Earthbound: disquete recuperado revela informações de desenvolvimento

Earthbound é um dos RPGs clássicos mais aclamados da história dos videogames. Originalmente lançado em 1995 para Super Nintendo (SNES), o jogo não teve grande sucesso originalmente, mas acabou se tornando um importante pedaço de história do gênero JRPG.

Porém, o game sempre teve muitos segredos que nunca conseguimos entender, já que o jogo foi feito e pensado até nos mais pequenos detalhes. Então, não é estranho que mesmo 26 anos depois do lançamento de Earthbound, esse jogo ainda guarde segredos que estão sendo descobertos.

Na última semana, a Video Game History Foundation (VGHF), uma organização sem fins lucrativos especializada na preservação da história dos jogos eletrônicos, divulgou um vídeo no aniversário de lançamento do game (5 junho), divulgando novos arquivos nunca antes vistos desde o lançamento de Earthbound. O disquete que continha essas informações tinha animações, diálogos, nomes de personagens, interações e mecânicas que foram alteradas no processo de desenvolvimento do jogo.

Marcus Lindblom, o dono do disquete, viu com surpresa a presença do disquete, e prontamente decidiu entregá-lo aos especialistas da VGHF para possivelmente descobrir informações nunca antes divulgadas. Confira o vídeo do canal oficial da organização:

“Censura” em Earthbound?

Algumas das descobertas mais interessantes tem relação com o time de traduções e animações relacionadas à escolhas de traduções que se encaixassem a restrita política da Nintendo of America, publicadora da empresa japonesa nos Estados Unidos, que exigia a retirada de qualquer conteúdo que remetesse à qualquer atividade “moralmente errada” (como menções ao álcool e ao fumo, além de outros vícios).

Por exemplo, em certos momentos do jogo, haveriam menções à personagens que bebiam ou então fariam comentários pouco escrupulosos e de cunho volupiosos. Um exemplo claro seria a forma dos personagens entrarem em contato pela primeira vez com o lutador de sumô, Poo, que seria inicialmente por uma massagem à óleo que fariam os personagens terem “sonhos REALMENTE bons”. Para evitar controvérsias, já que o game era intencionado para um público mais jovem, menções como essa foram tiradas, de acordo com a Video Game History Foundation.

Interações e Mecânicas

Algumas mecânicas foram diferenciadas, como a habilidade especial do personagem Poo, que inicialmente conseguiria fazer com que os inimigos lhe atacassem menos.

Outros momentos da história do game só ocorreriam de forma diferente, como em Twoson. Lá, seria possível lutar contra o “homem mais fraco de Twoson”, que lhe daria tíquetes falsos para a apresentação no teatro da cidade.

Há vários outros segredos que ainda estão sendo descobertos, e teremos que esperar pra ver o que mais será revelado daqui pra frente. Mesmo este sendo um jogo muito importante e estudo, isso não significa que não tem mais nada para ser estudado.

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Leia também:

Ubisoft revelará gameplay de Rainbow Six Quarantine na E3 2021

Square Enix apresentará novo jogo inédito na E3 2021 e mais

VALORANT: Cards de orgulho LGBTQIA+ estão disponíveis

Quer ver o seu conteúdo aqui no M+? Se inscreva em nosso banco de talentos e faça parte da equipe mais incrível que a internet já viu! Não perca tempo, clique aqui e faça parte você também! 

Comentários
+ posts

Sempre me chamam por Muri! Sou fanático por jogos de RPG e de ritmo. Também tenho fascínio animações e quadrinhos japoneses (animes e mangás), bem como pelo cenário musical nipônico. Atualmente estudo Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.

Murillo La Fonte

Sempre me chamam por Muri! Sou fanático por jogos de RPG e de ritmo. Também tenho fascínio animações e quadrinhos japoneses (animes e mangás), bem como pelo cenário musical nipônico. Atualmente estudo Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.