Sony anuncia cobrança para atualizar jogos de PS4 ao PS5

Em um pronunciamento oficial, o diretor da Sony Entertainment deu detalhes sobre o funcionamento das atualizações de jogos com compatibilidade entre o PlayStation 4 e o PlayStation 5. Foi confirmado que para todos os que forem compatíveis, terá de se pagar uma taxa de 10 dólares.

Se tem um assunto do qual a Sony deu pouco detalhe desde o lançamento do PS5 foi como funcionaria o cross-play com o seu console antecessor – isto é, como alguém que comprou o jogo faria o porte para tê-lo com gráficos atualizados.

Depois ficou claro que isso se daria por uma atualização a ser instalada nos arquivos dos games, mas logo ficou claro que os jogos com retrocompatibilidade não sairiam de graça.

Polêmicas das atualizações pagas

A primeira grande polêmica veio com Marvel’s Spider Man, cuja atualização veio paga com a justificativa de que muita coisa mudaria. Assim, foi dito que as versões entre os dois consoles era completamente diferentes e portanto a taxação se justificaria.

Porém, a realidade era outra. Quando os jogadores começaram o gameplay, foi possível perceber que a atualização se limitava à melhorar (um pouco) os gráficos, trazer algumas novas armaduras ao herói, bem como uma quantidade limitada de novos troféus.

Depois, foi a vez a de Horizon Forbidden West se tornar polêmica. Nesse caso, o problema foi que a Sony anunciou inicialmente a atualização desse lançamento como sendo gratuita, mas mudou de repente de posicionamento e impôs uma cobrança. A empresa foi alvo de tantas críticas que resolveu voltar atrás nessa decisão.

Contudo, esse último caso foi importante, pois foi a partir dele que o presidente da Sony tornou oficial a taxa para atualizações dos jogos entre os consoles.

O pronunciamento do Presidente da Sony

Jim Ryan, após a polêmica, fez o seguinte posicionamento sobre Horizon Forbidden West:

“Também queremos confirmar hoje que, daqui para frente, exclusivos first-party e cross gen de PlayStation tanto digital quanto físico oferecerão uma opção de upgrade digital de US$ 10. Isso será aplicável ao próximo God of War e Gran Turismo 7, e qualquer outro exclusivo cross-gen entre PS4 e PS5 distribuído pela Sony Interactive Entertainment.”

Ainda não foi dito qual será o preço para nós, brasileiros, mas podemos esperar que com certeza será bem salgado. Especialmente se as atualizações forem mínimas, como a maioria será.

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Leia também:

Far Cry 3 está de graça para PC até sábado (11)

M+ Podcast 83: Jogos que Marcaram

Nuuvem comemora 10 anos com várias promoções; confira alguns títulos

Comentários

Sempre me chamam por Muri! Sou fanático por jogos de RPG e de ritmo. Também tenho fascínio animações e quadrinhos japoneses (animes e mangás), bem como pelo cenário musical nipônico. Atualmente estudo Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.

Murillo La Fonte

Sempre me chamam por Muri! Sou fanático por jogos de RPG e de ritmo. Também tenho fascínio animações e quadrinhos japoneses (animes e mangás), bem como pelo cenário musical nipônico. Atualmente estudo Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.