ele pode ficar no limbo do PS5, um lugar onde os downloads não iniciam ou dão erro de imediato. O sistema até mostrará o game ou app na sua biblioteca, mas você não poderá usá-lo e nem cancelar ou reiniciar o download. Assim fica complicado, não é?

A solução mais eficaz no momento é reiniciar o sistema do console e restaurar as configurações padrão. Isso limpará a memória do videogame, mas os jogadores terão que fazer o download dos jogos salvos mais uma vez. Felizmente, a nuvem manterá o seu progresso salvo e isso não deverá afetar a sua experiência dentro dos games.

O PS5 está rodando as versões dos jogos PS4

Vamos supor que você tem um jogo, como Call of Duty: Black Ops – Cold War, instalado em duas versões: a de PS4 e a de PS5. Porém, o PS5 só roda a versão do PS4, sem alegar um motivo específico. Para resolver esse bug, basta seguir os passos a seguir:

  • Encontre o game na página inicial;
  • Vá para baixo e selecione “Jogar” (sem clicar, apenas deixe esta opção em destaque);
  • Selecione “…” e abra o “Menu”;
  • Clique em “PS5 | Full | Call of Duty: Black Ops Cold War”;
  • Inicie o jogo e divirta-se.

Caso você tenha outro game, é provável que essas mesmas opções solucionem o problema. Vale a tentativa.

Problemas na instalação de um disco físico

Alguns jogadores estão reclamando da instalação dos games em formato de disco, mas esse já é um problema conhecido do PS4. O erro aparece quando os usuários estão conectados na PSN durante a instalação da mídia física no PS5 e acabam tendo uma desconexão repentina, como uma queda de energia ou falha na internet. Para isso, você pode ficar offline enquanto instala o seu jogo e posteriormente online, quando for fazer o download de alguma atualização ou pacote do game. Simples, não é?

Caso surjam outros problemas, nós atualizaremos aqui!

Caso mesmo assim não consiga resolver os problemas, ou encontre outros que não estão listados aqui, dê uma olhada no Suporte do Playstation no Brasil

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Leia também:

LoL: Rell, a Dama de Ferro, é a nova campeã

PS Plus: Marvel’s Spider-Man: Remastered pode estar disponível

Nintendo: Hyrule Warriors não será uma franquia própria

Comentários