Skip to content
intz tianci

CBLoL 2020: INTZ revela nova forma de trabalhar com asiáticos

Após vitória da INTZ em partida contra a KaBuM neste sábado (01) em partida pelo Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), o jogador micaO dividiu com a imprensa uma nova abordagem que o time está fazendo para integrar seu primeiro jogador asiático, o chinês Tianci.

Jogadores estrangeiros e o CBLoL

Até o momento, todos os times brasileiros buscaram deixar seus integrantes estrangeiros o mais confortáveis possível com tradutores ou pisando em território neutro com a língua inglesa. Estas técnicas de comunicação já se provaram muito boas com alguns times, como podemos ver o vitorioso Flamengo na etapa anterior com 4 estrangeiros. Porém, também atrapalhou muito a comunicação e assim o desempenho de outras organizações, como foi o caso da CNB de 2017 com um técnico inglês e um jogador dinamarquês e da RedCanids em 2018 com dois jogadores coreanos e um técnico americano.

Há também a possibilidade de escalar jogadores de idiomas “primos” ao português brasileiro, como o espanhol ou o português de Portugal. Dessa forma, as organizações buscaram minimizar a barreira idiomática, pois há palavras similares nas duas línguas. Deste modo, fica mais fácil aproximar o estrangeiro do linguajar dos jogadores brasileiros. É assim inclusive que a Prodigy Esports está fazendo atualmente com o chileno Aloned em sua escalação.

O inglês é o idioma universal e os jogadores brasileiros estão cada vez mais capacitados para trabalhar com ele. Porém, culturalmente os povos asiáticos não dão ênfase ao ensino do inglês nas escolas e muitos jogadores não buscam aperfeiçoa-lo após sua profissionalização nos e-sports.

Nova abordagem da INTZ

A nova contratação da INTZ, o chinês Tianci, é um exemplo de jogador que não possui um nível de inglês muito avançado. Contudo, ele demonstrou interesse em aprender português.

Como o jogador já precisaria lidar com um idioma com o qual não é familiarizado e mostrou disposição para encarar o português, a organização pensou que seria vantajoso seguir a vontade de Tianci e focar no idioma nativo dos demais jogadores.

“Estamos com um approach (uma abordagem) diferente. Não queremos falar inglês, mas sim ensinar português pra ele. É algo mais a longo prazo, mas ele vai aprender”, afirmou micaO.

intz shini micaoTianci está tendo aulas particulares de português com o tradutor da equipe. E conforme micaO demonstrou na entrevista, os intrépidos estão confiantes com a nova abordagem e estão cientes de que ela não é uma solução rápida, mas sim um projeto de longo prazo.

A INTZ joga novamente amanhã (02) as 13h contra os guerreiros da Keyd, que acabaram de conquistar sua primeira vitória no campeonato contra a paiN. As partidas poderão ser assistidas ao vivo nos canais oficiais da Riot Games da Twitch e do YouTube.

Leia mais sobre a Primeira Etapa do CBLoL 2020 clicando aqui.

Comentários
+ posts

Formada em Comunicação Social pela UFRJ.
Pode me chamar de Cla ou Clari.
Estou sempre de olho no mundo dos esports para trazer o melhor conteúdo para vocês.
E adoro maratonar séries e filmes nas horas vagas! Então podem esperar algumas críticas de produtos audiovisuais bem mainstream por aqui também.

Formada em Comunicação Social pela UFRJ.
Pode me chamar de Cla ou Clari.
Estou sempre de olho no mundo dos esports para trazer o melhor conteúdo para vocês.
E adoro maratonar séries e filmes nas horas vagas! Então podem esperar algumas críticas de produtos audiovisuais bem mainstream por aqui também.

Back To Top