RBD: Saiba tudo sobre a volta do grupo

No final de agosto de 2020, o grupo mexicano RBD levou os fãs à loucura ao anunciar o lançamento de todos os seus álbuns de estúdio nas plataformas de streaming de música. Na época, a banda também ganhou perfis oficiais nas redes sociais. Poucos meses se passaram e agora o RBD anunciou uma live inédita com quatro de seus integrantes, pela primeira vez em 12 anos. Mas vamos entender como tudo isso aconteceu?

Afinal, o que é o RBD?

O RBD é um grupo criado em 2004 a partir da novela mexicana Rebelde. É formado, originalmente, por Alfonso Herrera, Anahí, Christian Chávez, Christopher von Uckermann, Dulce María e Maite Perroni. É considerado um dos grupos mais bem sucedidos de pop mexicano de todos os tempos e o último grande fenômeno antes do surgimento das redes sociais.

Por que acabou?

O RBD chegou ao fim em agosto de 2008. Na época, os integrantes afirmaram que a separação havia sido em comum acordo; tanto entre os seis quanto com a gravadora EMI Music. Entretanto, o último CD do grupo, Para Olvidarte de Mí, foi lançado em março de 2009.

Anos mais tarde, Alfonso Herrera (mais conhecido como Poncho) assumiu em entrevista que foi o responsável pelo fim do grupo, já que foi o primeiro a expressar sua vontade de encerrar a carreira musical e começar a atuar. Porém, sabe-se que o RBD também não era mais tão lucrativo para a gravadora. Maite Perroni, inclusive, já não participava de todos os shows do grupo, pois também estava direcionando a sua carreira para a atuação.

rbd

Por que voltou?

Ninguém sabe ao certo. As especulações de um possível retorno começaram em agosto de 2020. Pouco tempo depois, o grupo anunciou que disponibilizaria todos os seus álbuns de estúdio nas plataformas de streaming de música. Depois de 12 anos, o RBD também ganhou perfis oficiais nas redes sociais, com vídeos remasterizados sendo lançados no YouTube. Nessa época, alguns dos integrantes começaram a falar sobre uma suposta reunião.

Nas redes sociais Christian Chávez contou, durante uma live, que o retorno do RBD seria muito maior do que somente o conteúdo musical publicado nos principais streamings. Christopher Uckermann também se pronunciou, dizendo que sentia falta de dividir o palco com seus companheiros. Mas quem levantou ainda mais suspeitas foi Anahí, durante uma entrevista para Daniel Habif.

A entrevista

Anahí, Christian Chávez, Christopher von Uckermann, Dulce María e Maite Perroni já tinham disponibilizado nas redes sociais um site com o título RB2. Sem muitos detalhes, a página pedia para que os fãs se inscrevessem para uma novidade. Um relógio, marcando o dia 4 de outubro de 2020, também podia ser visto. Depois, o website mudou o nome e o domínio para seroparecer.world.

Para Daniel Habif, Anahí confirmou o retorno do RBD. Ela citou o site Ser o Parecer, mas alegou que ainda não estava decidido o quê seria este projeto. Entretanto, garantiu que a ideia era prestar uma homenagem à história do RBD e fazer um agradecimento aos fãs, que continuaram fiéis mesmo depois de tantos anos.

A cantora também ressaltou que não sabia se todos os integrantes estariam juntos, mas reforçou a importância de Dulce María, dizendo que o RBD não é completo sem ela.

Nada foi dito sobre Alfonso Herrera. O ator, inclusive, manteve-se em silêncio sobre o retorno do grupo às plataformas digitais, aparecendo somente no dia em que o conteúdo foi disponibilizado através de um curto vídeo postado nas redes oficiais do Spotify.

A grande volta… sem Dulce María

Apesar de ter sido aclamada por Anahí, Dulce María não estará no tão esperado retorno do RBD.

No dia 30 de setembro de 2020, os integrantes do grupo anunciaram em suas redes sociais que o RBD faria uma live especial no dia 26 de dezembro. Entretanto, somente Anahí, Christopher von Uckerman, Christian Chávez e Maite Perroni participariam.

Dulce María não estará presente por um simples motivo: ela está grávida, com o bebê previsto para dezembro. Mesmo assim, a notícia pegou os fãs de surpresa e decepcionou muita gente, já que ela é considerada uma das principais vozes do grupo.

Veja abaixo a imagem de divulgação, reproduzida no perfil das redes sociais dos 4 membros, inclusive a foto de perfil temática.

…e sem Poncho

Já Alfonso Herrera(Poncho) permanece calado sobre a reunião do RBD. Suspeitou-se que o ator não queira participar, já que nunca foi tão ligado à música quanto seus outros colegas. Além disso, dizem que ele não concorda com o fato da live ser paga, já que já mencionou em entrevista, anos antes, que muitas pessoas veem o RBD como uma oportunidade de lucrar, e que prefere ficar somente com as lembranças positivas do grupo.

Detalhes sobre a live

A live Ser O Parecer: The Global Virtual Union acontecerá no dia 26 de dezembro de 2020 às 14 horas (horário de Brasília). Nesta sexta-feira, dia 2, a pré-venda dos ingressos pelo Spotify foi disponibilizada. Depois, um outro tipo de pré-venda também poderá ser acessado pelos fãs. Só depois será liberado o valor cheio dos ingressos. Saiba os detalhes abaixo:

  • 2 a 3 de outubro: pré-venda do Spotify ($ 20 – Dólares americanos): O Spotify enviará aos usuários um e-mail com um link exclusivo para acessar a compra por 48 horas que começa em 2 de outubro às 8h PST e termina em 4 de outubro às 8h PST
  • 4 de outubro: Venda exclusiva para fãs que comemoram o Dia Mundial RBD ($ 25 – dólares americanos): Um link exclusivo será enviado por e-mail para todos os fãs que se cadastraram no seroparecer.world. Os fãs também podem ter acesso ao link exclusivo juntando-se ao seu grupo no Facebook, que podem ser encontrados em seroparecer.world.
  • 5 de outubro ($ 35- Dólares americanos): Início da venda geral no site seroparecer.world.

Sendo assim, os ingressos vão de 113 a 198 reais, considerando o dolar atual de R$5,65 e sem impostos.

Vale a pena?

Muitos fãs estão dizendo que sim, vale! Afinal, esta é a primeira reunião do grupo em 12 anos. Os mais apaixonados já estão preparando o bolso e contando os dias para 26 de dezembro. Por outro lado, muitos dizem que é injusto o fato da live ser paga, enquanto outros considerariam pagar apenas se os seis integrantes estivessem juntos.

E você, de qual lado está? É bom citar que, mesmo com todas as problemáticas, 2020 está sendo um ótimo ano para todos os fãs de RBD.

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Leia também:

MTV MIAW 2020: confira a lista de vencedores da premiação

Emicida abre programação online do Festival de Curitiba

Grupo pop virtual K/DA retorna com nova música, confira

Comentários