A popularização dos esports: profissionalização, o papel dos influenciadores e a importância das agências

A popularização dos esports é um dos fatores que levaram o mercado no nicho ao mainstream, tornando-se uma febre no mundo todo. – Rafael Santos

A profissionalização

Ser um profissional de videogame já não é mais uma coisa do futuro. Os pro players, agora também chamados de atletas de esports, já são considerados estrelas dos jogos eletrônicos e contam com milhares de fãs que os acompanham e torcem mesmo quando trocam de equipe. Conquistaram a glória que muitos jovens agora buscam, e com a fama já faturam muito dinheiro com a venda de direito de imagem para diversas empresas, de diversos segmentos, que buscam estar cada vez mais próximos desse mercado que vem movimentando bilhões de dólares anualmente.

Fora os jogadores, que se tornaram atletas profissionais, a profissionalização também veio para os eventos, que agora são promovidos como grandes espetáculos, com direito a cerimonia de abertura como se fosse uma copa do mundo. E pensar que as disputas mais “old” premiavam com bônus de horas extra em Lan house há uma década.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=fn5kSCj-VNM]

O papel dos influenciadores

Como Streamers, Youtubers e Casters, os influenciadores de games tem um papel maior do que só jogar e produzir conteúdo para o entretenimento. O efeito do sucesso de um jogo pode vir de um ou mais influenciadores, impactando muitas pessoas através de uma narração de jogo mais profissional ou até um casual game com uma estrela, que foi o caso mais recente envolvendo o Streamer “Ninja” que jogou Fortnite com o rapper Drake. Quebrando o recorde de visualizações da Twitch, Ninja contou com a participação de diversas celebridades em sua transmissão para atingir a marca de 635 mil visualizações.

ninja
Além de Drake, Ninja também jogou com o rapper Travis Scott, o wide receiver do Pittsburg Steelers, JuJu Smith-Schuster e o fundador do MegaUpload, Kim Dotcom (Foto: Ninja on Youtube)

Qual a importância das agências de marketing e assessoria na popularização do esports?

O mercado de esports tem um crescimento exponencial, e isso é fruto do trabalho de profissionais de marketing, publicidade, assessores, entre outros que fazem parte dos bastidores de grandes organizações.
Mas quem respondeu esta pergunta foi Guilherme Barbosa, CEO e sócio fundador da LGZn Marketing Consulting, agência voltada para negócios e criação de estratégias em esports.

 “Agências de marketing, consultorias e assessorias desenvolvem serviço específico de não apenas entregar projetos, criar campanhas ou estabelecer elos com veículos de mídia, mas também de intermediar os interesses das empresas tradicionais, não endêmicas, as empresas do segmento, endêmicas. Como em qualquer área, sua presença e existência comprova que o ecossistema de esports está preparado para o próximo nível de investimentos, entregas e resultados!”

A popularização dos esports vem profissionalizando o mercado, aquecendo a economia e gerando muitas oportunidades para marcas que buscam estar presente na vida dos jovens dessa geração, sem contar também com a concepção de empregos para os apaixonados por games e tecnologias.

Comentários