Crítica: Mundo Mistério, série original Netflix de Felipe Castanhari

Com seu Canal Nostalgia consagrado e seu nome sendo uma das principais referências de história no cenário brasileiro, Felipe Catanhari se juntou com a Netflix para uma nova série incrível: Mundo Mistério.

Do Youtube para o Streaming mais conhecido do mundo

A série tem muitas diferenças e semelhanças com seu irmão da plataforma concorrente. Como em seu Canal, os episódios da série são bem curtos, em média 25 minutos de muitas explicações, imagens e dados.

 

Mas, diferente do Canal Nostalgia, muito focado em história geral e história do brasil, Mundo Mistério é mais voltado para fenômenos científicos, sem nunca deixar de explicar e embasar todos os assuntos no passado.

Elenco

Outra diferença está no elenco. Além de Castanhari como principal host e responsável pela maior parte das explicações, temos a interação de outros elementos na série:

  • B.R.I.G.G.S, um computador responsável por todas as imagens e algumas explicações (e dublado pelo nosso amado Guilherme Briggs)
  • Betinho(Bruno Miranda), o zelador do laboratório, que é responsável pelo alívio cômico e por fazer aquelas perguntas que todo mundo queria fazer mas ninguém tem coragem (além da obsessão por aliens, zumbis e um carrinho de lanche em especial).
  • Dra Thayane(Lilian Regina), uma cientista inteligentíssima responsável por fazer experimentos, explicar os termos mais estranhos e por comandar e manter todo o laboratório.

Os episódios

Com cenários incríveis, explicações detalhadas e exemplos do dia-a-dia, Mundo Mistério nos ajuda a conhecer muitos temas que de outra maneira seriam de difícil compreensão(pra não dizer impossível).

Os episódios sobre a Grande Peste e o Aquecimento Global são incríveis e extremamente atuais. Mas os mais legais e diferentes de tudo o que já tínhamos visto são os episódios sobre Zumbis e Triângulo das Bermudas (e não iremos esquecer sobre sua promessa de um episódio só sobre Aliens, ok Castanhari?).

Talvez você tenha um pouco mais de dificuldade com os episódios sobre Inteligência Artificial e fique perdido em alguma parte no episódio sobre A Grande Extinção devido a quantidade de informação, mas vale a pena rever alguns trechos para apreender.

No geral, apesar de os diálogos serem um pouco mais travados do que as explicações, os exemplos palpáveis, informações bem estruturadas e cenários incríveis compensam. E um grande destaque com a preocupação do roteiro em expor, embasar e exemplificar todas as explicações, sem esconder os desafios morais e as partes obscuras da ciência e história.

Vale a pena?

No final, vemos que a série é um exemplo incrível de como podemos aprender ciência e história sem nenhum esforço. Ela impressiona e satisfaz completamente todas nossas dúvidas. Uma ótima fonte de informação confiável.

Os episódios, feitos em um molde de ritmo ágil, dinâmico e cheio de imagens, são:

  • O Mistério do Triângulo das Bermudas
  • Os 20 milhões de mortos da Grande Peste
  • Aprendendo a viajar no tempo
  • Do lobo ao cão
  • Apocalipse Zumbi : e se fosse real?
  • A Grande Extinção
  • O caminho para a Superinteligência Artificial
  • Aquecimento Global, uma grande conspiração?

A série já está disponível na Netflix, e você pode conferir o trailer clicando no vídeo aqui embaixo.

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Leia também:

The Umbrella Academy: Segunda Temporada – Crítica

Emmy 2020: confira as principais categorias de indicados

Netflix: Divulgado trailer oficial de Mundo Mistério

Comentários

Sky Sanches

A tal "Ladyticia"/"Letícia sem nenhum" do Podcast. Sky é meu nome de herói 😎Engenheira mecânica que ama filmes, séries e livros.