Ted Dabney, co-fundador da Atari falece aos 81 anos

Ted Dabney, co-fundador da Atari, morreu vítima de um câncer, aos 81 anos. Dabney é  considerado por muitos como um dos pais dos jogos modernos, tendo e colaborado com Allan Alcorn para criar o Pong.
O historiador de jogos Leonard Herman anunciou a morte de Dabney via Facebook, escrevendo: “Acabei de saber que meu grande amigo, Ted Dabney, o co-fundador da Atari, faleceu aos 81 anos. RIP, querido amigo. Seu legado vai durar muito tempo!
Nascido em San Francisco em 1937, Dabney , ele serviu com os fuzileiros navais dos Estados Unidos, trabalhou como eletricista e chegou a administrar uma lanchonete antes de co-fundar uma das mais importantes marcas de jogos de todos os tempos.
img
Em 1972, Dabney e o colega empregado da Ampex, Nolan Bushnell, fundaram a Atari e produziram seu primeiro jogo, o Computer Space. Dabney projetou a função física do jogo de arcade, usando componentes acessíveis de televisores padrão para economizar nos custos. O slot de moedas icônico foi projetado pelo próprio Dabney. 
Dabney foi diagnosticado com câncer de esôfago em 2017. Ele decidiu por não receber tratamento e viver de maneira intensa seus últimos momentos. Algumas homenagens surgiram nas redes sociais após o anúncio. Dabney deixa um legado no mundo dos jogos que inspirará engenheiros, designers e desenvolvedores nos próximos anos.
 
 
 
 

Comentários

Ana Schuch

Jornalista & Blogueira. Não foge de um bom filme, série ou um jogo da hora. Fã da Marvel e apaixonada por Tomb Raider <3