skip to Main Content

Crítica: Estrada Sem Lei

Chegou nesta última sexta o mais recente lançamento da Netflix, Estrada Sem Lei (The Highwaymen). Kevin Costner e Woody Harrelson dão vida a duas figuras importantes na história do Texas, Frank Hamer e Maney Gault, um duo aposentado de uma antiga força policial conhecida como Texas Ranger Division.[youtube https://www.youtube.com/watch?v=A4MsX7w2_j8]

O filme é baseado em fatos reais e acompanha a dupla de ex-Rangers em sua caçada que levou ao fim do casal criminoso mais famoso dos EUA, Bonnie e Clyde, em 1934. Muito rico em detalhes, o filme traz personagens reais minuciosamente trabalhados seguindo um compromisso de se ater a verdade muito recompensador para quem assiste, mesmo sem ter conhecimento sobre a história de Bonnie e Clyde. O que para mim foi incrível porque tive um vislumbre da incrível fama que o casal tinha, quase que estrelas de cinema.

Sobre outros aspectos da produção, o longa é praticamente impecável. A fotografia é incrível com vários planos panorâmicos que capturam o sentimento de um Texas ainda em crescimento, sentimento que reforçado com o figurino e as locações. Sobre as atuações, Costner e Harrelson são um dupla de peso em qualquer filme e o comprometimento com os papeis eram nítidos, principalmente de Harrelson que incorporou o distinto sotaque texano e detalhes sutis que engrandeceram ainda mais seu personagem.

Com todos esses aspectos o filme tinha tudo para ser marcante, porém não é. Falta profundidade nos personagens, o roteiro apesar de ser bem escrito não proporciona um arco de desenvolvimento e algumas cenas pareciam querer quebrar essa solidez mas falhavam, o espectador não tinha a oportunidade de se conectar ou relacionar com o filme o que resulta num filme bom, mas não passa disso. Outro ponto que também converge pro mesmo problema é a edição, que por ser lenta e muito constante arrasta o longa e não cria tensão, ao ponto que faltando menos de 40 min pro final parecia estar ainda caminhando para para a metade.

Com todos os altos e baixos listados acima deixo uma nota de 6,5, um filme bem feito com um roteiro fechado, porém nada além disso.

Comentários
Back To Top