Lista: 10 séries animadas que você precisa ver

A animação é uma forma de narrativa maravilhosa; lá podemos transformar várias histórias que em live action muitas vezes ficariam ridículas. E muito se engana quem acha que só porque algo está em desenho (ou 3D) é coisa de criança. Já não é de hoje que o mercado de animações voltadas para públicos mais adultos tem uma audiência muito grande.  

Aqui vamos listar algumas dessas animações que já estão disponíveis pra assistir. Lembre-se que estamos falando de séries animadas.

Tentamos não incluir animes, pois achamos que se enquadram em outra categoria, mesmo também contendo temas adultos.  Tentaremos também fugir de algumas indicações mais óbvias e já conhecidas do grande público, como Simpsons, Family Guy, South Park e Rick and Morty. Mesmo gostando da maioria desses, a ideia é explorar um mundo novo de histórias.  

Apesar de estarem enumerados, é apenas pra dar um senso de ordem, e não necessariamente quer dizer que um seja melhor que o outro. Até porque cada um dos aqui listados possuem uma ideia diferente, e gosto é algo extremamente pessoal.  

10 – Bojack Horseman  

Bojack Horseman é uma série animada da Netflix que conta a história de Bojack. Um ator que fez grande sucesso em uma sitcom nos anos 90, que agora tem que lidar com a vida de um semi famoso e questões pessoais como alcoolismo e abuso de drogas, além de lidar com seus próprios traumas psicológicos e relações pessoais.

É uma série de comédia com um toque pesado no drama. Tem a capacidade de te fazer rir, refletir sobre sua existência e relacionamentos com outros e as vezes até chorar no mesmo episódio. A série se encerrou na sexta temporada e está disponível na Netflix.  

 

9 – Sem Maturidade Pra isso  

Sem Maturidade Pra isso (Close Enough) é uma comédia com arte estilo as animações do Cartoon Network. Aqui é contada a história de um casal que acaba de chegar nos 30 anos e tem uma filha pequena, com isso vão viver as aventuras e os desafios de deixar os 20 e poucos anos para trás e encarar a vida adulta. A primeira temporada já está disponível na Netflix e a segunda tem estreia prevista pra 26 de maio de 2021. 

8 – Harley Quinn 

 

Nessa série animada, Harley acaba de se separar de vez do Coringa, com isso em mente resolve criar seu próprio bando de criminosos e mostrar seu valor entre os piores de Gotham.

A série na verdade trata muito de amor próprio, relacionamentos tóxicos, feminismo… tudo isso sendo extremamente violento e ao mesmo tempo engraçado. A série mostra o universo dos personagens da DC de uma maneira nunca vista antes. Disponível na HBO Max, já está na segunda temporada com uma terceira já encomendada.  

7 – The Midnight Gospel  

 

Essa é sem dúvida algo que nunca tinha sido visto antes. The Midnight Gospel é um podcast animado, mas não necessariamente as coisas que estão sendo ditas são as que estão sendo apresentadas. São conversas e discussões profundas, sobre o sentido da vida, relações familiares e as animações vão se tornando uma alegoria de tudo o que está acontecendo no mundo e nas nossas vidas. A primeira temporada já está disponível na Netflix. 

6 – Big Mouth 

Big Mouth é sobre puberdade e todas as mudanças e dramas que trazem as mentes adolescentes. Extremamente engraçada, com um humor ácido e direto, a série trata dos mais variados temas e temores dessa fase. Existe um Monstro da Puberdade que é a representação dos desejos e das mudanças acontecendo (cada um tem o seu…), conforme a série vai evoluindo outros monstros vão aparecendo pra demonstrar outros problemas da adolescência, como o Mago da Vergonha, o Gato da Depressão, o Mosquito da Ansiedade, etc. Big Mouth consegue trabalhar temas complexos com leveza e extremo bom humor. A série está agora na quarta temporada na Netflix e com certeza mais virão.  

5 – Love, Death, Robots 

Diferente das outras citadas até aqui, Love Death Robots é uma série de curtas independentes. Isso quer dizer que um episódio não tem nada a ver um com o outro, o que é ótimo porque a série é basicamente uma apresentação de portfólio de diferentes estúdios.

Isso possibilita uma experiência única onde cada episódio é uma história diferente, com um estilo de animação diferente, variando do mais incrível e realista até um 2D, passando por stop motion e tudo mais. Se fosse resumir em uma frase dentro de enormes e gigantescas aspas eu diria que é “um Black Mirror animado”. A primeira e segunda temporada já estão disponíveis na Netflix.  

4 – F Is For Family 

Aaaah como a vida nos anos 70 era mais simples, uma época onde os valores de certo e errado eram bem mais claros e com isso quero dizer que não tem problema bater nos filhos, “lugar de mulher é em casa”, fumar e falar palavrão em todo lugar. Onde jamais a ideia de uma cadeira especial para os filhos ficarem protegidos dentro do carro seria algo aceitável.

É essa a ideia de Is For Family, criada por Bill Burr, um humorista americano conhecido por seu humor ácido e sarcástico. A série fala dos dramas de uma família dos anos 70 e uma grande parte do humor são as diferenças com o mundo atual. A série combina muito bem humor e drama e está na quarta temporada, também com mais episódios vindo por aí.  

3 – Final Space 

Uma série boba de aventura espacial sem nada de fantástico ao primeiro olhar. E quando você se dá conta, não consegue mais parar de assistir. Os personagens te cativam e a história te envolve tanto pela simplicidade e carisma quanto pela complexidade das decisões dos personagens. Final Space já está com a segunda temporada na Netflix e provavelmente vem mais por aí.  

2 – Castlevania  

A série animada da clássica franquia dos video games se encerra na quarta temporada na Netflix de maneira majestosa. Mesmo que você nunca tenha jogado o jogo na sua vida, é impossível não mergulhar na poça de sangue que é essa história de violência, trauma e perda. Confira a nossa crítica completa de Castlevania no final no post.  

1- Invencível 


Invencível (Invincible) é a uma animação baseada nos quadrinhos de Robert Kirkmanque também criou The Walking Dead, que conta a história de um adolescente filho do homem mais poderoso do planeta, o Omni-Man

Invencível consegue acertar o tom, criando um roteiro impecável e um espetáculo visual brutal, que entretém com uma excelente história de aceitação e nos faz pensar sobre a fragilidade da existência, o papel do herói e o peso de ser especial.   Invencível já está disponível na Amazon Prime e foi renovado para mais 2 temporadas. Agora é só esperar.   

 

Como disse anteriormente, não necessariamente essas são as melhores séries disponíveis, mas é uma curadoria de obras que merecem ser assistidas e muitas vezes não tem a atenção que merecem. Muiiiiiiiiitas outras séries excelentes foram deixadas de fora… afinal não tem como escolher 10 de qualquer coisa sem deixar algo que alguém (e até mesmo eu) gostaria que estivesse incluída.

Pra ficar por dentro de todas as novidades da cultura pop, critícas e outras listas siga o Multiverso+ em todas as redes sociais: FacebookInstagram e Twitter. 

Leia mais:

Invencível – Primeira Temporada – Crítica Sem Spoilers | Multiverso+ (multiversomais.com)

Castlevânia: Temporada Final – Crítica | Multiverso+ (multiversomais.com)

M+ Podcast 67: Falcão e o Soldado Invernal-O Final feat. Diego Guarnieri (multiversomais.com)

Comentários
+ posts

Host do podcast Multiverso + e amante de cinema e qualquer tipo de história bem contada!

Felipe Marcel

Host do podcast Multiverso + e amante de cinema e qualquer tipo de história bem contada!