Yo-kai Watch 2: 6 dicas que vão te salvar tempo

Sobre Yo-kai Watch:

Lançado em 2016, os segundos jogos do ramo principal de Yo-kai Watch, Bony Spirits e Fleshy Souls, foram um dos jogos mais importantes no auge de vida do 3DS, se tornando facilmente um dos games mais vendidos na história do console. Apesar do sucesso modesto no Brasil, o jogo cultivou certo público que ajudou a manter a sua popularidade até atualmente.

Apesar disso, ainda é difícil encontrar artigos em português ajudando os novos jogadores a entender como melhorar em Fleshy Souls e Bony Spirits (às vezes, até como progredir, pois o jogo não é dos mais fáceis). Por isso, nos da Multiverso+ resolvemos trazer algumas dicas que podem auxiliar quem está começando no mundo dos yo-kais e até quem sente que a dificuldade do jogo está começando a ficar acima do que consegue acompanhar. Confere aí!

  • Faça Subquests com frequência

Essa é a dica mais importante e primordial para qualquer jogador de Yo-kai Watch. Apesar de em outros JRPGs a questão das subquests (ou seja, quests que não estão relacionadas com a história principal) já ser importante, aqui elas são indispensáveis. Fazer subquests é tão importante que elas receberam atenção especial e, justamente por isso, costumam desenvolver uma pequena história dentro dela.

Nessa subquest mostrada nas imagens, por exemplo, eu tive que ajudar um velho a ver sua esposa quando estava jovem, já que no jogo é possível viajar no tempo. Assim como essa subquest, as outras também são suficientemente interessantes para que não seja chato fazê-las.

Imagem mostrando um diálogo do game, parte de uma quest de Yo-kai Watch
(Reprodução)
Imagem mostrando um diálogo do game, parte de uma quest de Yo-kai Watch
(Reprodução)
Imagem mostrando um diálogo do game, parte de uma quest de Yo-kai Watch
(Reprodução)
Imagem mostrando um diálogo do game, parte de uma quest de Yo-kai Watch
(Reprodução)

Elas são muito importantes, principalmente, para adquirir experiência de maneira fácil e rápida, bem como dinheiro e itens. Afinal,  depois de certo período do jogo, os modos de obter experiência se tornam cada vez mais difíceis, como o próprio Infinite Tunnel. Essa mecânica, apesar de permitir adquirir muita experiência, também não é tão interessante quanto as subquests, que também estão por toda parte.

Imagem mostrando o mapa de Uptown Springdale com um símbolo de quest ao canto superior esquerdo
(Símbolo das subquests no mapa. Imagem: Reprodução)
  • Dê Importância para a personalidade dos seus Yo-kais

A personalidade dos seus Yo-kais, chamada dentro do game de “Attitude” (ATTD) tem uma função muito parecida com as Natures de Pokémon, porém aqui elas são ainda mais importantes. Além de ditar quais status irão aumentar quando o yo-kai passar de nível, as atitudes também ditam as ações deles nas batalhas, uma vez que nós não os controlamos.

Imagem com o yo-kai Pinkipoo, sendo retratado
(Reprodução)

Durante a jogatina, vamos receber diversos livrinhos que podem alterar a personalidade dos seus yo-kais. É bom que se dê importância para isso, pois, por exemplo, pode-se fazer um personagem healer (como o Pinkipoo da imagem acima) curar com uma frequência maior ao utilizar da personalidade Gentle. Com a tabela abaixo, você pode escolher exatamente qual a melhor Attitude para como você quer que seu Yo-kai aja na batalha.

 

Atitude

Atributo que ajuda a aumentar

O que provavelmente fará no seu turno

Ranzinza

Força e Vida

Propenso a atacar

Bruto

Força (bastante)

Mais propenso a atacar

Lógico

Espírito e Velocidade

Propenso a usar técnicas

Brilhante

Espírito (bastante)

Mais propenso a usar técnicas

Perverso

Força e Velocidade

Propenso a influenciar os inimigos

Cruel

Velocidade (bastante)

Mais propenso a influenciar os inimigos

Prestativo

Vida e Velocidade

Propenso a inspirar os aliados

Devoto

Força e Defesa

Mais propenso a inspirar os aliados

Gentil

Vida e Espírito

Propenso a curar os aliados

Carinhoso

Vida (bastante)

Mais propenso a curar os aliados

Cuidadoso

Defesa e Espírito

Propenso a defender

CalmoDefesa (bastante)Mais propenso a defender

 

Atitude

Efeito
Muito Sério

Descansa muito raramente

Sério

Descansa raramente

Dócil

Normal

Egocêntrico

Descansa facilmente

Distraído

Descansa com frequência

Muito Distraído

Descansa constantemente

Atitude

Efeito

Sério

Distrai-se muito raramente em batalha

Rígido

Distrai-se raramente em batalha

Despreocupado

Distrai-se facilmente em batalha

Preguiçoso

Distrai-se frequentemente em batalha

Sempre que precisar trocar também, não se preocupe: esses livros são encontrados  com uma frequência considerável.

  • Confira se seus Yo-kais conseguem evoluir

Essa dica é importante para não se perder tempo treinando um yo-kai que será descartado logo mais. Diferentemente de Pokémon, onde  com máximo esforço você consegue melhorar um pokémon ruim, em Yo-kai Watch os monstrinhos são divididos em rankings. Se isso não bastasse, não há algum tipo de “pokédex” que mostra se esse yo-kai evolui ou não, portanto, a única opção é recorrer à internet. Apesar de isso ser chato, poupará tempo quando você perceber que está treinando um yo-kai rank E que nunca irá evoluir.

Uma boa plataforma para encontrar esse tipo de informação são a fandom. Apesar de não ser 100% completa, já ajudará a encontrar os melhores yo-kais pro propósito do seu time e como obtê-lo.

Imagem mostrando como evoluir o Shmoopie para um Pinkipoo
(Exemplo de evolução que você pode achar no fandom. Fonte: Yo-kai Watch Fandom)
  • Faça a missão da Spring Station o quanto antes

À certa altura do game, você poderá abrir uma área denominada Excellent Tower. Nessa área, tem a estação de trem Spring. Nessa estação, você poderá pegar uma missão do agente que trabalha nela, onde ele lhe pedirá para carimbar um cartão em todas as estações do jogo. Ao completar essa missão, você poderá ganhar um passe livre e não terá mais de gastar dinheiro para andar de trem.

Mapa de estações dentro de Yo-kai Watch
(Mapa de estações do jogo)

Além disso, a mecânica do trem é interessante para introduzir alguns diálogos, bem como missões exclusivas. Assim, as vezes mesmo sem necessidade, é interessante usar essa mecânica, que eu considero um pequeno detalhe mas que adiciona muito para a experiência in-game. Por isso, complete essa missão e ganhe o passe o quanto antes possível.

Diálogo dentro de uma viagem de trem em Yo-kai Watch
(Reprodução)
Diálogo dentro de uma viagem de trem em Yo-kai Watch
(Reprodução)
  • Explore o mapa e procure por Mirapos

Outra dica canônica de JRPGs, mas que é especialmente importante nesse game. Sempre que se abre uma nova área do jogo, explore-a bem; há muitos baús escondidos e itens que spawnam de forma randômica pelo mapa, sendo não raramente bons itens. Além disso, neste jogo os baús podem ficar fechados novamente e mudam de lugar frequentemente, o que faz a ideia de explorar o  mapa (que, aliás, é até que bem extenso) algo divertido. O interessante é sempre guardar Staminum para esse momento de quando uma nova área é atingida, para que se possa já fazer tudo de uma vez sem que o cansaço do personagem principal seja um empecilho.

Imagem mostrando um item que apareceu de forma aleatória no mapa do jogo

Imagem mostrando um baú que apareceu de forma aleatória no mapa do jogo
Imagens dando exemplo de itens e baús que aparecem de forma aleatória no mapa do jogo (Reprodução)

Outro lado bom de explorar o mapa é encontrar mais pontos de teleporte, que são feitos pelo yo-kai Mirapo. Quanto mais pontos dele se tem conhecido, facilita-se a transportação pelo mapa posteriormente, quando for necessário fazer alguma subquest por exemplo, ou até mesmo quests da história. Eles também são ótimos para levar o principal à sua casa, para que ele possa dormir e mudar o tempo em que ocorre a jogatina (dia ou noite).

  • Combine seus times a partir das tribos de Yo-kai Watch

Uma dica talvez mais de ordem pessoal que geral, a combinação de tribos pode ser útil contra chefões mais a frente no jogo. Essas combinações geram benefícios baseados na combinação utilizada. Veja o que cada tribo possibilita na tabela abaixo:

 

Tribo

Efeito

Coragem

Mais Força

Misteriosa

Mais Espírito

Força

Mais Defesa

Charmosa

Mais Velocidade

Generosa

Mais Cura

Desonesta

Mais Inspiração

Assustadora

Mais efeito de status

Escorregadia

Maior dificuldade em Influenciar

Utilizando dessas combinações e com esses benefícios, você já pode pensar em como montar seu time na roleta das medalhas, quais suas fraquezas e como ampliar seu potencial. No meu time, por exemplo, utilizo uma combinação da tribo “charm”, o que me dá vantagem de velocidade. Para ampliar esse potencial, coloquei dois yo-kai com muito dano e amplifiquei seus status para que as batalhas terminem de forma rápida.

Imagem mostrando a composição de um time na roleta de Yo-kai Watch
(Reprodução)
Imagem mostrando a composição de um time na roleta de Yo-kai Watch
(Reprodução)

E aí, o que achou das dicas de Yo-kai Watch? Tem outras dicas que prefere usar? Conte nos comentários!

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Leia mais:

Nintendo: Agora você pode jogar Mario kart ao vivo na sua casa

Super Mario Odyssey e Zelda: Breath of the Wild ganham suporte ao Nintendo Labo VR

Dr.Mario World é o próximo jogo da Nintendo para celular

Comentários

Murillo La Fonte

Sempre me chamam por Muri! Sou fanático por jogos de RPG e de ritmo. Também tenho fascínio animações e quadrinhos japoneses (animes e mangás), bem como pelo cenário musical nipônico. Atualmente estudo Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.